Combinando thriller psicológico e drama social, “Um Crime Comum”, novo filme de Francisco Márquez, vê uma mulher entrar em colapso diante de um senso de culpa coletiva. Uma co-produção Argentina-Brasil-Suíça, o longa, que estreou na Berlinale, marca a única presença brasileira na seleção de longas do Festival de Londres deste ano. 

Cecilia (Elisa Carricajo) é uma professora de sociologia prestes a aplicar para um emprego melhor. Ela conta com a ajuda de Nebe (Mecha Martínez) para dar conta das tarefas domésticas e dos cuidados com o filho Juan (Ciro Coien Pardo) e, de modo geral, goza de uma vida estruturada em um bairro abastado na Argentina.  

Numa noite chuvosa, o filho de vinte e poucos anos de Nebe, Kevin (Eliot Otazo), bate na porta de Cecilia pedindo ajuda. Ela finge não ouvir e se recusa a abrir – e, para seu terror, ele aparece morto em um rio dias depois. Todos os dedos apontam para a polícia, que já vinha perseguindo injustamente o jovem, mas a educadora não consegue negar sua própria responsabilidade no ocorrido. Ela tenta levar sua vida como de praxe, mas aos poucos, o teatro de sua normalidade vai caindo como um castelo de cartas.  

É especialmente simbólico que a protagonista seja uma professora de sociologia extremamente desconectada da realidade social que a cerca. Quando ela se encontra com alunos que pedem ajuda em um trabalho logo no início do longa, ela desqualifica as bases sociais do projeto deles com um discurso academicista que ignora a função social de sua área de estudo. A despeito de seu conhecimento, Cecilia padece de uma cegueira seletiva que a impede de ver além da própria bolha. 

A morte de Kevin a expõe a um mundo onde crimes horríveis são sancionados pelo Estado e onde uma parte da população – majoritariamente indivíduos pobres e não-brancos – é considerada descartável pela sociedade. Subitamente, ela, que também dá palestras na área de economia, se torna ciente da relações de poder e nas dinâmicas raciais ao seu entorno e isso a consome por dentro.

Carricajo – que figurou na seleção do Festival de Londres do ano passado como parte do elenco do épico “La Flor” – dá um show no papel de uma mulher mal conseguindo conter a culpa dentro de si. O longo take aos 25 minutos, por exemplo, no qual ela vai até o rio e passa pelo meio de um protesto para ver o corpo de Kevin com os próprios olhos, é uma aula de atuação.

O roteiro, escrito por Marquéz juntamente com Tomás Downey, traz um subtexto sutil ao traçar um paralelo do destino de Kevin com os “desaparecimentos” ocorridos na ditadura militar argentina. Apesar de se basear firmemente na perspectiva psicológica de Cecilia, “Um Crime Comum” quer denunciar uma questão social que perpassa o Estado e a burguesia do país. O final ambivalente, no entanto, lembra o público de que parte do poder do sistema reside no fato de não haver saídas fáceis dele.

‘Delia Derbyshire: The Myths and Legendary Tapes’, o retrato multifacetado de uma viajante do tempo

https://www.youtube.com/watch?v=CM8uBGANASc O tradicional seriado “Doctor Who” completou 57 anos em novembro de 2020. A música-tema - um dos primeiros inteiramente eletrônicos criados para a televisão - entrou para os anais da ficção científica e, ainda que diversos...

‘David Byrne’s American Utopia’, a sequência espiritual de ‘Stop Making Sense’

Em certo ponto de "David Byrne's American Utopia", filme que registra o recente show que Byrne apresentou na Broadway, o músico faz questão de lembrar o público do Teatro Hudson, em Nova York, de que tudo o que eles estão ouvindo é gerado ao vivo. Ele admite não ter...

‘Cicada’: delicado romance marcado por traumas masculinos

Com uma poderosa abordagem sobre traumas masculinos, "Cicada" é um corajoso drama que aponta Matthew Fifer como uma nova voz do cinema queer dos EUA. O filme de Fifer e Kieran Mulcare, que estreou no Festival Outfest em Los Angeles e foi exibido no Festival de Londres...

‘Ammonite’: um cansativo sub-‘Retrato de uma Jovem em Chamas’

Depois do sucesso de seu primeiro longa, "O Reino de Deus", Francis Lee torna a apostar em um romance LGBT em sua nova produção, "Ammonite". No entanto, as semelhanças entre os filmes acabam por aí. Mesmo contando com performances poderosas de Kate Winslet e Saoirse...

‘A Voz Humana’: Tilda Swinton hipnotiza em Almodóvar menor

Unindo dois titãs do cinema, "A Voz Humana" é um filme cuja primeira foto de bastidor já foi suficiente para quebrar a internet cinéfila. A visão do diretor espanhol Pedro Almodóvar ao lado da atriz britânica Tilda Swinton veio cheia de promessa e o curta - que...

‘Um Crime Comum’: angústia da culpa domina belo thriller argentino

Combinando thriller psicológico e drama social, "Um Crime Comum", novo filme de Francisco Márquez, vê uma mulher entrar em colapso diante de um senso de culpa coletiva. Uma co-produção Argentina-Brasil-Suíça, o longa, que estreou na Berlinale, marca a única presença...

‘Another Round’: Mads Mikkelsen arrasador em comédia ácida

Se você queria ver Mads Mikkelsen bebendo até cair e mostrando um certeiro timing cômico, você acaba de achar seu filme do ano. "Another Round", longa de Thomas Vinterberg que estreou em Toronto e foi exibido no Festival de Londres deste ano, reúne o cineasta com o...

‘Fábulas Ruins’: conto italiano totalmente perdido

Era uma vez, nos subúrbios de Roma, crianças que tentaram sobreviver às férias de verão a despeito de seus pais e responsáveis. Esse é o mote de "Fábulas Ruins", drama italiano que estreou na Berlinale - onde ganhou o prêmio de melhor roteiro - e foi exibido no...

‘El Prófugo’: suspense digno dos clássicos do ‘Supercine’

Após um evento traumático, uma dubladora se vê às voltas com um estranho fenômeno em "El Prófugo", suspense argentino que estreou na Berlinale e foi exibido no Festival de Londres deste ano. Depois de brincar com a comédia policial em seu primeiro longa "Morte em...

‘Never Gonna Snow Again’: curiosa história de um super-herói do leste europeu

De uma terra desolada pela radiação, um viajante chega a uma cidade e, com estranhos poderes, se dedica a mudar a vida de seus habitantes. "Never Gonna Snow Again", drama polonês exibido no Festival de Londres deste ano, pode não pertencer à franquia da Marvel ou da...