O Globo de Ouro chega neste domingo para abrir a temporada de premiações em 2024.

O evento deve se concentrar em dois duelos: “Assassinos da Lua das Flores” contra “Oppenheimer” entre os dramas e “Barbie” versus “Pobres Criaturas” entre as comédias e musicais. 

Caio Pimenta faz as previsões finais de quem serão os grandes ganhadores do Globo de Ouro 2024.

EXPECTATIVAS PARA A PREMIAÇÃO

Neste ano, o Globo de Ouro estará diferente: depois de uma série de polêmicas das mais diversas nos últimos anos, o evento resolveu se abrir mais para votantes ao redor do planeta. Entraram 128 novos participantes para a votação. O número de brasileiros mais do que dobrou, chegando ao total de 21 críticos, entre elas, a integrante do Cine Set, Camila Henriques. 

Por conta disso, prevejo um Globo de Ouro mais antenado ao universo da crítica e cinefilia do que influenciado além da conta pelas campanhas e estratégias dos grandes estúdios. Não que vá ser perfeito, claro, porém, sinto que pode ser o último suspiro de mínima credibilidade que o evento pode ter. 

EVENTO DO ANO, CANÇÃO E TRILHA SONORA

Feita esta introdução, vamos começar com a recém-criada categoria para os maiores sucessos do ano. 

“Barbie” chega como grande favorita para o prêmio. Além do título de maior bilheteria do ano, o longa foi um fenômeno cultural ao lotar as salas de cinema de rosa, influenciar na moda, trazer discussões sobre feminismo e sociedade patriarcal e dominar as redes sociais.  

Ainda assim, “Oppenheimer” e o feito do Christopher Nolan alcançar uma arrecadação de quase US$ 1 bilhão para um drama político focado em diálogos de três horas de duração tem chances de vitória assim como “Taylor Swift: The Eras Tour” protagonizado pela popstar do ano que transformou os cinemas em estádios com os fãs cantando em alto e bom som a partir de uma estratégia de distribuição longe dos padrões de Hollywood. 

“Canção Original” também deve render outra vitória para Barbie. Mas nada de Billie Eilish: a californiana até tem chances de ganhar, porém, o favoritismo fica com “I´m Just Ken”, interpretada no filme por Ryan Gosling. “Road to Freedom”, de “Rustin”, também pode conquistar a categoria. 

Já em Melhor Trilha Sonora, a disputa está bastante embolada: exceto por Pobres Criaturas, todos os demais podem vencer. Acredito que “Assassinos da Lua das Flores” seja o favorito por ser uma homenagem que o Globo de Ouro faria ao saudoso Robbie Robertson. “Oppenheimer” e “Zona de Interesse”  estão logo atrás na briga. 

EVENTO DO ANO
Quem Ganha: “Barbie”
Quem Pode Vencer: “Oppenheimer”, “Taylor Swift: The Eras Tour”

CANÇÃO ORIGINAL
Quem Ganha: “”I´m Just Ken”, de “Barbie”
Quem Pode Vencer: “”What Was I Made For?”, de “Barbie”, e “Road to Freedom”, de “Rustin”

TRILHA SONORA
Quem Ganha: “Assassinos da Lua das Flores”
Quem Pode Vencer: “Oppenheimer” e “Zona de Interesse”

ANIMAÇÃO, FILME INTERNACIONAL E ROTEIRO

Diferente do que será em toda temporada, “O Menino e a Garça” chega com amplo favoritismo para ganhar Melhor Animação. Por mais que a crítica mundial tenha sido bem elogiosa com “Homem-Aranha Através do Aranhaverso”, a força do Hayao Miyazaki ao redor do planeta é enorme, fazendo com o que o mestre japonês finalmente conquiste o Globo de Ouro. 

Já em Filme Internacional, o francês “Anatomia de uma Queda” é o grande candidato a ser batido. Sem chances em Melhor Filme de Drama, esta deve ser a única categoria que a produção da Justine Triet deve vencer na noite.

Adorado por onde passa,  “Vidas Passadas” tem chances, porém, considero que chegue mesmo como favorito em Melhor Roteiro até para que não saia sem vencer nada. Claro que o Martin Scorsese e Eric Roth por “Assassinos da Lua das Flores” e o Christopher Nolan em “Oppenheimer” não podem ser ignorados. 

MELHOR ANIMAÇÃO
Quem Ganha: “O Menino e a Garça”
Quem Pode Vencer: “Homem-Aranha Através do Aranhaverso”

MELHOR FILME INTERNACIONAL
Quem Ganha: “Anatomia de uma Queda”
Quem Pode Vencer: “Vidas Passadas”

MELHOR ROTEIRO
Quem Ganha: “Vidas Passadas”
Quem Pode Vencer: “Oppenheimer” e “Assassinos da Lua das Flores”

ATUAÇÕES

Começando a falar das atuações, Melhor Atriz Coadjuvante traz a Da´Vine Joy Randolph, de  “Os Rejeitados”, muito na frente após o grande mês de dezembro que teve junto aos críticos dos EUA.

A tendência é que sobre na disputa. Hoje, vejo apenas a Julianne Moore correndo bem por fora para surpreender.

Minha crença nisso é a força obtida por “Segredos de um Escândalo”  nas últimas semanas. 

Falando nisso, teremos a prova dos nove entre os homens. Charles Melton começou a temporada muito bem, se impôs na corrida a ponto de ser considerado para levar o Oscar de Ator Coadjuvante.

Agora, entretanto, encara o principal desafio até aqui ao enfrentar os principais rivais.  

Acredito em um ligeiro favoritismo do Ryan Gosling pela maneira como “Barbie” impressionou nas indicações e, talvez, por ser a única chance do longa ganhar algo nas atuações.

O Robert Downey Jr tem um carisma monstruoso, querido dentro e fora da indústria e, igual ao Gosling, pode ser a vitória de “Oppenheimer” entre os atores.

Mark Ruffalo e Robert De Niro, neste momento, vejo em segundo plano. 

Se Melhor Atriz de Drama, a Lily Gladstone já venceu, a corrida promete ser pesada em comédia ou musical.  

A Emma Stone teoricamente é a favorita por “Pobres Criaturas”, porém, a queda do filme nas últimas semanas e a subida de “Barbie” colocam a Margot Robbie em posição real de vitória.

Vale destacar que a estrela loira até hoje nunca venceu o Globo de Ouro contra uma conquista da ruiva. 

Melhor Ator traz dois duelos acirrados. 

Paul Giamatti ou Jeffrey Wright?

O protagonista de “Os Rejeitados” é querido no Globo de Ouro – já venceu o prêmio duas vezes – e está em um filme com mais capacidade de ser abraçado pelos diversos votantes e mais bem posicionado na temporada.

Por outro lado, a dramédia do Alexander Payne irá vencer em Atriz Coadjuvante, diferente de “American Fiction”, a qual possui aqui sua única chance.

Fora que o Jeffrey Wright encontra na sátira comandada pelo Cord Jefferson seu maior papel nos cinemas.

Por isso, o vejo ligeiramente à frente para ganhar a estatueta. 

Em Drama, o grande duelo entre Bradley Cooper e Cillian Murphy.

O astro de “Maestro” está no papel certo para ganhar o Oscar, porém, o excesso de vontade com declarações ora desnecessárias ora pomposas e o longa não ser tão empolgante assim podem ser uma pedra no sapato.

Já a estrela de “Oppenheimer” faz um personagem difícil, fechado, mas, que carrega o peso de uma missão capaz de mudar o mundo.

Não costuma ser o estilo de atuação premiada na temporada hollywoodiana, mas, o longa do Nolan está forte o suficiente para derrubar tabus.  

Hoje, a sensação é que o Bradley Cooper está um pouco à frente, porém, a rejeição a ele e ao filme podem levar o Globo de Ouro para as mãos do Cillian Murphy.

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Quem Ganha: Ryan Gosling, por “Barbie”
Quem Pode Vencer: Charles Melton, por “Segredos de um Escândalo” ou Robert Downey Jr, por “Oppenheimer”

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Quem Ganha: Da´Vine Joy Randolph, por “Os Rejeitados”
Quem Pode Vencer: Julianne Moore, por “Segredos de um Escândalo”

MELHOR ATRIZ COMÉDIA/MUSICAL
Quem Ganha: Emma Stone, por “Pobres Criaturas”
Quem Pode Vencer: Margot Robbie, por “Barbie”

MELHOR ATOR COMÉDIA/MUSICAL
Quem Ganha: Jeffrey Wright, por “American Fiction”
Quem Pode Vencer: Paul Giamatti, por “Os Rejeitados”

MELHOR ATOR DE DRAMA
Quem Ganha: Bradley Cooper, por “Maestro”
Quem Pode Vencer: Cillian Murphy, por “Oppenheimer”

MELHOR ATRIZ DE DRAMA
Quem Ganha: Lily Gladstone, por “Assassinos da Lua das Flores”
Quem Pode Vencer:

FILME E DIREÇÃO

Em outras temporadas, “Oppenheimer” e Christopher Nolan seriam nomes certos para vencerem as duas categorias.

A ampliação do número de votantes fora dos EUA, entretanto, muda a configuração. Neste cenário, acredito que haverá uma divisão de prêmios: Christopher Nolan deverá confirmar o favoritismo e levar Direção, enquanto “Assassinos da Lua das Flores” será aclamado Melhor Filme de Drama. 

Agora, se houver uma mudança, vejo maiores possibilidades para o Martin Scorsese também levar Melhor Direção do que “Oppenheimer” ganhar em Filme de Drama.  

“Barbie” e “Pobres Criaturas” farão uma pesada disputa em Melhor Filme de Comédia/Musical. Com nove indicações, a comédia da Warner chega muito forte para o Globo de Ouro em todas as categorias que concorre. O hype da produção permanece e a conquista poderia ser uma forma do evento mostrar conexão com o grande público, além de mudar o status do filme na temporada. 

Por outro lado, este tipo de apelo não foi suficiente no ano passado: o queridinho “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” perdeu para “Os Banshees de Inisherin”. Notícia boa para “Pobres Criaturas”, o qual perdeu tração nas últimas semanas. Uma vitória no Globo de Ouro recolocaria o projeto da Searchlight Pictures no páreo.  

Não duvido muitos votantes preferirem o filme do Yorgos Lanthimos por considerar que “Barbie” já teve visibilidade suficiente e chegou a vez de premiar outro filme. Fora que há a possibilidade do longa sobre a boneca mais famosa do mundo ganhar a categoria de evento cinematográfico do ano, o que poderia ser visto como equivalente a Filme de Comédia/Musical. 

No fim das contas, ainda acho que dê “Barbie”. 

MELHOR DIREÇÃO
Quem Ganha: Christopher Nolan, por “Oppenheimer”
Quem Pode Vencer: Martin Scorsese, por “Assassinos da Lua das Flores”

MELHOR FILME DE DRAMA
Quem Ganha: “Assassinos da Lua das Flores”
Quem Pode Vencer: “Oppenheimer”

MELHOR FILME DE COMÉDIA/MUSICAL
Quem Ganha: “Barbie”
Quem Pode Vencer: “Pobres Criaturas

CATEGORIAS DE SÉRIES

MELHOR SÉRIE DE DRAMA
Quem Ganha: “Succession”
Quem Pode Vencer: “The Last of Us”

MELHOR ATRIZ DE SÉRIE DE DRAMA
Quem Ganha: Sarah Snook, por “Succession”
Quem Pode Vencer: Bella Ramsey, por “The Last of Us”

MELHOR ATOR DE SÉRIE DE DRAMA
Quem Ganha: Jeremy Strong, por “Succession”
Quem Pode Vencer: Kieran Culkin, por “Succession” ou Pedro Pascal, por “The Last of Us”

MELHOR SÉRIE DE COMÉDIA
Quem Ganha: “O Urso”
Quem Pode Vencer: “Na Mira do Júri” ou “Abbott Elementary”

MELHOR ATRIZ DE SÉRIE DE DRAMA
Quem Ganha: Ayo Edebiri, por “O Urso”
Quem Pode Vencer: Quinta Brunson, por “Abbott Elementary

MELHOR ATOR DE SÉRIE DE DRAMA
Quem Ganha: Jeremy Allen White, por “O Urso”
Quem Pode Vencer: Jason Sudeikis, por “Ted Lasso”

MELHOR ATOR COADJUVANTE DE SÉRIE
Quem Ganha: Matthew Macfadyen, por “Succession”
Quem Pode Vencer: James Marsden, por “Na Mira do Júri”

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE DE SÉRIE
Quem Ganha: Meryl Streep , por “Only murders in the building”
Quem Pode Vencer: Hannah Waddingham, por “Ted Lasso”

MELHOR MINISSÉRIE
Quem Ganha: “Treta”
Quem Pode Vencer:  “Fargo”

MELHOR ATOR DE MINISSÉRIE
Quem Ganha: Steven Yeun, por “Treta”
Quem Pode Vencer: Jon Hamm, por “Fargo”

MELHOR ATRIZ DE MINISSÉRIE
Quem Ganha: Ali Wong, por “Treta”
Quem Pode Vencer: Riley Keough, por “Daisy Jones & The Six”