Angelina Jolie, Clint Eastwood, Nicole Kidman, Paul Thomas Anderson, Guillermo del Toro e Lady Gaga estão na segunda parte das previsões iniciais do Cine Set para o Oscar 2022 de Melhor Filme. 

CHANCES MÍNIMAS 

Jessica Chastain surge com mais chances de aparecer em Melhor Atriz do que “The Eyes of Tammy Faye” em Melhor Filme.

Três filmes não conseguiram cumprir toda a expectativa gerada por eles. 

Exibido em Toronto, “The Eyes of Tammy Faye” não convenceu a crítica – aprovação de 66% no RottenTomatoes com 110 textos já avaliados. O estilo exagerado adotado pelo diretor Michael Showalter e o roteiro não muito inspirado atrapalham a produção que traz, como esperado, uma atuação grandiosa da Jessica Chastain.  

“Cyrano” enfrenta a mesma situação: trabalho elogiadissímo do Peter Dinklage em um musical morno.  

Com “Cry Macho”, Clint Eastwood tenta voltar ao Oscar; última nomeação foi por “Sniper Americano”.

“Cry Macho” deve seguir os caminhos dos últimos filmes de Clint Eastwood e não ter maiores chances no Oscar. A própria escolha da Warner em lançar o filme tão cedo demonstra o cenário nada animador. 

Tem também aqueles filmes mais fora da caixinha que a Academia não parece disposta a abraçar. 

Não devemos esperar ver “The Card Counter” indo tão longe assim no Oscar. Independente das boas críticas em Veneza, o Paul Schrader ainda enfrenta muitos estigmas dentro da Academia e é um cara que não está disposto a fazer concessões tanto em seus filmes como na temporada de premiações. Vale lembrar que ele só teve uma indicação ao Oscar até agora: ocorreu em 2019 pelo roteiro de “Fé Corrompida”.  

Ganhador da Palma de Ouro, “Titane” dificilmente consegue repetir o que fez “Parasita” com sua trama pesada, violenta e incomum. Amado pela crítica e dividindo o público, “The Green Knight”, no máximo, alcança categorias técnicas. Melhor Filme é improvável demais. 

Chloé Zhao é grande chance de “Os Eternos” ir mais longe do Oscar 2022.

E tem duas produções que, inicialmente, parecem quase sem chances, mas, não descarto totalmente. 

Distribuído pela Netflix, “Vingança & Castigo” apresentou um trailer com muito estilo e violência gráfica para fazer Quentin Tarantino se orgulhar. E ser um faroeste com protagonistas negros, algo raro de ser visto em Hollywood, pode fazer a produção subir se for bem-recebida.

“Os Eternos” pode aproveitar a comoção em torno de Chloé Zhao, segunda mulher a vencer o Oscar de Direção. O elenco grandioso aliado a uma boa vontade da Academia com filmes de HQs nos últimos anos em busca de audiência – “Pantera Negra” e “Coringa” que o digam – podem jogar a favor da Marvel. 

CORREM POR FORA 

“Red Rocket” traz o polêmico Simon Rex de protagonista.

No meio de tantas grandes produções, terão os filmes de menor porte vez no Oscar? 

“Blue Bayou” conquistou recentemente o prêmio do público do Festival de Deauville após uma boa passagem por Cannes. Justin Chon, entretanto, pode lidar com a quase inevitável comparação com “Minari”, outro drama sobre imigrantes sul-coreano partindo de um ponto de vista pessoal do diretor e roteiro, no caso, o Lee Isaac Chung.  

“Red Rocket” é a nova tentativa do Sean Baker de chegar mais longe no Oscar após “Tangerine” e “Projeto Flórida”. Em Deauville, o longa recebeu o prêmio da crítica e saiu elogiado de Cannes e Telluride. Porém, será que a Academia irá abraçar um filme ousado estrelado por Simon Rex, ex-ator pornô e de filmes como “Todo Mundo em Pânico 3”? Acho difícil.  

Vejo “Flee” com mais possibilidades de surpresa ainda que bem distante de acontecer: o documentário em animação pode se beneficiar pela atenção planetária ao drama do Afeganistão. O longa já recebeu o grande prêmio do júri em Sundance e também foi premiado em Anency. 

Daniel Kaluuya, Chadwick Boseman, Lakeith Stanfield, Leslie Odom Jr… chegou a hora de Michael B. Jordan ser outro jovem ator negro indicado ao Oscar?

A A24 e a Sony Pictures Classic trazem boas apostas que podem crescer na disputa. 

The Humans” é um dos filmes da A24 na temporada. A produção foi bastante elogiada pela crítica no Festival de Toronto graças ao ótimo elenco liderado por nomes como Richard Jenkins, Steven Yeun, Amy Schumer e Beanie Feldstein. As comparações com “Meu Pai” pelo fato do diretor e roteirista Stephem Karam também ser o autor da peça em que o longa se baseia foram constante na imprensa ainda que a obra de Zeller tenha sido considerada mais bem acabada em sua adaptação.  

Já a Sony aposta em “A Journal for Jordan”, drama baseado em um caso real de um soldado que deixou cartas para o filho antes de morrer na guerra no Iraque. Dois fatores podem pesar a favor do filme: primeiro que Michael B. Jordan já merece uma indicação há tempos e Denzel Washington deve chegar ao Oscar 2022 como uma das grandes estrelas da temporada com chances de ser premiado seja em direção ou em ator.  

Vale destacar que até hoje nenhum negro ou negra levou o Oscar de Direção. Não duvido a Academia querer que o Denzel rompa essa barreira. 

Por fim, tem “Being the Ricardos”, longa ambientado nos bastidores do programa “I Love Lucy”. Bastidores do showbizz norte-americano são um ponto fraco da Academia e contar com Nicole Kidman de Lucille Ball e Javier Bardem como Desi Arnaz me parece uma combinação que o Oscar não costuma deixar passar em branco. Deve crescer até o fim do ano. 

GRANDES CANDIDATOS 

Spielberg conseguirá repetir o clássico dos anos 1960 e levar 10 Oscars?

Queridinhos da Academia devem encontrar espaço no Oscar 2022. 

O Steven Spielberg teve quatro obras indicadas a Melhor Filme na década passada. Para os anos 2020, ele tem boas chances de começar com o pé direito ao adaptar o clássico “Amor, Sublime Amor”. Se há alguém na indústria capaz de diminuir qualquer tipo de resistência a uma nova versão de uma produção vencedora de 10 Oscars é ele.  

Aproveitando a deixa, Lin-Manuel Miranda estreia na direção com “Tick, Tick, Boom”. A produção distribuída pela Netflix será o longa de abertura do AFI Fest em novembro. A expectativa é alta pelo simples fato do Miranda ter conquistado todos os prêmios possíveis com “Hamilton”. Se ele alcançar a mesma excelência, “Tick, Tick, Boom” torna-se o projeto a ser batido no Oscar. 

Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence juntos em “Don´t Look Up”: mais cheiro de Oscar impossível

E por que duvidar do Adam McKay se ele conseguiu emplacar o bagunçado “Vice” em Melhor Filme? Desta vez, ele terá parceria da Netflix e estará ao lado de Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Meryl Streep e Cate Blanchett. “Don´t Look Up” ainda pode ser uma forma de Hollywood encontrar uma mensagem política contra os negacionistas de plantão. 

O Paul Thomas Anderson é um dos mais respeitados diretores de Hollywood ainda sem um Oscar. Ele pode reaparecer na disputa com “Licorice Pizza” ao lado do Bradley Cooper em uma história de um estudante do ensino médio que se tornou ator na década de 1970.  

E, claro, que não podia faltar a produção mais aguardada da temporada. 

“House of Gucci” consegue dar o segundo Oscar da carreira do Ridley Scott de Melhor Filme?

“House of Gucci” tem tudo para liderar a corrida pelas indicações ao Oscar. Figurinos, direção de arte, design de produção, maquiagem e penteado serão nomeações protocolares. A incógnita fica pelas categorias principais, afinal, quantas vezes nos últimos tempos o Ridley Scott prometeu e não cumpriu? 

Tomara que tudo dê certo e possamos ver Lady Gaga, Adam Driver e o próprio Scott indicados. Certamente a audiência do Oscar agradeceria.  

OS FAVORITOS 

Com “O Beco do Pesadelo”, a expectativa é alta para o retorno de Guillermo del Toro após a vitória de “A Forma da Água”.

E, finalmente, chegamos àqueles que despontam não apenas como nomes certos em Melhor Filme, mas, também com grandes chances de levarem a estatueta principal. 

O trailer de “O Beco do Pesadelo” mostrou que o Guillermo Del Toro está disposto a dobrar a aposta depois de ter vencido o Oscar por “A Forma da Água”. Além da excelência técnica exuberante, a produção reúne um elenco de estrelas em uma homenagem ao cinema de fantasia e noir. 

A grande questão é o caminho escolhido pela Searchlight Picutres para o filme na temporada de premiações: “O Beco do Pesadelo” não será exibido em festivais deste segundo semestre. A última vez que isso aconteceu e a produção levou o Oscar de Melhor Filme foi com “Os Infiltrados”, em 2007. 

Joel Coen, Frances McDormand, Denzel Washington: timaço pode levar à conquista de “A Tragédia de Macbeth”?

Por fim, temos o filme de abertura do Festival de Nova York. 

“A Tragédia de Macbeth” reúne um timaço adorado pela Academia: Joel Coen, diretor ganhador do Oscar por “Onde os Fracos Não Têm Vez”, Denzel Washington, duas vezes premiado, e Frances McDormand, ganhadora de Melhor Atriz em três ocasiões. E trio adapta ‘apenas’ uma das peças clássicas de William Shakespeare. 

É um time de peso e que, certamente, não será ignorado pela Academia. Porém, será que em uma época de temas tão urgentes e uma busca desesperada por mais audiência, o Oscar irá premiar uma adaptação shakesperiana?  

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Animação e Filme Internacional

De "Toy Story 4" e "Parasita" a "Zona de Interesse" e "O Menino e a Garça", Caio Pimenta traz um ranking dos ganhadores do Oscar de Melhor Animação e Filme Internacional dos anos 2020. https://youtu.be/FzT686ie_4k 5. 'TOY STORY 4' e 'NADA DE NOVO NO FRONT' Inicio a...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 3

De "Coringa: Delírio a Dois" a "Deadpool & Wolverine", Caio Pimenta traz a terceira parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/n-5WHISgSCg MELHOR ANIMAÇÃO Mais de duas décadas depois da consagração da trilogia do Peter Jackson, “O Senhor dos...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...

Oscar 2024: Por que ‘Oppenheimer’ venceu Melhor Filme?

Caio Pimenta analisa os motivos que levaram "Oppenheimer" a vencer o Oscar 2024 de Melhor Filme. https://www.youtube.com/watch?v=DsCtLukSRtc 1. A QUALIDADE DO FILME - 50% O primeiro e principal fator, claro, reside nas próprias qualidades de “Oppenheimer” .  O drama...