O que você faz depois de abalar as estruturas de uma das maiores franquias cinematográficas da história? Pois Rian Johnson resolveu voltar às origens. “Entre Facas e Segredos”, seu primeiro filme desde “Star Wars: Os Últimos Jedi”, é uma comédia sensacional que remete a “A Ponta de Um Crime”, longa de estreia dele, e faz o melhor uso possível de seu elenco estelar. 
 
Enquanto “A Ponta de um Crime” mostrou Johnson transpondo o cinema noir e as histórias de detetive para um ambiente colegial, “Entre Facas e Segredos” vê o cineasta reescrevendo Agatha Christie nos Estados Unidos de Trump. O filme, exibido em sessões lotadas no festival de Toronto, onde estreou, e de Londres, traz o humor, sempre presente na obra de Johnson, como espinha dorsal definitiva. 

Nele, o célebre autor de suspenses Harlan Thrombey (Christopher Plummer) aparece com a garganta cortada na manhã seguinte ao seu aniversário de 85 anos. A tese primária da polícia é suicídio. Pelo menos até a chegada de Benoit Blanc (um hilário Daniel Craig), detetive contratado anonimamente para investigar o caso.  
 
Como era de se esperar, Blanc vai descobrindo que, durante a festa da noite anterior, a maioria dos membros da família teve algum tipo de briga séria com Harlan, e todos na casa se tornam suspeitos em potencial. Mesmo usando elementos conhecidos, “Entre Facas e Segredos” brinca com as expectativas dos espectadores a cada instante, fazendo com que a morte de Harlan passa a ser um detalhe em um contexto muito mais amplo. 

DIVERSÃO COM ACIDEZ CRÍTICA 

Ainda que todo o elenco – que inclui Jamie Lee Curtis, Michael Shannon e Toni Collette – esteja em ótima forma, Ana de Armas merece um reconhecimento especial por sua performance como Marta Cabrera, a enfermeira responsável pela saúde do patriarca. 
 
Como no Brasil, ela é a pessoa chamada de “quase da família”, mas que vê a real face da convivência nos detalhes. Todos dizem respeitá-la, mas não se lembram de que país sul-americano sua família vem. Apreciam o seu trabalho, mas acreditam veladamente que a mãe dela, imigrante ilegal, deveria ser deportada. 
 
O melhor desse subtexto é como Johnson o usa, juntamente com outros, para tratar de uma questão imperativa na produção: a legitimidade. Quando Marta é incluída no testamento de Harlan, a família questiona se ela tem direito a isso; quando Blanc começa a chegar perto de verdades incômodas, os presentes questionam se ele pode, na capacidade de investigador privado, estar no caso. 
 
“Entre Facas e Segredos” consegue trabalhar tudo isso em meio a uma história tradicional, homenageando um gênero estabelecido, mas trazendo-o com firmeza para os tempos atuais. O mistério em si é, nas palavras do detetive, algo como uma série de eventos com um buraco no meio – ou, como ele compara logo depois, “uma rosquinha”. Quem saboreia é o público. 

‘Instinct’: desejo sexual gera jogo arriscado em suspense holandês

Como qualquer estudioso de Freud pode afirmar, tesão pode ser algo complicado. Em "Instinct", estreia da atriz Halina Reijn na direção, uma nefasta atração dentro de um presídio explora os limites entre desejo e razão. Ancorado em uma atuação corajosa de Carice van...

‘O Irlandês’: o peso da violência em obra-prima de Martin Scorsese

Depois de demorar 26 anos para tirar do papel seu filme anterior, “Silêncio”, Martin Scorsese finalizou “O Irlandês”, seu novo projeto, em ‘apenas’ 12 anos. Parece adequado para uma história tão enérgica quanto intimista que aborda como o tempo afeta a vida de pessoas...

‘A Hidden Life’: teste de fé e paciência no cinema de Terrence Malick

Mantendo a fase mais prolífera de sua carreira, desencadeada pelo ganhador da Palma de Ouro em 2011, “A Árvore da Vida”, Terrence Malick está de volta com “A Hidden Life”. O projeto marca seu retorno ao uso de roteiros bem-estruturados - depois do experimentos com...

‘Ema’: Pablo Larraín mexe com a cabeça do público em filme indomável

"Ema", novo filme de Pablo Larraín ("Jackie") exibido no Festival de Londres, começa em chamas - uma metáfora apropriada para a vida de personagens que parecem entrar em combustão no calor de suas paixões. Longe do seu ambiente costumeiro - o drama histórico -, o...

‘Dois Papas’: Anthony Hopkins e Jonathan Pryce em atuações abençoadas

Um retrato bem-humorado de duas personalidades mundialmente conhecidas, "Dois Papas" é um show de atuação à moda antiga que se tornou um inesperado sucesso de público nos festivais de Telluride, onde estreou, e Toronto. O longa, também exibido no Festival de Londres,...

‘Entre Facas e Segredos’: Rian Johnson retorna às raízes em grande comédia

O que você faz depois de abalar as estruturas de uma das maiores franquias cinematográficas da história? Pois Rian Johnson resolveu voltar às origens. “Entre Facas e Segredos”, seu primeiro filme desde “Star Wars: Os Últimos Jedi”, é uma comédia sensacional que remete...

‘A Beautiful Day in the Neighbourhood’: além dos limites do burocrático

O estado atual da indústria cinematográfica permite engraçados paralelos. De um lado, temos filmes que imploram a tela grande sendo produzidos por empresas de streaming, como “Roma”, de Alfonso Cuáron, ou o “Suspiria” de Luca Guadagnino. Por outro, há projetos como...

‘Wasp Network’: Olivier Assayas derrapa em suspense sem rumo certo

"Wasp Network" não é o inferno, mas está cheio de boas intenções. A trama real dos Cinco Cubanos, que espionaram em prol da terra natal em pleno solo americano, rende um thriller implacável. Infelizmente, ele continua na promessa. O novo longa de Olivier Assayas,...

‘O Farol’: horror brota da solidão em ótimo terror de Robert Eggers

Na sua carreira até agora, o diretor Robert Eggers tem se mostrado um grande explorador do poder de isolamento. Se seu filme anterior, "A Bruxa", almejava observar como o puritanismo religioso atuava na mente de pessoas longe da civilização, em "O Farol", seu novo...

‘Histórias de um Casamento’: os dolorosos detalhes do fim de um casal

O mais difícil de “Histórias de um Casamento” é saber lidar com o quão engraçado ele é. Não se engane: essa é uma história devastadora sobre um divórcio e a subsequente batalha judicial dos ex-cônjuges. Porém, a delicadeza com que o diretor-roteirista...