Dos principais candidatos a Melhor Animação até o novo de Christopher Nolan, Caio Pimenta traz a terceira parte da lista de filmes que podem surgir no Oscar 2024.

DE “THE BOOK OF CLARENCE” A “AS MARVELS”

Antes de falarmos das animações, que tal um filme religioso? Sim, os épicos bíblicos tentam retornar ao Oscar com “The Book of Clarence”. O projeto da Sony Pictures traz uma perspectiva praticamente inédita nos filmes do gênero. 

Com direção do Jeymes Samuel, a produção traz como protagonistas atores negros, entre eles, o Lakeith Stanfield, Omar Sy, David Oyelowo e a Alfre Woodward. A história mostra um jovem de Jerusalém que tenta explorar equivocadamente a ascensão e influência de Jesus. O rapper Jay-Z é um dos produtores de “The Book of Clarence”. 

Depois de surpreender com “Eu, Tonya e se aventurar na Disney com “Cruella”, o Craig Gillespie aposta em “Dumb Money” para voltar ao Oscar. A história mostra o caso da GameStop, empresa que registrou uma súbita valorização no mercado de ações em apenas um mês. Dupla de “Os Fabelmans“, Paul Dano e Seth Rogen estão no elenco da produção ao lado de Sebastian Stan que tem uma carinha de tentar surfar na mesma onda de “A Grande Aposta”. 

Diretor dos ótimos “O Abrigo” e “Loving”, o Jeff Nichols nunca teve muita sorte no Oscar. “The Bikeriders” terá a missão de mudar este panorama. O drama mostra um grupo de desajustados que se transforma em uma gangue perigosa. Recém-indicado por “Elvis”, o Austin Butler lidera o elenco que ainda conta com o Tom Hardy, Jodie Comer e o parceiro constante de Nichols, Michael Shannon. 

Cercado de polêmicas e baixas expectativas, “A Pequena Sereia”, hoje, parece relegado para as categorias técnicas. Tudo, porém, depende da recepção do filme junto ao público e a crítica.

“The Marvels” traz o time feminino do estúdio liderado pela Capitã Marvel da oscarizada Brie Larson. A superprodução pode tentar se inspirar em “Wakanda Forever” apostando no Girl Power para ir longe no Oscar, mas, a missão maior, neste momento, é conseguir atrair o público de volta em um momento de baixa da Marvel após o desempenho fraco de “Quantumania”. 

MELHOR ANIMAÇÃO

Se “Pinóquio” dominou Melhor Animação, o Oscar 2024 promete uma corrida intensa na categoria. Candidatos fortíssimos não faltam por todos os lados. A Disney, por exemplo, tenta se recuperar após uma temporada para esquecer. “Wish” é uma das apostas do estúdio do Mickey e traz a história de uma garota lutando para salvar a comunidade onde vive com a ajuda cósmica. 

Já a Pixar chega com “Elementos”: a animação tem uma carinha de “Soul” e “Divertida Mente” ao mostrar os quatros elementos da natureza e a forma como os jovens fogo e água têm muitas coisas em comum apesar das diferenças.

Super Mario Bros virou um dos fenômenos de bilheteria de 2023 e agradou a criançada e aos fãs do game. O roteiro, porém, não ajuda muita. Pode ser nomeado se a categoria decepcionar. 

Todos terão que superar o fenômeno Aranhaverso: a aguardada continuação pode explorar ainda mais os multiversos propostos no ganhador do Oscar de 2019. Se conseguir se superar, é possível sonhar sim chegar a Melhor Filme. 

A grande surpresa, entretanto, pode vir do Oriente: o mestre Hayao Miyazaki deixa a aposentadoria com “How Do You Live?”. Como não se sabe se este será o último filme do diretor, não duvido a Academia olhar com carinho para a animação do Studio Ghibli. 

COPPOLA E NOLAN

Saindo de Melhor Animação, temos “Priscilla”, o novo filme da Sofia Coppola.

O tema da produção, entretanto, não ajuda muito: o relacionamento entre Elvis e a esposa a partir da ótica dela.

Isso porque o Rei do Rock foi tema uma cinebiografia neste ano, indicada e derrotada em oito categorias do Oscar.

Para conseguir se sobressair, terá que ser um filmaço. 

“Oppenheimer” completa o time de candidatos deste vídeo.

A superprodução do Christopher Nolan sobre a vida de um dos criadores da bomba atômica reúne um elenco espetacular, entre eles, Cillian Murphy, Matt Damon, Robert Downey Jr, Emily Blunt, Rami Malek, Florence Pugh e Kenneth Branagh. 

Nolan adquiriu um status entre o público e crítica de ame-o ou deixe-o. “Oppenheimer” terá que encarar esta situação com um adendo de ser um elenco já criticado nas redes por ser predominante composto de atores brancos.  

Precisa ser um filmaço para conseguir dobrar as resistências, mas, sinceramente, tenho minhas dúvidas se será suficiente para, quem sabe, ganhar Melhor Filme.