Com o Oscar no dia 25 de abril, nada melhor do que o primeiro vídeo do ano trazer o calendário da temporada de premiações de 2021.

JANEIRO 

Janeiro será agitado nos bastidores de Hollywood com o início das votações para as indicações. Ainda assim, teremos o Gotham Awards no dia 11 de janeiro.

Vale lembrar que “Bacurau” está indicado em Melhor Filme Internacional. 

No dia 26 de janeiro, serão reveladas as indicações ao Spirit Awards e a lista dos melhores do ano no National Board of Review. 

FEVEREIRO  

Fevereiro já começa com as indicações ao Globo de Ouro sendo reveladas no dia 3 e, no dia seguinte, é a vez do SAG. A divulgação dos indicados ao Critics Choice Awards será no dia 7. 

Muita atenção para o dia 9 de fevereiro: a Academia revela as pré-lista em diversas categorias, incluindo, Melhor Filme Internacional.  

A última vez que o Brasil chegou a esta etapa aconteceu em 2008 com “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”. Em 2021, a nossa aposta é “Babenco”, da Bárbara Paz. 

Dia 16 tem as indicações ao prêmio do sindicato dos roteiristas, dois dias depois no sindicato dos maquiadores e no dia 26 acontece o American Film Institute Awards. 

E, finalmente, no dia 28 de fevereiro, tem Globo de Ouro 2021.  No ano passado, “1917” e “Era uma vez em Hollywood” foram os grandes vencedores. 

MARÇO 

Dia 2 de março saem os indicados ao prêmio do Sindicato dos Diretores de Arte. No dia seguinte, é a vez das nomeações ao Annie Awards, principal evento do setor de animação. Já no dia 4, tem os indicados ao sindicato dos figurinistas. 

O Oscar entra em uma fase decisiva: entre 5 e 10 de março, iniciam as votações para os indicados ao prêmio.

Prazo curtíssimo.  

O bagunçado Critics Choice Awards ocorre no dia 7 de março. Em 2020, “Era uma vez em Hollywood” foi o grande vencedor. 

Vamos para série de divulgação de indicados: dia 8 tem PGA, o Sindicato dos Produtores, dia 9 vem o Sindicato dos Diretores de Fotografia e o Bafta, e dia 11 tem o Sindicato dos Montadores. 

Ponto de virada da última temporada de premiações ao dar Melhor Elenco para “Parasita”, o SAG 2021 será no dia 14 de março.

E no dia seguinte, tem as indicações ao Oscar 2021. “Mank” lidera como esperado ou “A Voz Suprema do Blues” e “Os Sete de Chicago” surpreendem? “Nomadland” prepara o terreno nas categorias principais? 

A corrida rumo ao Oscar fica ainda mais quente no dia 21 com o prêmio do Sindicato dos Roteiristas. Em 2020, “Parasita” entre os originais e “Jojo Rabbit” entre os adaptados foram os ganhadores.

Por fim, dia 24 de março traz o aguardado PGA, o prêmio do Sindicato dos Produtores. No ano passado, deu  “1917”. 

ABRIL 

Cobertura Cine Set Oscar 2016

O último mês da temporada de premiações começa com o prêmio do Sindicato dos Maquiadores no dia 3 seguido pelos vencedores do Sindicato dos Efeitos Visuais em 6 de abril.  

O DGA, o prêmio do Sindicato dos Diretores, acontece em 10 de abril. Ano passado, deu Sam Mendes, por “1917”.  

Na mesma data acontece a premiação do Sindicato dos Diretores de Arte. E no dia seguinte, tem o BAFTA. 

Considerado o Oscar inglês, o Bafta consagrou também “1917” em 2020. 

Dia 13 de abril acontece o prêmio do Sindicato dos Figurinistas, enquanto no dia 15 começa a votação para definir os ganhadores do Oscar. Já o Annie Awards será dia 16, enquanto dia 17 tem Cinema Audio Society Awards, e dia 18 os prêmios dos Sindicato dos Montadores e Diretores de Fotografia. 

A votação para a definição dos ganhadores do Oscar chega ao fim no dia 20. O Spirit Awards será realizado em 24 de abril. E, para fechar, no dia 25, é a vez da cerimônia do Oscar 2021 com cobertura completa aqui no canal. 

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 3

De "Coringa: Delírio a Dois" a "Deadpool & Wolverine", Caio Pimenta traz a terceira parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/n-5WHISgSCg MELHOR ANIMAÇÃO Mais de duas décadas depois da consagração da trilogia do Peter Jackson, “O Senhor dos...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...

Oscar 2024: Por que ‘Oppenheimer’ venceu Melhor Filme?

Caio Pimenta analisa os motivos que levaram "Oppenheimer" a vencer o Oscar 2024 de Melhor Filme. https://www.youtube.com/watch?v=DsCtLukSRtc 1. A QUALIDADE DO FILME - 50% O primeiro e principal fator, claro, reside nas próprias qualidades de “Oppenheimer” .  O drama...

Oscar 2024: Por que Emma Stone venceu Melhor Atriz?

Emma Stone conquista o segundo Oscar da carreira em Melhor Atriz. Se a vitória por “La La Land” é contestada até hoje, agora, parece que não há tanta revolta assim. Pelo contrário. Neste post, eu apresento cinco motivos que levaram a estrela de “Pobres Criaturas”  à...