Ah, janeiro…  

Caro leitor, você não sente uma preguiça no comecinho de janeiro, como se o ano demorasse um pouco para engrenar depois das celebrações de dezembro? Eu sinto. E Hollywood também sente, pelo visto. O que vemos estrear no começo do ano, geralmente? Ora, filmes do Oscar, para a temporada de premiações, e alguns lançamentos nos quais os estúdios quase sempre não botam muita fé, para ver se eles arrecadam algum dinheiro numa época do ano menos tumultuada para estreias. É uma prática comum da indústria, que dá certo às vezes, do ponto de vista comercial, às vezes não. Por via das dúvidas, um senso comum que aprendemos depois de acompanhar a produção de Hollywood por algum tempo, é “cuidado com os idos de janeiro/fevereiro”. 

É o caso deste Ameaça Profunda. Segundo relatos, esta produção da 20th Century Fox foi filmada lá atrás, em 2017, ficou presa por um tempo na fusão Fox-Disney e só agora está sendo lançada nos multiplexes do mundo. Em janeiro. Ou seja, chega cercado de expectativas não muito boas. 

De fato, não é um filme bom. Mas não chega a ser realmente ruim: tem bons valores de produção – um ótimo trabalho de direção de arte e efeitos visuais – e uma ou outra cena com um suspense eficaz. É mais um clone de Alien (1979), o clássico de terror e ficção-científica de Ridley Scott, ambientado debaixo d’água. Se você já viu Alien, leitor, e consegue imaginar uma versão dele no fundo do mar, é provável que consiga conceber uma história bem semelhante ao deste Ameaça Profunda. Também lembra um pouco O Segredo do Abismo (1989), de James Cameron, que, aliás, dirigiu a continuação de Alien. O problema deste filme é a preguiça: ele é mais esquecível do que ruim. Alien realmente é um dos mais influentes filmes já feitos mas precisa seguir a cartilha dele tão à risca, sem apresentar quase nada de novo? 

Ameaça Profunda se inicia com um desastre numa estação mineradora no fundo do oceano. A heroína, Ripley – opa, não, Norah (vivida por Kristen Stewart) – assume o comando da situação e começa a reunir uns sobreviventes. Todos os personagens são definidos apenas por suas funções, assim como em Alien. Claro, tem o alívio cômico, feito por T. J. Miller, que desde a época das filmagens acabou virando pária em Hollywood por diversas polêmicas. Enfim… Para escapar, eles são forçados a percorrer uma distância até outra estação. No caminho, encontram uns aliens, opa, criaturas no escuro do fundo do mar que os vão pegando um a um. Em certo momento, os heróis encontram uma versão menor de um deles, parecido com aquele que saiu do peito do John Hurt, completo com muco e tudo. Em outra cena, um monstro maior tenta comer o rosto da heroína. No final, Norah fica de calcinha, igual à Ripley no desfecho do seu filme. Ainda bem que Ameaça e Alien pertencem ao mesmo estúdio… 

KRISTEN SE SALVA 

Se o roteiro de Brian Duffield e Adam Cozad não ganha pontos por originalidade ou mesmo esforço – São muito bobocas as cenas em que os personagens tentam “conversar sobre suas emoções” durante a correria para sobreviver – a direção de William Eubank, do razoável suspense de ficção-científica O Sinal (2014), ao menos trabalha para criar um pouco de tensão em alguns minutos. As cenas iniciais da destruição da estação realmente prendem a atenção e Eubank capta o caos de maneira impactante, mesclando computação gráfica com elementos rodados na set. Mas… É pouco. Acaba que o filme, por ser ambientado no escuro e debaixo d’água, não oferece tantas possibilidades visuais e a montagem, junto com a encenação, cria momentos de confusão visual. Em certas cenas fica difícil de saber qual personagem está de fato em perigo, ou como alguns escapam dele. 

O que resta é o elenco, fazendo o que pode para justificar seus pagamentos. O filme tem bons atores – Vincent Cassell, Jessica Henwick de Punho de Ferro e John Gallagher Jr., que passa quase o tempo todo deitado. Gallagher inclusive participou de um terror/sci-fi bem melhor que este aqui, Rua Cloverfield, 10 (2016), há alguns anos, e é até divertido imaginar Ameaça como parte do “universo cinematográfico Cloverfield”. Será que o J. J. Abrams leu este roteiro? 

No centro de tudo está Kristen Stewart, cada vez mais uma presença interessante. Ela já admitiu que anda fazendo papeis em grandes produções para viabilizar uns pequenos dramas independentes que parecem ser a sua real paixão desde o fim da sua fase Crepúsculo. Até agora isso não vem dando muito certo para ela, mas seu jeito meio alienígena torna este Ameaça Profunda um pouco mais interessante do que seria sem ela como protagonista. Stewart tem uma atuação intensa e focada; ela corre, pula, prende a respiração e leva o filme nas costas. 

Mas no fim das contas, é um esforço meio inútil. Pelo menos Ameaça Profunda é um filme B curto – cerca de uma hora e meia – e que, por ser despretensioso, acaba até quase entretendo. Existem outros filmes, maiores e mais inchados, que poderiam se beneficiar desse tipo de abordagem. Dez minutos depois de sair da sessão, você já o esqueceu. Este parece ser o destino de muitos lançamentos hollywoodianos do começo do ano nos multiplexes. Dá uma preguiça de sair pro cinema nessa época… É melhor ficar na cama, no ar condicionado, com uma boa companhia, revendo Alien. 

Oscar 2022 de Melhor Ator Coadjuvante: Previsões Iniciais

De Bradley Cooper a Willem Dafoe, Caio Pimenta apresenta a lista de candidatos ao Oscar 2022 de Melhor Ator Coadjuvante. https://www.youtube.com/watch?v=A4kohV2RCMw CHANCES MÍNIMAS Dois atores de filmes queridos da crítica devem ficar de fora.  O excelente Vincent...

Oscar: O Melhor e o Pior das Indicações de Al Pacino

Al Pacino.   Só de falar esse nome dá vontade de fazer uma reverência, afinal, se trata de uma das maiores lendas da história do cinema. A Academia, entretanto, não teve a melhor das relações com o ator e, apesar das nove indicações, ele venceu apenas uma vez.  Neste...

Oscar 2022 de Melhor Direção: Previsões Iniciais

De Steven Spielberg a Kenneth Branagh, Caio Pimenta apresenta a lista de candidatos ao Oscar 2022 de Melhor Direção. https://www.youtube.com/watch?v=k7yCO2R6RIs CHANCES MÍNIMAS  Já que iniciei falando de mulheres na direção, algumas delas parecem bem distantes da...

Oscar: O Melhor e o Pior das Indicações de Kate Winslet

De "Razão e Sensibilidade" a "Steve Jobs", Caio Pimenta analisa quais as melhores e piores indicações de Kate Winslet no Oscar. https://www.youtube.com/watch?v=nfP509-GoY0&t=249s 7. IRIS  Em 2002, a Kate Winslet disputou melhor atriz coadjuvante por “Iris”.  No...

Oscar 2022 de Melhor Ator: Previsões Iniciais

De Clint Eastwood a Will Smith, Caio Pimenta apresenta as chances das principais candidatas ao Oscar 2022 de Melhor Ator.  https://www.youtube.com/watch?v=3R1FHc5qXlI CHANCES MÍNIMAS    Tem muita gente sem grandes chances no Oscar 2022 de Melhor Ator. Quatro...

Oscar: O Melhor e o Pior das Indicações de Frances McDormand

A Katharine Hepburn pode ser a maior vencedora do Oscar de Melhor Atriz com quatro estatuetas, porém, a Frances McDormand detém um recorde incrível: 100% de aproveitamento na categoria com três indicações e três vitórias.   Ela ainda soma outras nomeações em atriz...

Oscar 2022 de Melhor Atriz: Previsões Iniciais

De Rachel Zegler a Lady Gaga e Kristen Stewart, Caio Pimenta apresenta as chances das principais candidatas ao Oscar 2022 de Melhor Atriz.  https://www.youtube.com/watch?v=IwUGzahLr6c CHANCES MÍNIMAS     Apesar dos muitos elogios a elas, três candidatas parecem...

Oscar: O Melhor e o Pior das Indicações de Leonardo DiCaprio

De "Gilbert Grape" a "Era uma vez em Hollywood", Caio Pimenta analisa quais as melhores e piores indicações de Leonardo DiCaprio no Oscar. https://www.youtube.com/watch?v=zjIqnog1h8Y 6. O REGRESSO  Igual fiz com o Martin Scorsese, começo com o desempenho que valeu o...

Museu da Academia em Los Angeles abre e promete passeio cinéfilo inesquecível

Chegou o dia: o Museu da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está aberto para todo o público em Los Angeles. A cerimônia de inauguração aconteceu nesta quinta-feira, 30 de setembro, na The Walt Disney Company Piazza. O passeio promete ser parada obrigatória...

Oscar 2022 de Melhor Filme: Previsões Iniciais – Parte II

Angelina Jolie, Clint Eastwood, Nicole Kidman, Paul Thomas Anderson, Guillermo del Toro e Lady Gaga estão na segunda parte das previsões iniciais do Cine Set para o Oscar 2022 de Melhor Filme.  https://www.youtube.com/watch?v=GIHfiW9th-A CHANCES MÍNIMAS  Três filmes...