Alternando entre devaneio e agonia, “Breve Miragem de Sol”, novo longa de Eryk Rocha, busca compor o retrato de um Rio de Janeiro em colapso através dos olhos de um taxista. A produção nacional, que está tendo sua estreia mundial no Festival de Londres deste ano, tem um ritmo lento que pode não agradar a todos, mas é obra essencial sobre a classe trabalhadora brasileira.

No centro dela, está Paulo (Fabrício Boliveira), homem recém-divorciado que começa a dirigir um táxi na noite carioca para se sustentar e pagar a pensão do filho, com quem sonha se reencontrar. No carro, ele está sujeito a tudo e vê em primeira mão a tragédia e a comédia que compõem o mosaico urbano.

Solidão onipresente 

Informes noticiários e comentários de outros taxistas proveem um panorama do mundo interior para um homem que está fundamentalmente sozinho. A ex-mulher mal o responde e o espaço que o separa de seus passageiros vai além do físico: nas horas mortas, a solidão de Paulo é palpável.

Numa corrida comum, Paulo encontra a enfermeira Karina (Bárbara Colen), com quem inicia um relacionamento. Em outras mãos, essa história poderia ser a de um homem no fundo do poço que encontra forças diante de um novo amor – mas esse não é o filme fácil que Rocha quer fazer. Ao invés disso, as cenas do casal aparecem como um respiro – não uma salvação – do caos da vida de Paulo. Romance faz parte, o filme argumenta, mas não provém o sustento de ninguém.

O diretor usa seu background em documentários para compor uma estética que sufoca em seu realismo. Com a câmera dentro do carro, colada ao rosto do protagonista, o público se sente preso como ele. Certas cenas, como a reunião dos taxistas em um restaurante, acertam em cheio a coloquialidade da vida cotidiana.

Incisivo, urbano e caótico

Esse foco na classe trabalhadora brasileira conecta o longa a outro destaque do cinema nacional recente, “Arábia“. A abordagem aqui, no entanto, é outra: enquanto o filme de João Dumans e Affonso Uchoa buscava uma poética prosaica do trabalhador rural, o olhar de Rocha é mais incisivo e realista.

No centro desse realismo está o incrível trabalho de Boliveira, que leva a maior parte do filme sozinho em cenas sem diálogo. Nos seus olhos, é possível enxergar a pressão sob a qual está o homem comum, que tem prover seu sustento rodeado por caos e violências literais e simbólicas.

O filme poderia se beneficiar de mais agilidade, principalmente na meia-hora inicial, mas é compreensível que Rocha tenha escolhido que a vida de Paulo falasse por si só ao invés de recorrer a exposições. Por uma hora e meia, é possível acompanhar os medos e anseios de alguém que, apesar de fictício, é incrivelmente real. “Breve Miragem de Sol” pode ser uma história sobre dificuldades, mas é, acima de tudo, um conto de resistência.

‘Delia Derbyshire: The Myths and Legendary Tapes’, o retrato multifacetado de uma viajante do tempo

https://www.youtube.com/watch?v=CM8uBGANASc O tradicional seriado “Doctor Who” completou 57 anos em novembro de 2020. A música-tema - um dos primeiros inteiramente eletrônicos criados para a televisão - entrou para os anais da ficção científica e, ainda que diversos...

‘David Byrne’s American Utopia’, a sequência espiritual de ‘Stop Making Sense’

Em certo ponto de "David Byrne's American Utopia", filme que registra o recente show que Byrne apresentou na Broadway, o músico faz questão de lembrar o público do Teatro Hudson, em Nova York, de que tudo o que eles estão ouvindo é gerado ao vivo. Ele admite não ter...

‘Cicada’: delicado romance marcado por traumas masculinos

Com uma poderosa abordagem sobre traumas masculinos, "Cicada" é um corajoso drama que aponta Matthew Fifer como uma nova voz do cinema queer dos EUA. O filme de Fifer e Kieran Mulcare, que estreou no Festival Outfest em Los Angeles e foi exibido no Festival de Londres...

‘Ammonite’: um cansativo sub-‘Retrato de uma Jovem em Chamas’

Depois do sucesso de seu primeiro longa, "O Reino de Deus", Francis Lee torna a apostar em um romance LGBT em sua nova produção, "Ammonite". No entanto, as semelhanças entre os filmes acabam por aí. Mesmo contando com performances poderosas de Kate Winslet e Saoirse...

‘A Voz Humana’: Tilda Swinton hipnotiza em Almodóvar menor

Unindo dois titãs do cinema, "A Voz Humana" é um filme cuja primeira foto de bastidor já foi suficiente para quebrar a internet cinéfila. A visão do diretor espanhol Pedro Almodóvar ao lado da atriz britânica Tilda Swinton veio cheia de promessa e o curta - que...

‘Um Crime Comum’: angústia da culpa domina belo thriller argentino

Combinando thriller psicológico e drama social, "Um Crime Comum", novo filme de Francisco Márquez, vê uma mulher entrar em colapso diante de um senso de culpa coletiva. Uma co-produção Argentina-Brasil-Suíça, o longa, que estreou na Berlinale, marca a única presença...

‘Another Round’: Mads Mikkelsen arrasador em comédia ácida

Se você queria ver Mads Mikkelsen bebendo até cair e mostrando um certeiro timing cômico, você acaba de achar seu filme do ano. "Another Round", longa de Thomas Vinterberg que estreou em Toronto e foi exibido no Festival de Londres deste ano, reúne o cineasta com o...

‘Fábulas Ruins’: conto italiano totalmente perdido

Era uma vez, nos subúrbios de Roma, crianças que tentaram sobreviver às férias de verão a despeito de seus pais e responsáveis. Esse é o mote de "Fábulas Ruins", drama italiano que estreou na Berlinale - onde ganhou o prêmio de melhor roteiro - e foi exibido no...

‘El Prófugo’: suspense digno dos clássicos do ‘Supercine’

Após um evento traumático, uma dubladora se vê às voltas com um estranho fenômeno em "El Prófugo", suspense argentino que estreou na Berlinale e foi exibido no Festival de Londres deste ano. Depois de brincar com a comédia policial em seu primeiro longa "Morte em...

‘Never Gonna Snow Again’: curiosa história de um super-herói do leste europeu

De uma terra desolada pela radiação, um viajante chega a uma cidade e, com estranhos poderes, se dedica a mudar a vida de seus habitantes. "Never Gonna Snow Again", drama polonês exibido no Festival de Londres deste ano, pode não pertencer à franquia da Marvel ou da...