De Martin Scorsese a Wes Anderson, Caio Pimenta traz a segunda parte da lista de filmes que podem surgir no Oscar 2024.

“DE CASSANDRO” A “MAGAZINE DREAMS”

Por mais querido e talentoso que seja, o Gael García Bernal nunca passou perto de uma indicação ao Oscar desde que surgiu em “Amores Brutos”. Quem sabe 2024 não mude a história? 

Em “Cassandro”, ele interpreta um dos maiores nomes da luta livre e símbolo da causa LGBTQIA+. A exibição em Sundance neste ano foi consagradora para o astro mexicano, já o colocando no radar da temporada de premiações. O lançamento será feito no Prime Video ainda em 2023. 

Falando em Melhor Ator, o Colman Domingo se prepara para uma grande temporada de premiações com dois filmes. O primeiro é o aguardado “Rustin” em que interpreta o lendário ativista LGBTQIA+ que dá nome ao filme durante a organização das manifestações em Washington no ano de 1963. 

O segundo trabalho é a nova versão de “A Cor Púrpura”: a versão musical será comandada pelo Blitz Bazawule, conhecido por “Black is King”, álbum visual da Beyoncé lançado em 2020. Além do Colman estarão no elenco Halle Bailey, Taraji P. Henson, Aunjanue Elllis, H.E.R e o Louis Gossett Jr..  

Entre os dois, “Rustin” é aquela produção mais padrão de Oscar, um estilo que não foge muito, por exemplo, de “Milk” com Sean Penn. Já “A Cor Púrpura” é um tiro no escuro: pode funcionar muito bem como musical, mas, também traz o fantasma do filme do Steven Spielberg para atrapalhar. É um mistério maior nesta temporada. 

O Festival de Sundance também rendeu outro nome para o Oscar de Melhor Ator. 

O Jonathan Majors brilha em “Magazine Dreams”: na produção ganhadora do prêmio especial do júri do festival, ele interpreta um fisiculturista tímido, obcecado em desenvolver o corpo o máximo possível e com dificuldades de se relacionar com as pessoas.

A Academia poderia encontrar no filme uma chance de reconhecer uma das revelações recentes do cinema americano, porém, a acusação de agressão contra a ex-namorada acabou não somente com as possibilidades de Oscar como também com a carreira de Majors no cinema.

Indicado ao Oscar apenas uma vez por “Boa Noite, Boa Sorte”, o David Strathairn pode retornar à festa com “A Little Preyer”. No pequeno drama, ele interpreta um sujeito defendendo a nora após descobrir um caso extraconjugal do filho. 

DE JULIA ROBERTS A DICAPRIO

Vamos falar agora das mulheres: duas estrelas buscarão espacinho em Melhor Atriz. A primeira delas é a Julia Roberts com “Leave the World Behind”. O suspense da Netflix acompanha um casal indo com os filhos para uma casa alugada em uma região remota. Quando os donos do local chegam alegando um apagão deixando todos sem luz e internet todos vão ter que conviver em uma situação de tensão constante.  

O elenco ainda conta com o Ethan Hawke, Mahershala Ali e o Kevin Bacon. A direção e o roteiro ficam por conta do Sam Esmail, criador de “Mr. Robot”.

Já a Saoirse Ronan segue na luta pelo primeiro Oscar. Desta vez, ela estrela “The Outrun”. No filme, ela interpreta uma mulher lutando pela reabilitação do consumo excessivo de álcool enquanto lida com um retorno ao local onde nasceu após mais de uma década. Se a Andrea Riseborough conseguiu a nomeação por “To Leslie”, por que duvidar da Ronan? 

Ganhador do Oscar por “Drive My Car, o Ryusuke Hamaguchi retornará com “Our Apprenticeship”. A história mostra uma garota japonesa sendo transformada ao conhecer pessoas de diferentes origens em uma escola de teatro em Paris. Já o Hirokazu Kore-eda, de “Assunto de Família”, chegará com “Monster”, retorno dele ao Japão após “A Verdade”. Os detalhes da história ainda não foram revelados. 

Se estiverem no páreo, o Hamaguchi e o Kore-eda serão nomes fortes em Filme Internacional e, talvez, roteiro. Já o Wes Anderson quer se recuperar com a Academia após “A Crônica Francesa” ter fracassado no Oscar. “Asteroid City” é uma das apostas do diretor com aquele elenco recheado de estrelas como, por exemplo, Tom Hanks, Margot Robbie, Scarlett Johansson, Steve Carrell e, claro, Tilda Swinton, Adrien Brody e Jeff Goldblum. E ainda há a possibilidade dele lançar a animação “A Maravilhosa História de Henry Sugar”. 

Quem chega mais forte entre todos os filmes deste vídeo, entretanto, sem dúvida, é “Killers of the Flower Moon”. A nova produção traz o reencontro de Martin Scorsese com Robert de Niro e Leonardo DiCaprio em uma importante história sobre o caso que deu origem ao FBI. Será a grande aposta da Apple na temporada de premiações, estúdio que já ganhou Melhor Filme com “Coda”. 

Por outro lado, com o Oscar cada vez mais flertando com a modernidade como ficou claro com “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, será que o estilo mais clássico do Scorsese comove a Academia?