De Viola Davis a James Bond, Caio Pimenta apresenta mais 10 filmes que podem surgir na disputa pelo Oscar 2021.

APOLLO 10 ½ 

O Richard Linklater chegou perto do Oscar com Boyhood, o filmaço gravado ao longo de uma década. Em 2021, ele pode voltar ao prêmio com “Apollo 10 ½”. 

O filme será ambientado em Houston, em 1969, e vai mostrar, a partir de um adolescente, toda a expectativa gerada para a missão que levaria o homem à Lua. 

Nos últimos anos, o Linklater deu umas tropeçadas com “A Melhor Escolha” e “Cadê Você, Bernadette?”. Porém, esse tipo de trama que aborda as transformações no mundo adolescente com uma pegada musical são um campo onde ele costuma se sair melhor. Minha expectativa é boa para esse filme. 

EM UM BAIRRO DE NOVA YORK 

Jon M. Cho surpreendeu muita gente e foi bem recebido em Hollywood com a comédia “Podres de Rico”. Já o Lin-Manuel Miranda virou cobiçadíssimo dentro da showbiz americano após o sucesso de “Hamilton”. Os dois, então, resolveram se aliar no musical “Em um Bairro de Nova York”. 

Adaptação do musical da Broadway criado pelo Miranda, a produção se passa em um bairro de uma comunidade latina de Nova York e foca nos sonhos, amores e frustrações de vários jovens da região. 

A Academia sempre que pode reconhece musicais – nos últimos anos, tivemos “Moulin Rouge“, “Chicago”, “Os Miseráveis” e “La La Land” sempre com muitas indicações – e fora que é uma oportunidade e tanta para reconhecer o talento latino tal qual fez “Podres de Rico” com os asiáticos. 

MA RAINEY´S BLACK BOTTOM 

Outra produção que sai dos palcos para chegar aos cinemas é “Ma Rainey´s Black Bottom”. 

A Viola Davis irá interpretar a rainha do Blues durante as tensas gravações de um álbum em 1927 na cidade de Chicago.  O Chadwick Boseman, também conhecido como Pantera Negra, está no elenco, enquanto a direção fica com o George Wolfe. 

Uma curiosidade é que o filme vai ser produzido pelo Denzel Washington. Vale lembrar que ele foi diretor de “Um Limite Entre Nós”, produção que rendeu o único Oscar da carreira da Viola. 

IRRESISTIBLE 

 “Irresistible” traz o Steve Carell como um consultor político que decide ajudar o personagem do Chris Cooper, um militar aposentado, a se tornar prefeito. A Rose Byrne e a Mackenzie Davis também estão no elenco do filme dirigido pelo Jon Stewart. 

O filme tem dois problemas para chegar no Oscar: primeiro, é o lançamento previsto para acontecer logo em maio, o que pode tirá-lo de festivais importantes como Cannes. Segundo que a temática eleitoral já vai ter passado nos EUA; a eleição lá será em novembro. Logo, para o Oscar, pode acabar ficando um filme fora de hora.  

THE 40 YEAR OLD VERSION 

“The 40 Year Old Version” foi uma das produções elogiadas do último Festival de Sundance e pode surgir como um azarão do circuito alternativo. 

A história mostra uma dramaturga que enfrenta estigmas sociais como ainda ser solteira aos 40 anos e rejeição da comunidade teatral. A força para encarar esses desafios diários vem através da paixão pelo rap. 

Do Festival de Sundance, surgiram filmes como “Preciosa”, “Whiplash” e “Educação”, todas produções indicadas a Melhor Filme. E o tom quase autobiográfico da diretora e atriz Radha Blank filmando Nova York em preto e branco e 35mm pode conquistar a Academia. 

THREE THOUSAND YEARS OF LONGING 

Se a Academia tivesse sido mais ousada em 2015, o George Miller teria vencido o Oscar por “Mad Max”. De qualquer maneira, o diretor retorna para tentar a estatueta no ano que vem. 

E ele está bem acompanhado: a Tilda Swinton e Idris Elba serão os protagonistas de “Three Thousand Years of Longing”, filme que também tem o roteiro do George Miller. 

Os detalhes sobre a história ainda estão mantidos em sigilo. 

LIMONOV 

Pawel Pawlikowski caiu graças de Hollywood: em 2015, “Ida” venceu o Oscar em Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, e em 2019, foi indicado a Melhor Direção por “Guerra Fria”. E ele está de filme novo. 

Limonov” traz a história real do poeta e político russo radical que foi um dos membros mais carismáticos do Partido Bolchevique. Nos EUA, foi mordomo na casa de um milionário e na França foi um sucesso literário.  

O lançamento do filme deve acontecer no Festival de Cannes, caso o evento não seja cancelado. E se for muito bem por lá, provavelmente, deve garantir uma vaga em Melhor Filme Internacional e pode começar a sonhar em voos maiores, igual fez “Parasita”. 

THOSE WHO WISH ME DEAD 

Taylor Sheridan. Talvez o nome não seja tão familiar assim, mas, você, com certeza, já viu algum dos filmes dele. Ele foi roteirista dos dois longas de “Sicario” e do western “A Qualquer Custo”, além de ter dirigido o ótimo “Terra Selvagem”. 

Para o Oscar 2021, ele reserva “Those Who Wish me Dead”. O suspense mostra uma policial lutando para proteger a vida de uma testemunha de um assassinato em meio a incêndios florestais. O elenco tem a Angelina Jolie e o Nicholas Hoult. 

THE MANY SAINTS OF NEWARK 

“Os Sopranos” foi uma das maiores, se não a maior, série da história da televisão. Em 2020, eles retornam em um filme que traz as origens de Tony Soprano. 

“The Many Saints of Newark” se passa em 1967 no meio das tensões cada vez maiores entre negros e italianos. No meio de tudo isso, Tony vai montando a gangue que veríamos na série premiada da HBO. 

Em 2020, se imaginou que “Downton Abbey” pudesse conseguir indicações, pelo menos, em categorias técnicas. Nada disso, porém aconteceu. Acho que o filme dos Sopranos deve seguir o mesmo caminho. 

007: SEM TEMPO PARA MORRER 

Operação Skyfall” rendeu as duas primeiras estatuetas para a franquia James Bond reforçado pela vitória de “007 Contra Spectre” dois anos depois em canção original. Será que “Sem Tempo Para Morrer” mantém o sucesso dos últimos anos? 

A produção que marca a despedida de Daniel Craig da série mostra James Bond saindo da aposentadoria para deter o vilão interpretado pelo ganhador do Oscar, Rami Malek. A direção é do Cary Fukunaga, conhecido por “True Detective” e “Beasts of no Nation”. 

Os dois filmes anteriores ganharam na categoria de Canção Original, primeiro com a Adele e depois com o Sam Smith. Em “Sem Tempo Para Morrer”, é a vez da Billie Eilish, que dominou o último Grammy.  

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Animação e Filme Internacional

De "Toy Story 4" e "Parasita" a "Zona de Interesse" e "O Menino e a Garça", Caio Pimenta traz um ranking dos ganhadores do Oscar de Melhor Animação e Filme Internacional dos anos 2020. https://youtu.be/FzT686ie_4k 5. 'TOY STORY 4' e 'NADA DE NOVO NO FRONT' Inicio a...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 3

De "Coringa: Delírio a Dois" a "Deadpool & Wolverine", Caio Pimenta traz a terceira parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/n-5WHISgSCg MELHOR ANIMAÇÃO Mais de duas décadas depois da consagração da trilogia do Peter Jackson, “O Senhor dos...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...

Oscar 2024: Por que ‘Oppenheimer’ venceu Melhor Filme?

Caio Pimenta analisa os motivos que levaram "Oppenheimer" a vencer o Oscar 2024 de Melhor Filme. https://www.youtube.com/watch?v=DsCtLukSRtc 1. A QUALIDADE DO FILME - 50% O primeiro e principal fator, claro, reside nas próprias qualidades de “Oppenheimer” .  O drama...