Por que não começar a falar do Oscar 2023? Sim, falta muito tempo e longe de mim querer apontar possíveis favoritos ou vencedores, mas, dá para projetar candidatos que poderão aparecer na festa.  

A partir de agora, todo sábado, você confere uma lista com 10 candidatos para a premiação. 

BATMAN 

Fenômeno de público no primeiro trimestre de 2022, “Batman” chegou aos cinemas com muitos elogios da crítica. Imaginar que a produção do Matt Reeves consiga voos altos no Oscar do ano que vem não chega a ser nenhum absurdo.  

A superprodução da Warner pode fazer a tão sonhada ponte da Academia com o grande público após uma lista de Melhor Filme criticada por produções pouco vistas. Também seria uma forma de corrigir a polêmica esnobada de “O Cavaleiro das Trevas”, em 2009, provocando a mudança de 5 para 10 indicados na categoria máxima da premiação.  

Além das categorias técnicas certas como som, direção de fotografia com o Greig Fraser, vencedor deste ano por “Duna”, “Batman” tem tudo para aparecer em Filme e Roteiro Adaptado. Dependendo do restante do ano, há possibilidades de Matt Reeves em Direção e Paul Dano em ator coadjuvante. 

DOUTOR ESTRANHO NO MULTIVERSO DA LOUCURA 

Continuando no mundo dos quadrinhos, agora, na Marvel, “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” é outra possibilidade para o Oscar 2023. 

Diferente de “Batman”, a produção deve ficar restrita às categorias tradicionais dos blockbusters como som e efeitos visuais.

Porém, Sam Raimi é um diretor capaz de extrair mais do que 90% dos diretores que passam por filmes Marvel, logo, o novo Doutor Estranho pode sair do comum dos longas do estúdio e se destacar para além do previsível sucesso de bilheteria. 

PANTERA NEGRA: WAKANDA FOREVER 

Sem Chadwick Boseman, “Pantera Negra” tentará retornar ao Oscar com “Wakanda Forever”. 

Desta vez, o protagonismo da superprodução deve ser feminino com maior destaque para as personagens de Letitia Wright, Danai Gurira e Lupita Nyong’o. O mistério será como o diretor e roteirista Ryan Coogler fará para seguir a história sem a presença do personagem-título.  

“Pantera Negra” foi sucesso absoluto na temporada de 2019 ao levar o SAG, ser a primeira produção Marvel nomeada a Melhor Filme e ganhar três Oscars – design de produção, figurino e trilha sonora. Repetir o feito parece muito difícil, mas, acredito que o longa possa alcançar, pelo menos, indicações nas categorias técnicas em que foi nomeado três anos atrás.  

TOP GUN – MAVERICK 

“Top Gun: Ases Indomáveis” teve um grande desempenho no Oscar de 1987: foram quatro indicações, incluindo em Montagem, e a vitória em Canção Original com o clássico da farofa “Take My Breath Away”.  

A continuação buscará o retorno à premiação 36 anos depois com Tom Cruise desafiando ainda mais a gravidade e se arriscando nas cenas de ação. Desta vez, o Joseph Kosinski assume a direção no lugar do saudoso Tony Scott em uma aventura que Milles Teller vivendo o filho do inesquecível personagem do Val Kilmer no longa original.  

Talvez seja improvável pensar em nomeação em Montagem, por exemplo, até pela padronização com que os filmes do gênero seguem e o original foi um dos pioneiros desta fórmula atual. Porém, arrisco aqui cravá-lo em Melhor Som. 

Animais Fantásticos – Os Segredos De Dumbledore 

Grande parte dos filmes ambientados no universo de Harry Potter foram indicados ao Oscar. “Os Segredos de Dumbledore” tentará se apoiar neste histórico para chegar à festa.  

Com Maria Fernanda Cândido no elenco, a produção deve encontrar maiores chances naquilo que traz de melhor: o design de produção, figurino e efeitos visuais. Por outro lado, o novo filme terá que criar algo espetacular para surpreender e não ser mais do mesmo do que já vimos.  

Também é bom dizer que “Animais Fantásticos” parece em baixa neste momento como série em si após dois filmes não tão empolgantes, fora as polêmicas envolvendo J.K Rowling que jogou uma sombra em relação à série. 

Jurassic World – Domínio 

Desde o fraquíssimo “O Mundo Perdido”, “Jurassic Park” não consegue uma indicação ao Oscar. Será que a situação muda em 2023? 

“Jurassic World – Domínio” pode se apoiar na nostalgia ao trazer a reunião do trio original – Laura Dern, Jeff Goldblum e Sam Neill. Trazer dinossauros em vários cantos do planeta como florestas, geleiras e centros urbanos pode animar a Academia a nomear em efeitos visuais ou som. São as únicas possibilidades, a não ser claro, que estejamos diante um filme muito acima da média.  

Pelo que a série vem mostrando nos últimos filmes, entretanto, “Jurassic Park”, de 1993, foi uma ilha de qualidade. 

The Woman King 

Diretora de “The Old Guard”, Gina Prince-Bythewood tem um candidato em mãos que pode ir longe no Oscar. 

 “The Woman King” traz a Viola Davis interpretando a general Nanisca, que montou um exército formado por mulheres no século XVIII na África onde lutaram contra os colonizadores francesas que abusavam delas sexualmente.  

O elenco ainda traz a Lashana Lynch, em alta após a participação em “007”, e o John Boyega, de “Star Wars” e “Small Axe”. Pela temática e o elenco, “The Woman King” é aquela produção que, se for bem-feita, pode chegar para brigar nas principais categorias e, quem sabe, render a Viola Davis a tão sonhada estatueta de Melhor Atriz que escapou das mãos dela em 2021 com “A Voz Suprema do Blues”.   

 PINÓQUIO 

Conseguirá Guillermo Del Toro desbancar a Disney em Melhor Animação?  

Após “O Beco do Pesadelo”, o mexicano aposta em uma nova versão de “Pinóquio”. O elenco de dubladores traz nomes como Ewan McGregor, Cate Blanchett, Ron Pearlman e Tilda Swinton em uma adaptação em stop-motion.  

O filme será ambientado na Itália dos anos 1930 sob o fantasma do fascismo. Impossível não remeter a “O Labirinto do Fauno”, cult do Del Toro que misturava fantasia com a dura realidade do franquismo na Espanha na década de 1940.  

ENTRE FACAS E SEGREDOS 2 

No Oscar 2020, “Entre Facas e Segredos” obteve uma indicação não esperada a Melhor Roteiro Original. Será que isso ocorre de novo no ano que vem? 

A continuação traz o detetive interpretado pelo Daniel Craig em uma outra investigação repleta de mistérios.

Desta vez, o cenário será a Grécia e o elenco terá mais um timaço de estrelas como Ethan Hawke, Edward Norton, Kate Hudson, Janelle Monáe, Leslie Odom Jr, Dave Bautista e Kathryn Hahn.  

A categoria de Roteiro Adaptado, vez ou outra, surpreende com indicados fora do padrão como foram os casos recentes de “O Artista do Desastre”, “Logan” e “Borat”.

Quem sabe o Rian Johnson não repita o feito?  Difícil sim, mas, não custa sonhar. 

THE NORTHMAN 

Para fechar esta primeira lista, vamos com um aguardado filme deste primeiro semestre. 

“The Northman” marca o retorno do prestigiado Robert Eggers, diretor de “A Bruxa” e “O Farol”.

O épico mostra um príncipe viking buscando vingança após a morte do pai.

O Alexander Skarsgård é o protagonista do elenco que ainda conta com Nicole Kidman, Willem Dafoe, Anya Taylor-Joy, Ethan Hawke e Bjork.