PIOR FILME

  1. “Mamonas Assassinas: O Filme” – 14 PONTOS
  2. “A Baleia”, “Ó Pai Ó 2”, “Ghosted: Sem Resposta”, “A Freira 2”, “Rebel Moon” – 10 PONTOS

Caio Pimenta 

  1. A Baleia 
  2. Beau tem Medo 
  3. Máfia da Dor 
  4. Mamonas Assassinas – O Filme 
  5. Velozes e furiosos 10 

Havia pulado o nono filme de Dominic Toretto & cia, mas, não fiz o mesmo em 2023. Arrependimento total. Os Mamonas Assassinas, coitados, tiveram uma cinebiografia que era tudo menos a cara deles. Sorte de Emily Blunt que ninguém viu “Máfia da Dor”, uma das produções mais genéricas da história da Netflix. “Beau tem Medo” entrega uma hora promissora; o resto é para fazer você chegar no estado de espírito do protagonista. Em “A Baleia”, no afã de debater a podridão humana em todos os sentidos – alguns literalmente – a partir de um sujeito com obesidade mórbida, Darren Aronofsky vai no fundo do poço ao humilhar o quanto pode seu personagem principal das maneiras mais perversas possíveis acompanhado de um discurso religioso sem sentido. Constrangedor. 

Danilo Areosa 

  1. Mamonas Assassinas – O Filme 
  2. Gemini – Planeta Proibido 
  3. Ameaça Invísivel 
  4. The Flash 
  5. Indiana Jones e A Relíquia do Destino 

Aos 45 minutos do segundo tempo, o pior filme de 2023 deu suas caras: Mamonas Assassinas – O Filme. Mal dirigido, montado, escrito e atuado, uma aula amadora de como fazer cinema ruim. Nem mesmos os piores trabalhos de Paulo Gustavo e Leandro Hassum conseguiram me sangrar os olhos como a cinebiografia dos Mamonas conseguiu. Gemini – Planeta Sombrio é uma imitação russa MUITO, MAIS MUITO RUIM do clássico Alien de Ridley Scott. Ao final dele, você se pergunta qual Vodka russa estragada os envolvidos tomaram para produzir algo tão ruim. O mesmo vale para Ameaça Invisível que tenta fazer um encontro bizarro entre Matrix e Scanners. Para fechar a lista, The Flash e Indiana Jones e A Relíquia do Destino tinham tudo para serem bons entretenimentos, mas se revelaram duas chatices tremendas e com roteiros caóticos em contarem as suas histórias. 

Gustavo Jordan 

  1. Ó Paí, Ó 2 
  2. Fale Comigo 
  3. Jogo Justo 
  4. A Morte do Demônio: A Ascensão 
  5. Rustin 

Ó Paí, Ó 2 é um filme difícil de digerir, com muita coisa acontecendo, cada cena causando uma vergonha alheia imensa e quase nada de bom para relembrar. Um bom exemplo do porquê alguns filmes não precisam de sequência. Filmes de terror como Fale Comigo e A Morte do Demônio: A Ascensão são exemplos que nos fazem ver que o gênero hoje consegue lançar qualquer coisa que ainda vai ser defendido se conseguir dar alguns sustos. 

Ivanildo Pereira 

  1. Ghosted: Sem Resposta
  2. O Demônio dos Mares
  3. O Exorcista: O Devoto
  4. O Convento
  5. Cemitério Maldito: Como Tudo Começou

Menções desonrosas: “Ângela”, “Agente Stone”, “Desejo Proibido”, “Asteroid City”, “Rebel Moon”. 

Fiquei até surpreso ao elaborar a listinha de piores por causa da predominância do terror. Sim, tivemos ótimos exemplares do gênero em 2023, mas o que houve de ruim, foi MUITO ruim: uma bagunça completa (O Convento), um filme de tubarão sem tubarão, só com humanos irritantes (Demônio dos Mares), e dois exemplos incompreensíveis de mentalidade de franquia. O novo Cemitério Maldito reafirmou que às vezes a morte é melhor, e o novo Exorcista despertou até piedade pelo capeta. 

Mas nada foi pior do que o “filme de algoritmo” por excelência, Ghosted, uma péssima desculpa para “entretenimento” feito com peças de outros e melhores filmes, e tão mal concebido e montado que se percebe que, por boa parte do filme, os astros Ana de Armas (e sua peruca) e Chris Evans nem contracenaram juntos. Ghosted representa, na minha opinião, tudo de pior nos streamings modernos: É um produto artificial e sem vida que acaba enganando alguns espectadores que o deixam rolando na TV enquanto varrem a casa ou lavam a louça. É o cinema reduzido a conteúdo, da pior e mais rasa maneira possível.   

Marcos Faria 

  1. A Freira 2 
  2. A Noite das Bruxas 
  3. Sobrenatural: A Porta Vermelha 
  4. Pedágio 
  5. Oppenheimer 

A parte mais triste daquela discussão sobre pirataria em que Maeve Jinkings se meteu no Twitter é que o filme que causou a polêmica; “Pedágio”, é bem ruinzinho. Kenneth Branagh tem cometido crimes sob a forma de planos holandeses. 

Pâmela Eurídice 

  1. Rebel Moon 
  2. Ricos de amor 2 
  3. Angela 
  4. Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania 
  5. Peter & Wendy 

Já é um costume meu dizer que essa é a lista de decepções. Filmes que prometiam e não cumpriram nada, partindo deste ponto de vista “Napoleão”, “O filho” e “O assassino” não são filmes ruins, mas não entregam aquilo que seus diretores têm de melhor, sendo produções opacas, eclipsadas. Há também produções incômodas como o próprio filme de Fincher que bebe do tropo da mulher na geladeira para desenvolver a motivação do seu personagem, assim como “Ângela” que perde a chance de mostrar a violência e o patriarcado brasileiro de forma verosímil. Já que entramos no pódio desta categoria, Snyder se superou em suas histórias estilizadas e vazias, dessa vez, no entanto, tenta emular um pastiche para criar uma nova mitologia. Nem o pastiche, nem a emulação e nem tampouco a mitologia funciona; talvez ele precise de umas aulas de Gareth Edwards. Deixo para falar de “Ricos de amor 2” por último porque não consigo mais aceitar um filme nacional estereotipar tão negativamente a Amazônia. Já deu! 

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE PONTUAÇÃO DO CINE SET:

Cada um dos críticos do Cine SET elege o seu ‘TOP 10’. Critério leva em conta filmes lançados nos cinemas, streaming ou televisão no Brasil entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2023.

Para cada lista, fizemos a pontuação:

1º lugar – 10 pontos

2º lugar – 8 pontos

3º lugar – 6 pontos

4º lugar – 4 pontos

5º lugar – 2 pontos