Grande sucesso da Marvel e recorde de bilheteria mundial, “Vingadores: Ultimato” foi o filme com mais ingressos vendidos nos cinemas de Manaus entre janeiro deste ano até a primeira quinzena de agosto. A superprodução com Robert Downey Jr. vendeu mais de 389 mil entradas em mais de dois meses em cartaz, arrecadando R$ 6,3 milhões somente na capital amazonense. Os dados são do Observatório Brasileiro do Cinema e Audiovisual (OCA), da Ancine. 

“Vingadores: Ultimato” representa o domínio das produções internacionais, especialmente, de Hollywood nas salas de Manaus. A arrecadação total nos cinemas da capital somou R$ 35,2 milhões, sendo 92,5% deste montante de longas do exterior. Os números devem melhorar nas próximas semanas com o acréscimo dos resultados de “Nada a Perder 2” e “Bacurau”. 

Os sete complexos cinematográficos em funcionamento na cidade faturaram 11,59% a mais do que o mesmo período em 2018 – R$ 31,5 milhões. Quanto à venda de ingressos, houve uma ligeira alta: o OCA registra 2,38 milhões de ingressos comercializados em 2019 contra 2,36 milhões do ano passado. 

Confira abaixo o TOP 20 dos filmes mais vistos nos cinemas de Manaus em 2019 até a primeira quinzena de agosto: 

1) Vingadores: Ultimato

Ingressos Vendidos: 389,9 mil
Renda: R$ 6,3 milhões
 

2) O Rei Leão 

Ingressos Vendidos: 206,1 mil
Renda: R$ 3,2 milhões 

3) Capitã Marvel 

Ingressos Vendidos: 186,3 mil
Renda: R$ 2,7 milhões 

4) Toy Story 4 

Ingressos Vendidos: 154 mil
Renda: 2,2 milhões
 

5) Homem-Aranha: Longe de Casa 

Ingressos Vendidos: 127,5 mil
Renda: R$ 1,9 milhão
 

6) Wi-Fi Ralph 

Ingressos Vendidos: 103 mil
Renda: R$ 1,3 milhão
 

7) Como Treinar Seu Dragão 3 

Ingressos Vendidos: 87,7 mil
Renda: R$ 1,2 milhão
 

8) Aladdin 

Ingressos Vendidos: 83 mil
Renda: R$ 1,3 milhão
 

9) Minha Vida em Marte* 

Ingressos Vendidos: 85,1 mil
Renda: R$ 1,1 milhão
 

10) Shazam! 

Ingressos Vendidos: 58,7 mil
Renda: R$ 913 mil
 

11) Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw 

Ingressos Vendidos: 48,8 mil
Renda: R$ 760 mil
 

12) Dragon Ball: Super Broly 

Ingressos Vendidos: 46,5 mil
Renda: R$ 582 mil
 

13) Nada a Perder 2 

Ingressos Vendidos: 44,4 mil
Renda: R$ 363 mil
 

14) Homem-Aranha no Aranhaverso 

Ingressos Vendidos: 43,1 mil
Renda: R$ 591 mil
 

15) Superação – O Milagre da Fé 

Ingressos Vendidos: 41,7 mil
Renda: R$ 567 mil
 

16) De Pernas Pro Ar 3 

Ingressos Vendidos: 39,5 mil
Renda: R$ 586 mil
 

17) X-Men: Fênix Negra 

Ingressos Vendidos: 38 mil
Renda: R$ 595 mil
 

18) Annabelle 3: De Volta Para Casa 

Ingressos Vendidos: 35,3 mil
Renda: R$ 483 mil
 

19) Vidro 

Ingressos Vendidos: 34,8 mil
Renda: R$ 530 mil
 

20) John Wick 3 

Ingressos Vendidos: 27,6 mil
Renda: R$ 392 mil
 

‘A Paixão Segundo G.H’: respeito excessivo a Clarice empalidece filme

Mesmo com a carreira consolidada na televisão – dirigiu séries e novelas - admiro a coragem de Luiz Fernando Carvalho em querer se desafiar como diretor de cinema ao adaptar obras literárias que são consideradas intransponíveis ou impossíveis de serem realizadas para...

‘La Chimera’: a Itália como lugar de impossibilidade e contradição

Alice Rohrwacher tem um cinema muito pontual. A diretora, oriunda do interior da Toscana, costuma nos transportar para esta Itália que parece carregar consigo: bucólica, rural, encantadora e mágica. Fez isso em “As Maravilhas”, “Feliz como Lázaro” e até mesmo nos...

‘Late Night With the Devil’: preso nas engrenagens do found footage

A mais recente adição ao filão do found footage é este "Late Night With the Devil". Claramente inspirado pelo clássico britânico do gênero, "Ghostwatch", o filme dos irmãos Cameron e Colin Cairnes, dupla australiana trabalhando no horror independente desde a última...

‘Rebel Moon – Parte 2’: desastre com assinatura de Zack Snyder

A pior coisa que pode acontecer com qualquer artista – e isso inclui diretores de cinema – é acreditar no próprio hype que criam ao seu redor – isso, claro, na minha opinião. Com o perdão da expressão, quando o artista começa a gostar do cheiro dos próprios peidos, aí...

‘Meu nome era Eileen’: atrizes brilham em filme que não decola

Enquanto assistia “Meu nome era Eileen”, tentava fazer várias conexões sobre o que o filme de William Oldroyd (“Lady Macbeth”) se tratava. Entre enigmas, suspense, desejo e obsessão, a verdade é que o grande trunfo da trama se concentra na dupla formada por Thomasin...

‘Love Lies Bleeding’: estilo A24 sacrifica boas premissas

Algo cheira mal em “Love Lies Bleeding” e é difícil articular o quê. Não é o cheiro das privadas entupidas que Lou (Kristen Stewart) precisa consertar, nem da atmosfera maciça de suor acre que toma conta da academia que gerencia. É, antes, o cheiro de um estúdio (e...

‘Ghostbusters: Apocalipse de Gelo’: apelo a nostalgia produz aventura burocrática

O primeiro “Os Caça-Fantasmas” é até hoje visto como uma referência na cultura pop. Na minha concepção a reputação de fenômeno cultural que marcou gerações (a qual incluo a minha) se dá mais pelos personagens carismáticos compostos por um dos melhores trio de comédia...

‘Guerra Civil’: um filme sem saber o que dizer  

Todos nós gostamos do Wagner Moura (e seu novo bigode); todos nós gostamos de Kirsten Dunst; e todos nós adoraríamos testemunhar a derrocada dos EUA. Por que então “Guerra Civil” é um saco?  A culpa, claro, é do diretor. Agora, é importante esclarecer que Alex Garland...

‘Matador de Aluguel’: Jake Gyllenhaal salva filme do nocaute técnico

Para uma parte da cinefilia, os remakes são considerados o suprassumo do que existe de pior no mundo cinematográfico. Pessoalmente não sou contra e até compreendo que servem para os estúdios reduzirem os riscos financeiros. Por outro lado, eles deixam o capital...

‘Origin’: narrativa forte em contraste com conceitos acadêmicos

“Origin” toca em dois pontos que me tangenciam: pesquisa acadêmica e a questão de raça. Ava Duvernay, que assina direção e o roteiro, é uma cineasta ambiciosa, rigorosa e que não deixa de ser didática em seus projetos. Entendo que ela toma esse caminho porque discutir...