De Leonardo DiCaprio a Lady Gaga, Caio Pimenta apresenta uma lista com os 10 momentos mais marcantes do Oscar na década de 2010. 

10. RUTH E. CARTER E HANNAH BEACHLER 

Durante a década 2010, o #OscarSoWhite foi o maior fantasma da Academia. Críticas a ausências de atores negros nas categorias de atuação e um cineasta negro ou negra nunca ter vencido em Melhor Direção, por exemplo, foram alvos de questionamentos nas redes sociais. 

Outro desafio foi a perda de espaço das superproduções no Oscar. Para uma parte do público, a festa foi se tornando cada vez mais elitista ao excluir sucessos de bilheterias das categorias principais. 

Em 2019, o Oscar conseguiu equilibrar estes dilemas. 

Pantera Negra” se tornou o primeiro longa baseado em histórias em quadrinhos indicado ao Oscar de Melhor Filme. E na cerimônia, a produção fez história com as primeiras vitórias de mulheres negras nas categorias de figurino com Ruth E. Carter e design de produção com a Hannah Beachler. 

A cerimônia deste ano pode afastar de vez o fantasma do #OscarSoWhite, afinal, três categorias de atuação – Melhor Ator, Atriz e Ator Coadjuvante – tem boas chances de irem para intérpretes negros. 

9. DISCURSO DE BEN AFFLECK 

Uma das carreiras mais fascinantes da Hollywood hoje em dia é a do Ben Affleck. 

Com apenas 25 anos, ele venceu o Oscar ao lado do melhor amigo, Matt Damon, por “Gênio Indomável”. Passou a estrelar uma série de filmes importantes com grandes diretores até tudo começar a dar errado em projetos ruins e um romance excessivamente midiático com Jennifer Lopez. Virou sinônimo de vergonha em Hollywood, foi para o fundo do poço até ressurgir como diretor de cinema. 

Essa segunda chance atingiu o ápice com “Argo”, um divertido suspense ainda que superestimado. Apesar de ter sido esnobado em Melhor Direção de forma injusta, dominou a temporada de premiações de 2012 e foi premiado com o Oscar de Melhor Filme. 

O discurso é um dos mais bonitos da história do prêmio. 

Visivelmente emocionado, Ben Affleck admitiu que acreditava que jamais voltaria ao Oscar novamente, dedica o prêmio a então esposa Jennifer Garner e fala sobre as pessoas que o ajudaram a dar a volta por cima. 

Daí, você pensa: ‘poxa, ele vai seguir uma carreira brilhante’. Meses depois, entretanto, ele decide viver o Batman nos cinemas e o resultado a gente sabe qual foi. 

8. APRESENTAÇÃO DE “SHALLOW”

Com todo o grau de sentimentalismo e cafonice possível, a apresentação de “Shallow” foi o nono maior momento do Oscar na década passada. 

Nasce uma Estrela” foi um sucesso de público no fim de 2018 com aquela típica história de amor impossível e trágica amada por Hollywood. Como todo bom filme do gênero, tinha sua música tema, tocada até ficar insuportável e ganhar versões em diversos idiomas. Boatos não faltavam sobre um suposto romance extraconjugal entre Bradley Cooper e Lady Gaga. 

Quando os dois subiram no palco do Kodak Theater, todo este histórico atraiu as atenções do público como o Oscar poucas vezes conseguiu na década 2010. 

Se a tentativa de ser uma apresentação intimista não chegou a vingar por contrastar com o glamour da festa e de suas estrelas, Cooper e Gaga souberam aproveitar toda a expectativa para demonstrar a química palpável entre os dois e jogar com os rumores para gerar um momento lembrado até hoje. Para o bem ou para o mal. 

7. O TOMBO DE JENNIFER LAWRENCE

Claro que nem só de momentos lindos e maravilhosos vive o Oscar. E são justamente estes erros de um ambiente que deveria ser perfeito que tornam a festa e suas estrelas mais humanas e próximas de nós. 

A Jennifer Lawrence que o diga. 

Ao chegar no Oscar 2013 como favorita por “O Lado Bom da Vida”, Jennifer Lawrence era apontada como um tesouro de Hollywood. Linda, carismática e talentosa, a estrela estava na segunda indicação da carreira após ter sido nomeada em 2011 por “Inverno da Alma”, um de seus primeiros trabalhos no cinema. Com uma boa participação em “X-Men: Primeira Classe” e prestes a estrelar “Jogos Vorazes”, uma franquia milionária para chamar de sua, a vitória em Melhor Atriz seria a consagração completa.  

De forma até protocolar, o Oscar veio apesar das críticas pesadas de uma parte do público por conta da derrota da Emanuelle Riva, de “Amor”. O momento de glória teve um ‘porém’ no meio do caminho. 

Ao subir ao palco para receber a estatueta das mãos de Jean Dujardin, Jennifer Lawrence se enrolou com o vestido, bateu no degrau e caiu ao vivo para o mundo inteiro ver. 

A sorte é que a Jennifer Lawrence tem espírito de humor, tirou onda com o próprio mico e carregou a fama de atrapalhada para o resto da vida – até mesmo em outros eventos – sem muito stress.  

6. VITÓRIA DE SPIKE LEE

Demorou décadas, mas, a Academia, finalmente, premiou o Spike Lee em 2019 pelo roteiro de “Infiltrado na Klan”. 

Como o Oscar gosta de fazer, a presença de Samuel L Jackson, destaque da obra-prima “Faça a Coisa Certa”, para anunciar o vencedor já indicava a vitória de Spike Lee. Jackson levanta o diretor para celebrar a tão aguardada vitória em um Dolby Theather visivelmente emocionado por ver a história acontecer.

No discurso, Spike agradece à avó, recorda seus ancestrais e cobra que os americanos façam a coisa certa nas eleições de 2020. 

E eles fizeram. 

5. A SELFIE DAS ESTRELAS

A década 2010 acabou com a aquela história da gente pedir para uma pessoa tirar foto da gente. Hoje em dia, basta fazer uma selfie. E no Oscar 2014, a Ellen De Generes fez a mais famosa delas. 

Após entregar pizzas para os convidados, a apresentadora da festa reuniu o maior número de estrelas de Hollywood em uma única selfie. Estavam lá Julia Roberts, Brad Pitt, Meryl Streep, Jennifer Lawrence e até o Kevin Spacey antes de cair em desgraça. 

Durante três anos, a selfie do Oscar foi o tweet mais compartilhado da história. 

4. DISCURSO DE PATRICIA ARQUETTE 

Antes do movimento #MeToo explodir e Harvey Weinstein, midas do Oscar, ser exposto aos olhos do mundo inteiro, a defesa do feminismo ainda era algo restrito a pequenos nichos, constantemente silenciados, em Hollywood. 

Uma parte importante desta virada aconteceu na noite do dia 22 de fevereiro de 2015. 

Quando subiu ao palco para receber o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “Boyhood”, Patricia Arquette parecia que faria um discurso protocolar de agradecimento. Na reta final, ela defende, de forma enfática, uma igualdade de direitos e salários urgente para as mulheres nos EUA. A fala contou com apoio total de Meryl Streep em um momento que acabou virando meme. 

3. VITÓRIA DE LEONARDO DICAPRIO

Em um mundo tão dividido com o nosso em que todo mundo tem que ter opinião sobre tudo, é praticamente impossível surgir uma unanimidade. Na década passada, tivemos uma exceção: o desejo de todo mundo ver Leonardo DiCaprio sair premiado com o primeiro Oscar da carreira. 

Astro que o mundo viu crescer em filmes como “Gilbert Grape” e “Romeu e Julieta”, Leonardo DiCaprio virou fenômeno pop com “Titanic” até mudar a chave de ícone pop para um ator respeitado, especialmente, graças a sua parceria com Martin Scorsese. 

O Oscar, porém, demorou a reconhecer isso e DiCaprio acumulou uma série de derrotas. A mais injusta em 2014 quando perdeu por “O Lobo de Wall Street” para Matthew McConaughey, de “Clube de Compras Dallas”.  

Ao ser indicado em 2016 por “O Regresso” com todos os desafios físicos impostos pelo ambicioso projeto de Alejandro González Iñarritu, a sensação era de que havia chegado o tão aguardado momento. Apesar do amplo domínio na temporada de premiações, a ansiedade e o medo de uma surpresa desagradável duraram até Julianne Moore, finalmente, dizer as mágicas palavras: ‘the Oscars goes to LEONARDO DICAPRIO.

Essa carinha de pinto no lixo foi feito por todo mundo na hora que ele recebeu o prêmio. 

2. BONG JOON-HO vence EM MELHOR DIREÇÃO

A vitória de “Parasita” no Oscar 2020 simbolizou o olhar mais internacional da Academia com a inclusão recorde de membros de fora dos EUA vista nos últimos anos. Pela primeira vez, uma produção não falada inglês levava o prêmio de Melhor Filme. 

A década também representou um momento de completo predomínio de diretores não nascidos nos EUA. A exceção ficou por conta do Damien Chazelle, de “La La Land”, enquanto os mexicanos venceram cinco vezes. 

A conquista do Bong-Joon Ho foi a mais simbólica destas duas marcas em um momento perfeito. 

Primeiro porque quem anunciou foi ‘somente’ Spike Lee. Depois, a cara do Bong Joon Ho de não estar acreditando no que estava acontecendo era a nossa espalhada ao redor do planeta. No discurso de agradecimento, o sul-coreano presta uma homenagem belíssima ao mestre Martin Scorsese, aplaudido de pé por todos no Kodak Theather. Por fim, ele ainda agradece Quentin Tarantino por inserir seus filmes nas listas de melhores do ano e fazer Hollywood dar atenção ao cinema sul-coreano. 

Não sei vocês, mas, sempre que eu assisto este momento, eu fico muito emocionado. É lindo demais. 

1. CAOS MOONLIGHT X LA LA LAND 

O maior momento da história do Oscar na década 2010, sem dúvida, é a trapalhada no anúncio de Melhor Filme na cerimônia de 2017. Aquilo que deveria ser uma homenagem a um clássico do cinema americano e o auge da festa se tornou um mico inesquecível. 

A ideia de colocar Warren Beatty e Faye Dunaway para anunciaram Melhor Filme seria uma homenagem aos 50 anos de “Bonnie & Clyde”, pilar fundamental da Nova Hollywood. Um erro nos bastidores levou a dupla a subirem no palco com o envelope trocado: em vez de Melhor Filme estava o resultado de Melhor Atriz. Beatty abriu o envelope e não entendeu nada. Achando se tratar de mistério do colega, Dunaway faz o primeiro anúncio.

Alegria geral, fim de um Oscar para lá de esperado com a vitória do super favorito “La La Land”. Com toda a equipe já agradecendo o prêmio, começa uma movimentação estranha no palco da festa. 

A descoberta da equipe do musical de que, na verdade, perderam já nasce épica com Ryan Gosling segurando uma risada. Cabe ao produtor Fred Berger tomar uma atitude: o melhor é a cara de espanto de toda a equipe de “Moonlight” e a reação de ‘que porra é essa’ das maiores estrelas do cinema americano. 

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Animação e Filme Internacional

De "Toy Story 4" e "Parasita" a "Zona de Interesse" e "O Menino e a Garça", Caio Pimenta traz um ranking dos ganhadores do Oscar de Melhor Animação e Filme Internacional dos anos 2020. https://youtu.be/FzT686ie_4k 5. 'TOY STORY 4' e 'NADA DE NOVO NO FRONT' Inicio a...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 3

De "Coringa: Delírio a Dois" a "Deadpool & Wolverine", Caio Pimenta traz a terceira parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/n-5WHISgSCg MELHOR ANIMAÇÃO Mais de duas décadas depois da consagração da trilogia do Peter Jackson, “O Senhor dos...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...

Oscar 2024: Por que ‘Oppenheimer’ venceu Melhor Filme?

Caio Pimenta analisa os motivos que levaram "Oppenheimer" a vencer o Oscar 2024 de Melhor Filme. https://www.youtube.com/watch?v=DsCtLukSRtc 1. A QUALIDADE DO FILME - 50% O primeiro e principal fator, claro, reside nas próprias qualidades de “Oppenheimer” .  O drama...