De “Matrix” a “Procurando Nemo”, Caio Pimenta apresenta quais produções teriam sido indicados ao Oscar entre 2000 a 2004 se fossem 10 nomeados em em Melhor Filme.

OSCAR 2000 

Em 2000, o Oscar consagrou “Beleza Americana” com prêmios nas categorias principais, incluindo, Filme, Direção, Ator e Roteiro Original. A seleção também era muito boa com “O Sexto Sentido” e “O Informante” seguidos pelo ótimo “À Espera de um Milagre” e o razoável “Regras da Vida”. 

Porém, a lista podia ter sido mil vezes melhor. 

Afinal de contas, se fossem 10 indicados, “Quero ser John Malkovich”, nomeado em Melhor Direção e Roteiro Original, estaria na disputa. O mesmo dá para falar “Matrix”, ficção científica que revolucionou o gênero e venceu quatro estatuetas, entre elas, Montagem e, claro, Efeitos Visuais. “Magnólia”, do Paul Thomas Anderson, também faria bonito em Melhor Filme. Baixando um pouquinho o nível, mas, ainda bom, teríamos “O Talentoso Ripley”, produção que teve cinco indicações, e para preencher a cota britânica, “Topsy Turvy” completaria a lista após ter sido lembrado em Roteiro Original. 

O azarão poderia ser “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça” – a aventura conseguiu três indicações, tendo vencido em Direção de Arte. Já quem eu gostaria de ver na lista seria “Clube da Luta”. O filme do David Fincher só foi indicado em Efeitos Sonoros”. Porém, a Academia ainda não estava e continua não estando preparada para o filme. 

OSCAR 2001 

Gladiador” trouxe os épicos de volta ao Oscar e venceu a cerimônia de 2001. A lista tinha outros três filmes muito bons – “Traffic”, “Erin Brockvich” e “O Tigre e o Dragão”. Já “Chocolate” era aquele intruso que ninguém sabe o motivo de ter sido indicado. Se fossem 10 nomeados, o nível também ia ficar bem bom. 

Com indicações em Melhor Direção e Roteiro Original, o “Billy Elliot” não teria sido esnobado. O mesmo dá para falar do excelente “Quase Famosos”, que rendeu ao Cameron Crowe o Oscar de Melhor Roteiro Original. “Náufrago” faria parte dos finalistas assim como “Garotos Incríveis”, indicado a Melhor Roteiro Adaptado e vencedor da sempre relevante categoria de Montagem. Por fim, os irmãos Coen teria uma vaga com “E Aí Meu Irmão, Cadê Meu Você?”. 

O excelente “Contos Proibidos do Marquês de Sade” poderia ser o azarão caso a Academia estivesse um pouco mais atrevida. Já o meu favorito seria “Réquiem Para um Sonho”, porém, o estilo pesadão do Aronofsky passou longe de cair no gosto do Oscar: só foi lembrado pela Ellen Burstyn em Melhor Atriz. 

OSCAR 2002 

cidade dos sonhos david lynch

2002 teve uma seleção bem legal começando com os maravilhosos “O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel” e “Moulin Rouge”. Ainda tinha o excelente “Gosford Park”, o bonzinho “Uma Mente Brilhante” e o esquecível “Entre Quatro Paredes”. 

Se fossem 10 indicados, a lista de Melhor Filme do Oscar teria alguns clássicos. 

O primeiro deles seria “Cidade dos Sonhos” – o filme, aliás, só teve uma indicação, mas, apenas em Melhor Direção para o David Lynch. Outro veterano de Hollywood na disputa seria o Ridley Scott com o polêmico “Falcão Negro em Perigo”, premiado em Melhor Som e Montagem. Responsável por render o único Oscar da carreira do Jim Broadbent, “Iris” seria lembrado. O candidato internacional ficaria com o francês “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, enquanto “Shrek”, vencedor do primeiro Oscar de Melhor Animação e indicado a Roteiro Original, fecharia a lista. 

O policial “Dia de Treinamento” podia acabar roubando a vaga do nosso querido ogro. Já quem gostaria de ver nesse Oscar era o “Amnésia”: o filme do Nolan em categorias importantes – Montagem e Roteiro Original. 

 OSCAR 2003 

fale com ela pedro almodovar

O musical terminou o jejum no Oscar de 34 anos sem vencer com “Chicago” em 2003. A lista ainda tinha a obra-prima do Roman Polanski, “O Pianista”, o excelente “O Senhor dos Anéis – As Duas Torres” e os ótimos “As Horas” e “Gangues de Nova York”. 

Se fossem 10 indicados, a lista ainda estar em um nível muito bom. 

Fale com Ela” seria a primeira produção espanhola a disputar Melhor Filme. Vale lembrar que naquele ano o Almodóvar foi nomeado em Direção e venceu Roteiro Original. O Sam Mendes voltaria ao Oscar com “Estrada Para Perdição”, filme que obteve seis indicações, mas, só venceu em Fotografia. O criativo “Adaptação” seria lembrado igual o delicado “Longe do Paraíso”. Por fim, “Frida”, que também teve seis indicações com duas vitórias – Melhor Maquiagem e Trilha Sonora – completaria os 10 finalistas. 

Por ser extremamente querido em Hollywood e acompanhado de Leonardo DiCaprio e Tom Hanks, o Steven Spielberg poderia aparecer de última hora com “Prenda-me Se For Capaz”. Já quem eu gostaria demais de ver seria “A Viagem de Chihiro”, clássico da animação japonesa e seria uma homenagem e tanta para o mestre Hayao Miyazaki. 

OSCAR 2004 

“O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei” fez o rappa no Oscar 2004 ao levar 11 prêmios e se igualar aos recordistas “Titanic” e “Ben-Hur” como os grandes vencedores da história do prêmio. A lista ficava completa com os excelentes “Sobre Meninos e Lobos” e “Encontros e Desencontros”, o bom “Mestre dos Mares” e o dispensável “Seabiscuit”. 

Mas, de todos os anos da história do Oscar, esse era o que precisava ter 10 indicados. 

Não, eu não  isso por conta de “Cold Mountain”, nomeado em sete categorias e vencedor de Atriz Coadjuvante com a Renée Zellwegger. Muito menos pelo excelente “As Invasões Bárbaras”, ganhador de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e indicado a Roteiro Adaptado. Podia até ser um pouquinho por “Procurando Nemo”, premiado em Melhor Animação, ou pelo primeiro “Piratas do Caribe” com nomeações em 5 categorias, incluindo Ator para o Johnny Depp. Acima de tudo, o Oscar 2004 precisava ter 10 indicados porque, sem dúvida nenhuma, “Cidade de Deus” estaria na lista do prêmio máximo. Esse clássico do cinema brasileiro foi indicado em categorias-chaves como Melhor Direção, Fotografia, Montagem e Roteiro Adaptado. 

A bem da verdade, eu comecei essas listas porque eu sempre quis dizer isso publicamente: se fossem 10 filmes indicados, “Cidade de Deus” estaria lá. E acho até que o filme ficou em sexto lugar por uma margem muito pequena em relação ao “Seabiscuit”. 

Se tivesse azarão, acredito que seria “O Último Samurai”. E quem gostaria de ver, além do “Cidade de Deus”, é claro, seria “Casa de Areia e Névoa” ou “21 Gramas”. Dois filmes de desgraceira total, mas, excelentes.  

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...

Oscar 2024: Por que ‘Oppenheimer’ venceu Melhor Filme?

Caio Pimenta analisa os motivos que levaram "Oppenheimer" a vencer o Oscar 2024 de Melhor Filme. https://www.youtube.com/watch?v=DsCtLukSRtc 1. A QUALIDADE DO FILME - 50% O primeiro e principal fator, claro, reside nas próprias qualidades de “Oppenheimer” .  O drama...

Oscar 2024: Por que Emma Stone venceu Melhor Atriz?

Emma Stone conquista o segundo Oscar da carreira em Melhor Atriz. Se a vitória por “La La Land” é contestada até hoje, agora, parece que não há tanta revolta assim. Pelo contrário. Neste post, eu apresento cinco motivos que levaram a estrela de “Pobres Criaturas”  à...

Oscar 2024: Por que Christopher Nolan venceu Melhor Direção?

Amado por uns, odiado por outros, o Christopher Nolan, agora, tem um Oscar para chamar de seu. O londrino conquista Melhor Direção por “Oppenheimer”. Caio Pimenta traz os quatro fatores que o levaram para esta vitória.  https://www.youtube.com/watch?v=ROvxsl0P93A 1. A...