De Glenn Close a “Nasce uma Estrela”, Caio Pimenta analisa quais os 10 maiores Oscar bait dos últimos anos. 

10. JENNIFER LAWRENCE, por “JOY”

Joy, com Jennifer Lawrence

Teve uma época em que bastava a Jennifer Lawrence lançar um filme e o Oscar a indicava. Em 2016, teve a maior forçada de barra de todas. 

Com outro queridinho da Academia, o David O. Russell, a Jennifer Lawrence estrelou “Joy”. A dramédia foi moldada para a atriz levar a segunda estatueta da carreira ao fazer a versão feminina do famoso self-made man aliando a força e a garra com uma pitada de humor. 

Vai dizer que a Fox não pensou na indicação e uma possível vitória? A Academia caiu na armadilha e nomeou a Jennifer Lawrence em Melhor Atriz, preterindo a Charlize Theron maravilhosa em “Mad Max”.

9. MATTHEW MCCONAUGHEY, por “CLUBE DE COMPRAS DALLAS”

O Christian Bale é o mais conhecido dos atores que se transformam no melhor estilo sanfona de engordar e emagrecer em Hollywood. Porém, foi outro ator quem levou o Oscar com uma atuação do tipo. 

Conhecido pelo rótulo de galã, o Matthew McConaughey perdeu 20kg para viver um cowboy com Aids em “Clube de Compras Dallas”. É inegável que ele está no segundo melhor papel da carreira, mas, não deixa de ser uma fórmula manjada para vencer o Oscar.  

Só para esclarecer: o melhor trabalho da carreira do McConaughey foi em “Killer Joe”, uma atuação extrema oposta a Oscar bait.

8. “NASCE UMA ESTRELA”

As três versões de “Nasce uma Estrela” conseguiram somadas 17 indicações e duas estatuetas. Quando alguém na Warner cogitou um quarto filme, inevitavelmente, pensaram em Oscar.  

Para tanto, chamaram um galã em alta com o desejo de dar um passo ousado igual fizeram Robert Redford e Kevin Costner ao estrearem na direção. A fórmula do amor impossível embalada com uma música de refrão fácil remetia a “Titanic”. Por fim, a presença de uma estrela pop como Lady Gaga disposta a se reinventar como atriz foi a cereja do bolo. 

O resultado no Oscar ficou no meio do caminho: foi indicado a Melhor Filme, em atuações e levou Melhor Canção. Porém, Bradley Cooper não conseguiu a sonhada nomeação para Diretor e “Nasce uma Estrela” passou longe de brigar nas categorias máximas.

7. EDDIE REDMAYNE, por “A TEORIA DE TUDO” E “A GAROTA DINAMARQUESA”

O Eddie Redmayne surgiu no prêmio com duas indicações Oscar bait total. 

No clichê da figura pública histórica de grande desafio físico, o Eddie Redmayne superou o Michael Keaton e levou o Oscar 2015 de Melhor Ator ao interpretar o físico Stephen Hawking em “A Teoria de Tudo”.

O pior veio no ano seguinte com o desempenho sofrível em “A Garota Dinamarquesa”. Com uma atuação marcada por caras e bocas, o britânico ainda acabou sendo alvo de críticas pela não escalação de intérprete trans no lugar dele.

6. GLENN CLOSE, por “ERA UMA VEZ UM SONHO”

O desespero bateu no mundo do cinema quando a Glenn Close perdeu o Oscar para a Olivia Colman, em 2019, por “A Esposa”. A situação chegou a um nível tal que apelaram de vez na edição deste ano. 

O resultado foi o desesperador Oscar bait de “Era uma vez um Sonho”. Com diversas sequências acima do tom, aos berros nas diversas sequências de discussão e com uma pesada maquiagem e penteado, a Glenn Close chega a um nível constrangedor em um dos seus piores desempenhos nos cinemas. 

Mesmo assim, a Academia resolveu ser generosa e aproveitou o nível longe do elevado da categoria de Melhor Atriz Coadjuvante para nomeá-la pela oitava vez. Pelo menos, tiveram o bom senso de não dar o prêmio.

5. ALEJANDRO GONZÁLEZ IÑARRITU E LEONARDO DICAPRIO, por “O REGRESSO”

Leonardo DiCaprio em cena de The Revenant, de Alejandro González Iñarritu

Sim, “O Regresso” é um Oscar bait de marca maior. 

Primeiro, claro, para o Leonardo DiCaprio: já que grandes atuações não bastavam, então, por que não passar frio e diversos perrengues em uma interpretação de rigor físico absurdo? Deu certo.

Se o Oscar de “Birdman” até foi inesperado apesar das ousadias técnicas, o Alejandro González Iñarritu sabia que a vitória viria em “O Regresso” ao realizar um longa de ação desafiador em meio a temperaturas baixíssimas e passível ao improvável da natureza. Deu certo também. 

Em Melhor Filme, entretanto, a Academia surpreendeu ao premiar “Spotlight”, outra produção com carinha de Oscar.

4. MERYL STREEP, por “A DAMA DE FERRO”

Não tinha como fazer uma lista de Oscars bait sem citar a Meryl Streep por “A Dama de Ferro”. 

A transformação visual para virar Margaret Thatcher já indicava que a lenda de Hollywood chegaria pesado para conquistar a terceira estatueta.

Remetendo ao tom de voz da primeira-ministra britânica, Streep segura a atenção do público em uma cinebiografia muito aquém do desempenho dela.

3. GARY OLDMAN, por “O DESTINO DE UMA NAÇÃO”

O pódio se abre com outra vitória de uma atuação típica de Oscar bait. 

Preenchendo o pacote transformação visual irreconhecível e personagem histórico celebrado, o Gary Oldman venceu a primeira estatueta da carreira por “O Destino de uma Nação”.

Como Winston Churchill, o britânico faz o mesmo que Streep e consegue salvar o drama de guerra de Joe Wright da nulidade. 

A bem da verdade, “O Destino de uma Nação” só existiu para o Gary Oldman ou o ator que fosse o protagonista sair vencedor do Oscar. 

2 FILMES DE STEVEN SPIELBERG 

crítica lincoln steven spielberg daniel day lewis sally field

Dentro de Hollywood, o Steven Spielberg é um dos maiores entusiastas do Oscar e da Academia. Ele, por exemplo, está sempre participando do Boards of Governors.  

E a premiação se mostra generosa até demais com ele: teve quatro indicados a Melhor Filme na última década. E todos eles se encaixavam no Oscar bait. 

Em 2012, a entidade forçou a barra com sofrível “Cavalo de Guerra”, drama cheio de boas intenções ambientado na Segunda Guerra Mundial (sempre ela) remetendo ao cinema clássico na narrativa.

“Lincoln” caminha mais pela trilha das tradicionais cinebiografias do que dos dramas políticos, servindo para mitificar a imagem do ex-presidente norte-americano do que apresentar um retrato aprofundado de um importante momento histórico dos EUA.

“Ponte dos Espiões” foge – pero no mucho – da linha Oscar bait em um thriller tenso ainda que não seja tão incisivo como poderia ser.

Por fim, “The Post” pode ter as melhores intenções em relação à defesa do jornalismo, mas, as tintas sensacionalistas com pitadas de maniqueísmo tiram toda a força do longa.

1. ANNE HATHAWAY, por “OS MISERÁVEIS”

O maior Oscar bait indicado ou vencedor do Oscar veio da cerimônia de 2013. 

No início da década passada, a Anne Hathaway era uma estrela em ascensão do jeito que Hollywood gosta: linda, talentosa, carismática e capaz de fazer sucessos de bilheteria com produções mais adultas. A chance de vencer o Oscar caiu como uma luva perfeita ao fazer Fantine, uma personagem que sofre tudo e mais um pouco em “Os Miseráveis”.

A interpretação de “I Dreamed a Dream” gravada ao vivo é o auge do Oscar bait com uma atuação entre o desespero palpável e o exagero incômodo. 

De todas as cenas de atuações vencedoras do Oscar nos últimos anos, nenhuma grita mais por uma estatueta do que esta. 

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 3

De "Coringa: Delírio a Dois" a "Deadpool & Wolverine", Caio Pimenta traz a terceira parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/n-5WHISgSCg MELHOR ANIMAÇÃO Mais de duas décadas depois da consagração da trilogia do Peter Jackson, “O Senhor dos...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...

Oscar 2024: Por que ‘Oppenheimer’ venceu Melhor Filme?

Caio Pimenta analisa os motivos que levaram "Oppenheimer" a vencer o Oscar 2024 de Melhor Filme. https://www.youtube.com/watch?v=DsCtLukSRtc 1. A QUALIDADE DO FILME - 50% O primeiro e principal fator, claro, reside nas próprias qualidades de “Oppenheimer” .  O drama...

Oscar 2024: Por que Emma Stone venceu Melhor Atriz?

Emma Stone conquista o segundo Oscar da carreira em Melhor Atriz. Se a vitória por “La La Land” é contestada até hoje, agora, parece que não há tanta revolta assim. Pelo contrário. Neste post, eu apresento cinco motivos que levaram a estrela de “Pobres Criaturas”  à...