O Cine Set tem a honra de ser parceiro do Festival Olhar do Norte 2020 contribuindo para os debates no nosso canal do YouTube e também com as páginas especiais repletas de informações sobre o evento.

Estas, porém, não serão as únicas contribuições do nosso site para com o festival: a equipe de críticos do Cine Set também fará parte do júri da Mostra Olhar da Pandemia, elegendo o vencedor da categoria de Melhor Filme. 

CONHEÇA O JÚRI FORMADO PELA EQUIPE DO CINE SET:

CAMILA HENRIQUES

Formada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Norte. Trabalhou como repórter e editora do portal G1 Amazonas e já participou do blog de cultura pop Pelamordi. Atualmente, é assessora de imprensa no Procon Amazonas. No tempo livre, embarca nos universos cheios de possibilidades de Woody Allen, Stanley Kubrick, Billy Wilder, Martin Scorsese, Pedro Almodovar e tantos outros. É membro das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.

IVANILDO PEREIRA

Jornalista e professor de cursos de cinema pelo Cine Set. Escreve sobre cinema desde 2010, após ter feito o curso Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, do crítico Pablo Villaça. Literatura, música e cinema são seus maiores interesses.

PÂMELA EURÍDICE

Jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (2018), integrante do Coletivo Elviras de Mulheres na Crítica Cinematográfica. Participou de duas edições do Festival Internacional de Mulheres no Cinema (2018 e 2020), escreve para o Cine Set e produz conteúdo para internet.

REBECA ALMEIDA

Formada em jornalismo na Universidade Federal do Amazonas com passagem pelo jornal A Crítica. Foi colaboradora do Cine Vídeo Tarumã e bolsista no Programa de Educação Tutorial de Comunicação (PETCOM – Ufam). Única selecionado para o projeto ‘Geração Futura’, do Canal Futura, em 2018.

‘Prazer, Ana’: o terror de uma noite qualquer

Uma noite qualquer para dezenas de pessoas em uma mesa de bar. Mais uma cerveja, mais uma cadeira, mais alguém chegando, mais vozes ao redor, mais conversa para jogar fora, mais uma marchinha de carnaval na caixa de som. O mais banal dos cenários para a mais comum das...

‘O Desentupidor’: um olhar anárquico sobre a invisibilidade social

Jimmy Christian é um dos mais prolíficos realizadores da cena amazônica. Semelhante aos Gremlins do filme homônimo de Joe Dante da década de 80 que se reproduziam em abundância no primeiro contato com a água, Jimmy produz roteiros e curtas sempre que uma nova ideia...

Olhar do Norte 2023 consagra ‘Ela Mora Logo Ali’ com quatro prêmios

Pela primeira vez, Rondônia leva o prêmio máximo do Festival de Cinema da Amazônia - Olhar do Norte 2023. “Ela Mora Logo Ali” ganhou Melhor Filme do Júri Oficial da Mostra Amazônia, a principal do evento realizado no Teatro Amazonas entre os dias 22 e 25 de agosto. A...

‘Mãri-Hi: A Árvore do Sonho’: poética do fenômeno onírico e do cinema

O curta roraimense Mãri-Hi: A Árvore do Sonho, do diretor Morzaniel Ɨramari, nos introduz em um aspecto interessante da cultura do povo Yanomami, ao apresentar o conhecimento deles sobre sonhos. No filme, vemos a câmera passeando por dentro da floresta amazônica até...

‘Bebé’: carregando o peso do mundo em 3m12

Falar em um curta metragem de pouco mais de três minutos sobre solidão feminina e a sobrecarga que mulheres historicamente são submetidas pode parecer arriscado, no sentido de ser um tema que se direciona para múltiplos caminhos. Essa ousadia foi encarada pela...

‘Ao Lado da Estrada’: acasos felizes em um filme de estrada

Ela espera à beira da estrada após o trabalho. Ele chega em uma Kombi caindo aos pedaços. Oferece uma carona. Os dois já se conhecem, os sorrisos não mentem. Dentro do carro, rola um clima ou a indicação de que deveria haver um clima. Ele coloca umas canções no rádio....

‘Meus pais, Meus atores preferidos’: o pessoal pode ser coletivo

O curta Meus pais, meus atores preferidos, de Gabriel Bravo de Lima, é o segundo trabalho do diretor - o primeiro foi “No Dia Seguinte Ninguém Morreu”, vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Olhar do Norte 2020. O ponto de partida foi realizar uma série de...

‘Ana Rúbia’: permita que eu fale, não as minhas cicatrizes

A narrativa construída em cima do cinema de temática queer, que abarque experiências de corpos travestis quase sempre perpassa pelo caminho da dor. Até porque, o Brasil é o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo. Então, é de se esperar que o cinema como...

‘Ela Mora Logo Ali’: Agrael de Jesus brilha em curta cativante

A advertência de Machado de Assis aos leitores mais impiedosos de seus contos segue justíssima: pelo menos, eles são curtos. Naturalmente, o mesmo se aplica ao formato de curta-metragem. Mas a duração apertada, mais que remédio, pode ser mesmo um mal em casos como o...

‘Controle’: curta peca ao não amarrar tantos caminhos possíveis

O formato de curta-metragem pode ser revelador. Escancaram-se os pontos fortes dos cineastas – mas também se encontram suas fraquezas. Porque a duração é apertada, o curta exige um tratamento econômico. Cabe a diretores, roteiristas e montadores dar conta do que quer...