O que você faz depois de abalar as estruturas de uma das maiores franquias cinematográficas da história? Pois Rian Johnson resolveu voltar às origens. “Entre Facas e Segredos”, seu primeiro filme desde “Star Wars: Os Últimos Jedi”, é uma comédia sensacional que remete a “A Ponta de Um Crime”, longa de estreia dele, e faz o melhor uso possível de seu elenco estelar. 
 
Enquanto “A Ponta de um Crime” mostrou Johnson transpondo o cinema noir e as histórias de detetive para um ambiente colegial, “Entre Facas e Segredos” vê o cineasta reescrevendo Agatha Christie nos Estados Unidos de Trump. O filme, exibido em sessões lotadas no festival de Toronto, onde estreou, e de Londres, traz o humor, sempre presente na obra de Johnson, como espinha dorsal definitiva. 

Nele, o célebre autor de suspenses Harlan Thrombey (Christopher Plummer) aparece com a garganta cortada na manhã seguinte ao seu aniversário de 85 anos. A tese primária da polícia é suicídio. Pelo menos até a chegada de Benoit Blanc (um hilário Daniel Craig), detetive contratado anonimamente para investigar o caso.  
 
Como era de se esperar, Blanc vai descobrindo que, durante a festa da noite anterior, a maioria dos membros da família teve algum tipo de briga séria com Harlan, e todos na casa se tornam suspeitos em potencial. Mesmo usando elementos conhecidos, “Entre Facas e Segredos” brinca com as expectativas dos espectadores a cada instante, fazendo com que a morte de Harlan passa a ser um detalhe em um contexto muito mais amplo. 

DIVERSÃO COM ACIDEZ CRÍTICA 

Ainda que todo o elenco – que inclui Jamie Lee Curtis, Michael Shannon e Toni Collette – esteja em ótima forma, Ana de Armas merece um reconhecimento especial por sua performance como Marta Cabrera, a enfermeira responsável pela saúde do patriarca. 
 
Como no Brasil, ela é a pessoa chamada de “quase da família”, mas que vê a real face da convivência nos detalhes. Todos dizem respeitá-la, mas não se lembram de que país sul-americano sua família vem. Apreciam o seu trabalho, mas acreditam veladamente que a mãe dela, imigrante ilegal, deveria ser deportada. 
 
O melhor desse subtexto é como Johnson o usa, juntamente com outros, para tratar de uma questão imperativa na produção: a legitimidade. Quando Marta é incluída no testamento de Harlan, a família questiona se ela tem direito a isso; quando Blanc começa a chegar perto de verdades incômodas, os presentes questionam se ele pode, na capacidade de investigador privado, estar no caso. 
 
“Entre Facas e Segredos” consegue trabalhar tudo isso em meio a uma história tradicional, homenageando um gênero estabelecido, mas trazendo-o com firmeza para os tempos atuais. O mistério em si é, nas palavras do detetive, algo como uma série de eventos com um buraco no meio – ou, como ele compara logo depois, “uma rosquinha”. Quem saboreia é o público. 

‘Delia Derbyshire: The Myths and Legendary Tapes’, o retrato multifacetado de uma viajante do tempo

https://www.youtube.com/watch?v=CM8uBGANASc O tradicional seriado “Doctor Who” completou 57 anos em novembro de 2020. A música-tema - um dos primeiros inteiramente eletrônicos criados para a televisão - entrou para os anais da ficção científica e, ainda que diversos...

‘David Byrne’s American Utopia’, a sequência espiritual de ‘Stop Making Sense’

Em certo ponto de "David Byrne's American Utopia", filme que registra o recente show que Byrne apresentou na Broadway, o músico faz questão de lembrar o público do Teatro Hudson, em Nova York, de que tudo o que eles estão ouvindo é gerado ao vivo. Ele admite não ter...

‘Cicada’: delicado romance marcado por traumas masculinos

Com uma poderosa abordagem sobre traumas masculinos, "Cicada" é um corajoso drama que aponta Matthew Fifer como uma nova voz do cinema queer dos EUA. O filme de Fifer e Kieran Mulcare, que estreou no Festival Outfest em Los Angeles e foi exibido no Festival de Londres...

‘Ammonite’: um cansativo sub-‘Retrato de uma Jovem em Chamas’

Depois do sucesso de seu primeiro longa, "O Reino de Deus", Francis Lee torna a apostar em um romance LGBT em sua nova produção, "Ammonite". No entanto, as semelhanças entre os filmes acabam por aí. Mesmo contando com performances poderosas de Kate Winslet e Saoirse...

‘A Voz Humana’: Tilda Swinton hipnotiza em Almodóvar menor

Unindo dois titãs do cinema, "A Voz Humana" é um filme cuja primeira foto de bastidor já foi suficiente para quebrar a internet cinéfila. A visão do diretor espanhol Pedro Almodóvar ao lado da atriz britânica Tilda Swinton veio cheia de promessa e o curta - que...

‘Um Crime Comum’: angústia da culpa domina belo thriller argentino

Combinando thriller psicológico e drama social, "Um Crime Comum", novo filme de Francisco Márquez, vê uma mulher entrar em colapso diante de um senso de culpa coletiva. Uma co-produção Argentina-Brasil-Suíça, o longa, que estreou na Berlinale, marca a única presença...

‘Another Round’: Mads Mikkelsen arrasador em comédia ácida

Se você queria ver Mads Mikkelsen bebendo até cair e mostrando um certeiro timing cômico, você acaba de achar seu filme do ano. "Another Round", longa de Thomas Vinterberg que estreou em Toronto e foi exibido no Festival de Londres deste ano, reúne o cineasta com o...

‘Fábulas Ruins’: conto italiano totalmente perdido

Era uma vez, nos subúrbios de Roma, crianças que tentaram sobreviver às férias de verão a despeito de seus pais e responsáveis. Esse é o mote de "Fábulas Ruins", drama italiano que estreou na Berlinale - onde ganhou o prêmio de melhor roteiro - e foi exibido no...

‘El Prófugo’: suspense digno dos clássicos do ‘Supercine’

Após um evento traumático, uma dubladora se vê às voltas com um estranho fenômeno em "El Prófugo", suspense argentino que estreou na Berlinale e foi exibido no Festival de Londres deste ano. Depois de brincar com a comédia policial em seu primeiro longa "Morte em...

‘Never Gonna Snow Again’: curiosa história de um super-herói do leste europeu

De uma terra desolada pela radiação, um viajante chega a uma cidade e, com estranhos poderes, se dedica a mudar a vida de seus habitantes. "Never Gonna Snow Again", drama polonês exibido no Festival de Londres deste ano, pode não pertencer à franquia da Marvel ou da...