Sabe aquelas grandes produções que poderiam ter ido mais longe do Oscar? Conseguido uma indicação a Melhor Filme, por exemplo?

Neste vídeo, Caio Pimenta fala sobre as 10 maiores entre 2016 e 2021 levando em consideração obras que foram indicadas ao prêmio.

10 . DIVERTIDA MENTE 

Divertida Mente

Para começar a lista, um clássico recente da Pixar. 

Em 2016, “Divertida Mente” levou Melhor Animação e conseguiu ser indicado a Melhor Roteiro Original. O longa do Pete Docter e da Ronnie Del Carmen, entretanto, seria muito bem-vindo em Melhor Filme e, por que não, Melhor Design de Produção e Efeitos Visuais. 

Vale lembrar que “Toy Story 3” foi a última animação da Pixar nomeada a Melhor Filme. 

9. ENTRE FACAS E SEGREDOS 

A Academia desperdiçou a oportunidade de reconhecer um dos suspenses mais divertidos dos últimos anos. 

“Entre Facas e Segredos” poderia ter sido nomeado tranquilamente a Melhor Filme, Ator Coadjuvante com o Christopher Plummer, Figurino, Montagem e Direção de Arte. Infelizmente, ficou apenas com a indicação em Roteiro Original. 

O Oscar poderá rever isso nas continuações produzidas pela Netflix. O segundo filme está com gravações em andamento na Grécia. 

8. DRUK 

O oitavo lugar da lista fica com um esnobado da edição 2021. 

O dinamarquês “Druk” surpreendeu ao ter o Thomas Vinterberg indicado a Melhor Direção e foi o favorito absoluto entre os longas internacionais. Entretanto, poderia ter chegado também a Melhor Filme, Ator com Mads Mikkelsen e Roteiro Original. 

Seria uma forma de manter as produções de língua não-inglesa na categoria máxima do Oscar após as inclusões de “Roma”, em 2019, e “Parasita”, em 2020. 

7. UMA NOITE EM MIAMI 

Uma Noite em Miami” também foi outra produção que deveria ter ido muito mais longe neste ano. 

Afinal, a produção tinha tudo para emplacar nomeações em Melhor Filme, Direção com a Regina King, Kingsley Ben-Adir, intérprete de Malcolm X, em Melhor Ator. No fim das contas, conseguiu apenas Ator Coadjuvante com o Leslie Odom Jr, Canção Original e Roteiro Adaptado. 

Pouco demais para um filme tão bom. 

6. LOGAN 

Para começar a vez dos filmes baseados em histórias em quadrinhos, vamos para 2018. 

Mais corajoso dos blockbusters do gênero em anos, “Logan” conseguiu apenas indicação em Roteiro Adaptado, um feito e tanto. Porém, dava para ser mais com nomeações em Melhor Filme, Ator com o Hugh Jackman, Ator Coadjuvante com Patrick Stewart, Direção de Fotografia e Montagem. 

Vale lembrar que, na mesma edição, “The Post” e “O Destino de uma Nação” foram indicados ao Oscar. 

5. HOMEM-ARANHA NO ARANHAVERSO 

Já falei aqui o quanto o Oscar 2019 foi ruim. Melhorá-lo nem era tão difícil e estava bem ali em Melhor Animação. 

Poucos filmes conseguiram adaptar tão bem a essência de seu material original como “Homem-Aranha no Aranhaverso”. A Academia até se saiu bem em Animação ao privilegiá-lo em vez do óbvio “Os Incríveis 2”, entretanto, o filme poderia ter sido indicado também facilmente em Melhor Filme, Roteiro Adaptado e Montagem. 

Para quem está torcendo o nariz, acha que “Aranhaverso” não é para Oscar de Melhor Filme, vale lembrar que “Bohemian Rhapsody”, “Green Book” e “Vice” estavam entre os nomeados. Não tem desculpa, Academia. 

4. DOR E GLÓRIA 

O Pedro Almodóvar é um gênio, mas, nunca teve uma produção indicada em Melhor Filme. Isso poderia ter acontecido em 2020. 

Melhor longa da carreira do espanhol desde “Fale com Ela”, “Dor e Glória” foi nomeado em Filme Internacional e Ator com o Antonio Banderas. Poderia ter se juntado a “Parasita” entre os longas não americanos em Melhor Filme, Direção e Roteiro Original. 

Não à toa o Almodóvar está sendo bastante cotado por “Madres Paralellas” para o Oscar 2022 nestas categorias. 

3. ELLE 

'Elle': o feminismo de Paul Verhoeven

Certos filmes são esnobados com prazer pela Academia. E, em 2017, eles capricharam. 

Elogiado no Festival de Cannes, “Elle” chegou forte para a temporada de premiações, entretanto, conseguiu apenas nomeação em Atriz com a Isabelle Huppert. 

O longa francês merecia nomeações em Filme, Direção e Roteiro, porém, ter ficado de fora de Filme Internacional é inaceitável. 

2. BLADE RUNNER 2049 

Não é todo dia uma continuação superar o original. Fazer isso quando o original é um clássico mostrasse um feito ainda maior. A Academia nem foi de todo mal com “Blade Runner 2049”, porém, dava para ir um pouco mais além. 

A ficção científica disputou cinco categorias em 2018 – Design de Produção, Edição e Mixagem de Som e venceu Fotografia e Efeitos Visuais.

Porém, teria sido incrível se tivesse se juntado ao terror “Corra” e a fantasia “A Forma da Água” para uma lista bem eclética de Melhor Filme. 

1. CAROL 

Carol, com Cate Blanchett

Carol” foi um dos casos mais estranhos do Oscar nos últimos anos. Não dá para dizer que ele foi totalmente ignorado – teve seis indicações. Porém, duas esnobadas foram inaceitáveis. 

O longa teve as esperadas nomeações em Atriz com Cate Blanchett, Atriz Coadjuvante com a Rooney Mara, Roteiro Adaptado, Fotografia, Figurino e Trilha Sonora. Porém, nada justifica as ausências em Melhor Filme e Direção para o Todd Haynes. 

Isso fica ainda mais evidente quando a gente vê o simpático “Brooklyn” e os competentes “Perdido em Marte” e “Ponte dos Espiões” indicados a Melhor Filme, e o Lenny Abrahamson, de “O Quarto de Jack”, em Direção. “Carol” merecia muito mais. 

Oscar 2022: Por que não indicar Kristen Stewart será um erro?

A derrota no Globo de Ouro e a esnobada no SAG colocaram a Kristen Stewart em perigo na corrida para o Oscar. De favorita absoluta ao prêmio, agora, a estrela de “Spencer” corre o risco até de ficar fora da lista de indicadas a Melhor Atriz.  Com minha grande...

Oscar: O Melhor e o Pior das Indicações de Viola Davis e Renée Zellweger

De "O Diário de Bridget Jones" a "A Voz Suprema do Blues", Caio Pimenta analisa da pior à melhor indicação da carreira de Viola Davis e Renée Zellweger. https://youtu.be/nRan4CesJTQ 4. JUDY  A indicação mais fraca da carreira de Renée Zellweger foi justamente a que...

Oscar 2022: O Impacto do Globo de Ouro e das indicações ao SAG

Caio Pimenta analisa como fica a corrida do Oscar 2022 com os resultados do Globo de Ouro, as indicações ao SAG e a revelação das pré-listas do Bafta. https://www.youtube.com/watch?v=gBdDE53f-HY GLOBO DE OURO  O prêmio da Associação de Imprensa Estrangeira em...

SAG 2022: Previsões Finais dos Indicados

Caio Pimenta traz as previsões para as indicações ao SAG 2022, o prêmio do Sindicato dos Atores dos EUA; divulgação será no dia 12 de janeiro. https://youtu.be/VqeURXvkXRg MELHOR ATRIZ COADJUVANTE  A corrida por Melhor Atriz Coadjuvante traz quatro nomes definidos e...

Oscar: O Melhor e o Pior das Indicações de John Ford

De "O Delator" a "Depois do Vendaval", Caio Pimenta analisa da pior à melhor indicação da carreira de John Ford. 5. DEPOIS DO VENDAVAL  “Depois do Vendaval” foi a última indicação da carreira do Ford e rendeu a ele o recorde de vitórias da categoria.  A quarta...

Oscar 2022: Previsões das Indicações – Virada do Ano

Caio Pimenta aponta quais serão os indicados ao Oscar 2022 em Melhor Filme, Direção, Ator, Atriz, Coadjuvantes, Roteiros Adaptado e Original, Animação e Filme Internacional. https://www.youtube.com/watch?v=ai0PLy0HXeE ROTEIROS  Começamos com Roteiro Adaptado, onde...

Oscar: O Melhor e o Pior das Indicações de James Stewart

De "A Mulher Faz o Homem" a "Anatomia de um Crime", Caio Pimenta analisa da pior à melhor indicação da carreira de James Stewart. https://www.youtube.com/watch?v=ZmSCAyOB_x4 5. MEU AMIGO HARVEY  A indicação mais fraca da carreira de James Stewart ao Oscar veio em...

Oscar: Os Filmes Natalinos que Disputaram o Prêmio

De ”A Felicidade Não se Compra” a “Klaus”, Caio Pimenta apresenta a lista dos filmes natalinos indicados na história do Oscar. https://www.youtube.com/watch?v=mah6cVwm2kc O término da Segunda Guerra Mundial fez o Oscar se voltar para os esperançosos filmes natalinos...

Oscar: O Melhor e o Pior das Indicações de Glenn Close

De "O Mundo Segundo Garp" a "Era uma vez um Sonho", Caio Pimenta analisa da pior à melhor indicação da carreira de Glenn Close. https://youtu.be/RMbZHUMUnU8 8. UM HOMEM FORA DE SÉRIE  Em 1985, a Glenn Close foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “Um...

Oscar 2022: Previsões Finais para a Shortlist

Caio Pimenta faz as apostas de quais produções devem aparecer na aguardada shortlist do Oscar nas categorias de Melhor Filme Internacional, Documentário, Efeitos Visuais, Maquiagem e Penteado, Canção Original e Trilha Sonora....