Caio Pimenta elenca da pior à melhor seleção de indicados ao Oscar de Melhor Direção entre 2010 a 2019.

10. OSCAR 2011 – 6 PONTOS

Vamos começar falando das piores listas que, diga-se, nem foram tão piores assim: o nível das seleções foi interessante. 

Para mim, a pior temporada de diretores nomeados aconteceu em 2011: o problema ali era a presença justamente do ganhador Tom Hopper e dos maneirismos desnecessários de “O Discurso do Rei”.

Se o David O. Russell com o correto “O Vencedor” também não ajudava muito, pelo menos, tínhamos ali o David Fincher e sua ironia em “A Rede Social” e o Darren Aronofsky com a câmera no cangote da Natalie Portman em “Cisne Negro”. 

RANKING 2011

David Fincher – *****
Darren Aronofsky – ****
Joel e Ethan Coen – ***
David O. Russell – **
Tom Hooper – *

9. OSCAR 2013 – 6 PONTOS

No mesmo nível, está a turma de 2013 com o David O. Russell nada excepcional em “O Lado Bom da Vida”, o Spielberg no modo desesperado para vencer o Oscar com “Lincoln”, o surpreendente Benh Zeitlin de “Indomável Sonhadora” e a mão pesada do Michael Haneke compensada com a ambientação sufocante em “Amor”.

Pela fábula moral muito bem construída e pelo raro uso inteligente do 3D, o Ang Lee mereceu a estatueta por “As Aventuras de Pi”. 

RANKING 2013

David Fincher – *****
Darren Aronofsky – ****
Joel e Ethan Coen – ***
David O. Russell – **
Tom Hooper – *

8. OSCAR 2019 – 7 PONTOS

Mesmo com a excelência técnica do Alfonso Cuáron em “Roma” e força política do Spike Lee em “Infiltrado na Klan”, a seleção de 2019 fica com o oitavo lugar por ter a pior nomeação da categoria na década: Adam McKay, por “Vice”. 

RANKING 2019

Alfonso Cuáron – *****
Spike Lee – ****
Yorgos Lanthimos e Pawel Pawlikowski – ***
Adam McKay – *

7. OSCAR 2018 – 7 PONTOS

Depois, aparece 2018 com uma seleção de bons trabalhos como Guillermo Del Toro, Greta Gerwig e Christopher Nolan que subia de patamar pelas direções excelentes do Paul Thomas Anderson em “Trama Fantasma” e Jordan Peele em Corra”. 

RANKING 2018

Paul Thomas Anderson e Jordan Peele– ****
Guillermo Del Toro, Greta Gerwig e Christopher Nolan – ***

6. OSCAR 2017 – 7 PONTOS

Dos indicados em 2017, classificou com quatro estrelas a dupla Damien Chazelle e Barry Jenkins, respectivamente, de “La La Land” e “Moonlight”, enquanto considero bons os demais trabalhos nomeados.

RANKING 2017

Damien Chazelle, Barry Jenkins– ****
Denis Villeneuve, Kenneth Lonergan, Mel Gibson – ***

5. OSCAR 2010

Melhor para a turma de 2010 com Quentin Tarantino no excepcional Bastardos Inglórios”, a grandiosidade e inovação do James Cameron em “Avatar” e, claro, a Kathryn Bigelow e seu feito histórico no tenso “Guerra ao Terror”. 

Este trio faz até esquecer que o Lee Daniels, de “Preciosa”, estava ali.

RANKING 2011

Kathryn Bigelow, James Cameron, Quentin Tarantino – ****
Jason Reitman – ***
Lee Daniels – **

4. OSCAR 2014 – 8 PONTOS

O quarto lugar deste TOP 10 fica com a seleção de 2014 que contava com o Martin Scorsese esbanjando vitalidade em “O Lobo de Wall Street” e o Alfonso Cuáron com a loucura dos planos-sequências de Gravidade”.

Eles só não aparecem mais acima na lista porque a Academia quis nomear o David O. Russell, por “Trapaça”.

Ninguém merece. 

RANKING 2014

Alfonso Cuáron, Martin Scorsese – *****
Alexander Payne – ****
Steve McQueen – ***
David O. Russell – **

3. OSCAR 2015 – 9 PONTOS

A medalha de bronze pertence ao Oscar 2015: se o Morten Tyldum, de “O Jogo da Imitação”, está perdidão na turma, a seleção de Melhor Direção sobe consideravelmente de nível graças ao sensível e obstinado Richard Linklater de “Boyhood” e ao meticuloso Wes Anderson em “O Grande Hotel Budapeste”.

Vale ainda mencionar Alejandro González Iñarritu e sua crítica ácida à Hollywood, à cultura pop, aos críticos e a tudo que passasse na frente em “Birdman”. 

RANKING 2015

Richard Linklater, Wes Anderson – *****
Alejandro González Iñarritu – ****
Bennett Miller – ***
Morten Tyldum – **

2. OSCAR 2012 – 9 PONTOS

https://www.youtube.com/watch?v=nc-UxXy_uzI

Sem ninguém para puxar para baixo, 2012 trouxe Terrence Malick no auge da forma com “A Árvore da Vida” e o Martin Scorsese dando uma aula de 3D e homenageando George Mélies em A Invenção de Hugo Cabret.

De brinde, ainda tinha Woody Allen no seu último clássico, “Meia-Noite em Paris”. 

RANKING 2012

Terrence Malick, Martin Scorsese – *****
Woody Allen – ****
Alexander Payne, Michel Hazanavicius – ***

1. OSCAR 2016 – 10 PONTOS

Iñarritu, de “O Regresso” e, acima de tudo, o genial e vencedor moral daquele ano George Miller por “Mad Max – Estrada da Fúria”, lideram a melhor seleção de indicados ao Oscar de Direção da década passada que ainda contava com o Adam McKay em A Grande Aposta”. 

RANKING 2016

Alejandro González Iñarritu, George Miller – *****
Adam McKay – ****
Lenny Abrahamson, Tom McCarthy – ***