MELHOR CENA

  1. Discussão do ex-casal Nicole e Charlie, de “História de um Casamento” – 108 PONTOS
  2. Festa de Aniversário, de “Parasita” – 74 PONTOS
  3. Invasão da seita de Charles Manson à casa de Rick Dalton, de “Era uma vez em Hollywood” – 62 PONTOS
  4. ‘Avante Vingadores!’, de “Vingadores: Ultimato” – 55 PONTOS
  5. Batalha Final no Museu, de “Bacurau” – 51 PONTOS

Ana Sena

  1. Frank recebe o anel de Russel de “O Irlandês
  2. Festa de Aniversário, de “Parasita”
  3. Ida à Praia, de “Assunto de Família
  4. Bento XVI conta a Francisco que vai renunciar, de “Dois Papas
  5. Volta mais rápida de Ken Miles. de “Ford Vs Ferrari
  6. Gary pede que Arthur abra a porta, de “Coringa
  7. Ramona abre o casaco para Destiny, de “As Golpistas
  8. O Desfile, de “Papicha
  9. Roy se despede do pai, de “Ad Astra
  10. Nicole amarra o cadarço de Charlie, de “História de um casamento”

COMENTÁRIOS

“O Irlandês” é, sem dúvida, meu filme favorito do ano e dentre suas cenas belíssimas, destaco o momento em que Russel entrega o anel da máfia a Frank, o que simboliza não somente o pagamento por anos de lealdade e serviços, mas também a grande traição. Difícil escolher uma cena impactante de Parasita, mas a cena do aniversário é a que melhor representa toda critica contida no filme. A cena da praia é a que melhor representa a beleza de Assuntos de Família. E, em Dois Papas, está com certeza a cena que mais me emocionou esse ano, o momento em que o futuro Papa Francisco diz a Bento XVI, após saber da renúncia: “Mas santo padre, Jesus não desceu da cruz”. Christian Bale com seu piloto obcecado e apaixonado, correndo em busca do impossível é uma imagem memorável, assim como é cômica a cena em que Gary pede de Arthur que abra a porta, após um assassinato. Todas as cenas desta lista me impactaram e emocionaram na mesma medida, são repletas de simbolismos e sentimentos.

Caio Pimenta

  1. Memórias de Daniel do período na prisão, de “Se a Rua Beale Falasse
  2. Dança na sequência inicial, de “Clímax
  3. Um morador inesperado, “Parasita”
  4. Eurídice Gusmão idosa e as cartas, de “A Vida Invisível
  5. Sequência da Escadaria, de “Coringa”
  6. Ramona sobe ao palco para apresentação inicial, de “As Golpistas”
  7. Gravação da série, de “Era uma vez em Hollywood”
  8. Avante Vingadores, de “Vingadores: Ultimato”
  9. Briga do Ex-Casal, de “História de um Casamento”
  10. Rainha olha dança, de “A Favorita

COMENTÁRIOS

Nem mesmo em “Moonlight”, Barry Jenkins fez uma cena tão forte como esta de “Se a Rua Beale Falasse”, um filme que vê aqui todo o potencial que poderia ter tido. Uma atuação monstruosa de Brian Tyree Henry. A maluquice e ousadia de Gaspar Noé aparece nesta complexa sequência, enquanto tudo se transforma nos porões da casa de “Parasita”. Fernanda Montenegro, para variar, emociona a gente mais uma vez, Joaquin Phoenix imortaliza sua atuação assim como Jennifer Lopez em “As Golpistas”. Tarantino demonstra toda sua adoração ao mundo do cinema neste momento que outro diretor teria jogado na lata do lixo; o auge da Marvel Studios; a briga mais triste do cinema em 2019; e o momento que fez os votantes da Academia seguirem com o jejum de Glenn Close no Oscar.

Camila Henriques

  1. As irmãs no restaurante, de “A Vida Invisível”
  2. Pole dance de Ramona, de “As Golpistas”
  3. Família escondida debaixo da mesa, de “Parasita”
  4. “Fuck the police”, de “Nós
  5. Barbies, de “Fora de Série
  6. “Somos como vocês”, de “Bacurau”
  7. O tango de Bento e Francisco, de “Dois Papas”
  8. Rick Dalton se emociona, de “Era Uma Vez em Hollywood”
  9. Charlie canta “Being Alive”, de “História de Um Casamento”
  10. Reverendo Toller “flutua”, de “Fé Corrompida

Menções honrosas: Todos os Vingadores contra Thanos – Os Vingadores: Ultimato; Sheeran procura a filha no banco e é ignorado – O Irlandês; Discurso do Nobel – A Esposa; A dança – A Favorita; O Louco – Turma da Mônica: Laços; “Rocketman” – Rocketman.

Comentários

Foi difícil escolher entre tantos grandes filmes, mas a força desta cena da obra da Karim Ainouz me atormenta até hoje. Na minha lista, destaco ainda inesperados momentos musicais, como a sensacional introdução da personagem de Jennifer Lopez em “As Golpistas” ao som de Fiona Apple, a canção do NWA como o prego final no caixão da família de Elisabeth Moss em “Nós” e a dolorida entrega de Charlie (Adam Driver) ao som de Stephen Sondheim. Dois filmes repletos de momentos marcantes, “Parasita” e “Bacurau” figuram aqui com momentos que sintetizam as suas respectivas mensagens. A “viagem” das protagonistas de “Fora de Série” rendeu um dos momentos mais engraçados do cinema em 2019, enquanto Leonardo DiCaprio e Robert de Niro emocionaram com poucas palavras. Pra fechar – e abençoar – a lista, a doce despedida de Francisco e Bento 16 e a transcendência do reverendo Toller em “Fé Corrompida”.

Danilo Areosa

  1. Volta para casa debaixo de chuva, de “Parasita”
  2. Jogo de tênis, de “Amanda”
  3. Ida de Sharon Tate ao cinema,  de “Era Uma Vez….em Hollywood”
  4. A Discussão, de “História de um Casamento”
  5. Reencontro com o ex, de “Dor e Glória
  6. A entrada no museu, de “Bacurau”
  7. A família na praia, de “Assunto de Família”
  8. Frank olhando a porta entreaberta, de “O Irlandês”
  9. Cena da piscina, de “Fora de Série”
  10. Encontro de corpos, de “Fé Corrompida”

COMENTÁRIOS

2019 foi um ano marcado por cenas que me proporcionaram reflexões. Na esfera familiar, o retorno dos Kim para casa debaixo de uma chuva torrencial em Parasita é o momento mais dilacerante do ano. A ida à praia dos Shibatas em Assunto de Família comoveu pela conexão emocional entre os pares. Nas relações amorosas, o reencontro entre ex-amantes em Dor e Glória e o encontro de corpos em Fé Corrompida mostra que as dores da alma podem ser atenuadas, enquanto a calorosa discussão entre o casal de História de um Casamento pode potencializá-las. O sentimento de solidão apareceu na realidade adolescente de Fora de Série e no mundo mafioso de O Irlandês. A arte em si, também recebeu suas devidas deferências. Era Uma Vez…em Hollywood prestou uma singela declaração de amor ao cinema na figura de Sharon Tate. Já Bacurau mostrou através do seu museu, a importância (e a fúria) da resistência da cultura em um ano difícil – fora das telas – para o nosso país. E fechando a lista: que delicadeza é a cena do jogo de tênis em Amanda. Um belo ensinamento sobre como devemos lidar com as nossas perdas pessoais.

Diego Alexandre

  1. A festa de aniversário, de “Parasita”
  2. Reunião dos americanos com os sulistas, de “Bacurau”
  3. A briga entre Charlie e Nicole, de “História de um Casamento”
  4. Arthur mata Randall e abre a porta para Gary, de “Coringa”
  5. Violeiro dando boas-vindas aos sulistas, de “Bacurau”
  6. A dança na escadaria, de “Coringa”
  7. “Você quer viver ou morrer?”, de “Bacurau”
  8. “Esta foi a melhor atuação que eu já vi em toda a minha vida!”, de “Era Uma Vez em Hollywood”
  9. Roberto Carlos canta para Hebe, de “Hebe – A Estrela do Brasil
  10. A confraternização de Natal, de “As Golpistas”

COMENTÁRIOS

Filme mais surpreendente do ano, “Parasita” é repleto de momentos impactantes, mas seu ápice acontece durante o massacre na festa de aniversário, uma sequência de tirar o fôlego executada com maestria por Bong Joon-ho. Já em “História de um Casamento”, a cena da briga entre quatro paredes protagonizada por Adam Driver e Scarlett Johansson, valoriza ainda mais os fortes diálogos escritos por Noah Baumbach.

Um dos filmes mais populares da temporada, “Coringa” tem na cena da escadaria o seu momento mais emblemático, cada frame ali se tornou um clássico instantâneo. Destaque também para a mais violenta e, ao mesmo tempo, hilária sequência em que o personagem de Joaquin Phoenix mata Randall e, em seguida, precisa abrir a porta para o pequeno Gary ir embora.

Apesar do conjunto da obra problemático, “Era Uma Vez em Hollywood” consegue reunir grandes cenas graças ao seu afinado elenco. Talvez uma das melhores e mais emocionantes seja o momento em que Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) finalmente consegue ressuscitar o grande ator que é, e dá um show de improviso durante a filmagem de uma cena com a pequena Trudi (Julia Butters).

Filme brasileiro do ano, “Bacurau” possui no mínimo três cenas inesquecíveis, duas delas com afiada crítica social, a outra fez o espectador vibrar na poltrona do cinema. Criada sob licença poética para “Hebe – A Estrela do Brasil”, a cena em que Roberto Carlos (vivido por Felipe Rocha) canta para a apresentadora é um ponto alto do filme e fez Andréa Beltrão se emocionar de verdade. E, para fechar a lista, a divertidíssima confraternização de Natal de “As Golpistas” mostra o lado familiar e ainda mais humano de suas personagens.

Diego Bauer

  1. Invasão da Família Manson na casa de Rick Dalton, de “Era Uma Vez Em… Hollywood”
  2. Coelho salvando Deusimar, de “Inferninho
  3. Momento em que Ki-taek percebe que o Sr. Park não gosta do seu cheiro, de “Parasita”
  4. Sequência de interrogatórios, de “Assunto de Família”
  5. Coringa matando desafeto, reação do amigo anão, de “Coringa”
  6. Discussão do casal, de “História de Um Casamento”
  7. Todd dirigindo o carro enquanto canta, de “El Camino
  8. Conversa entre os dois brasileiros forasteiros com os americanos (introdução de Udo Kier), de “Bacurau”
  9. Discurso do prefeito Tony Jr. pra cidade vazia, de “Bacurau
  10. Luta entre Bruce Lee e Cliff Booth, de “Era Uma Vez Em… Hollywood”

COMENTÁRIOS

A meia hora final de Era Uma Vez Em… Hollywood está no topo das melhores coisas que Tarantino já realizou. Cinema não dá pra ser melhor que isso. Eu duvido você assistir a Inferninho e não se emocionar com o diálogo entre Coelho e Deusimar. Ou ficar indiferente ao momento em que Ki-taek se dá conta da maneira desumana como é visto pelo seu chefe em Parasita.

Henrique Filho

  1. Avante Vingadores!, de  “Vingadores Ultimato”
  2. Peggy se recusa a falar com o pai Frank na fila do banco, de “O Irlandês”
  3. Both e sua cadela dão um jeito na Família Manson, e Dalton usa o Lança-Chamas de “Era uma vez em Hollywood”
  4. Perseguição à la Mad Max em solo Lunar, de “Ad Astra”
  5. Rose The Hat voa até o quarto de Abra, de “Doutor Sono
  6. Ato final, de “Bacurau”
  7. Woody se despede de Buzz, de “Toy Story 4
  8. Eurídice idosa enfim descobre a verdade, de “A Vida Invisível”
  9. Coringa desce a escadaria, de “Coringa”
  10. Cena final de Midsommar, de “Midsommar: O Mal não espera a noite

COMENTÁRIOS

Minha lista de melhores cenas compõe-se de momentos visualmente impactantes e outros tristes e simbólicos. Um sonho que tinha quando lia gibis nos intervalos da escola, Capitão América reúne a tropa e manda sua frase icônica contra um dos maiores vilões da Marvel.

Uma filha se recusa a falar com o pai e Anna Paquin me quebra, mas quem poderia culpá-la? Um dublê chapado dá de comer para sua cadela e o patrão tem a chance de usar novamente um souvenir de seu trabalho cultuado. James Gray faz Brad Pitt participar de uma perseguição alucinante na Lua e a monstra mais bela que eu já vi flutua até a casa de uma possível vítima, mal ela sabe que a presa é ela.

“A gente tá sob efeito de um forte psicotrópico e você vai morrer!” que cena e é do Brasil. Pixar mói minha dignidade de novo e Fernanda Montenegro nem precisou abrir a boca pra isso. Um palhaço dança, desce uma escada e entrega um momento icônico, e a cena final de Midsommar ficou na minha mente durante dias, putz e voltou agora, valeu Ari Aster.

Ivanildo Pereira

  1. “Vingadores… Avante!”, de Vingadores: Ultimato
  2. Vingança contra o bando de Charles Manson, de “Era Uma Vez… Em Hollywood”
  3. Festa de aniversário, de “Parasita”
  4. “Deixe a porta aberta”, de “O Irlandês”
  5. “Por quê?”, de “O Irlandês”
  6. John Wick usando facas, de “John Wick 3: Parabellum
  7. “Queria que você estivesse morta”, de “História de Um Casamento”
  8. Perseguição na lua, de “Ad Astra”
  9. A troca das meninas, de “Nós”
  10. Sacrifício dos idosos, de “Midsommar”

COMENTÁRIOS

Para compor esta lista, escolhi momentos que me deixaram de boca aberta (este foi o critério). O Irlandês tem dois na lista, claro: A única pergunta que a filha de Frank Sheehan faz ao pai, e o arrepiante desfecho da obra têm de estar na lista, por razões óbvias. A cena de Midsommar entra pelo impacto; a revelação final de Nós entra pelo simples brilhantismo da ideia e pela forte pancada de roteiro que proporciona; e dois ótimos atores energizam a cena de Casamento. Duas cenas de ação entraram: O mini-Mad Max lunar e o senhor Wick dando cabo (ajudado por umas lâminas) de uns assassinos numa cena brilhante, num filme repleto delas. Em termos de catarse, Tarantino nos deu a segunda maior do ano, e Joon-Ho tirou o chão do espectador ao maximizar o desastre anunciado da sua história. Porém… Nunca vi um cinema vibrar como se fosse um estádio de futebol. Em 2019 eu vi, no clímax de Vingadores. Eu também vibrei. E aplaudi. Quase pulei da cadeira. Quase chorei. Admito. Ok, Marty, pode ser só um “parque temático”. Mas quem disse que parques temáticos não podem ser… INCRÍVEIS?

Lucas Pistilli

  1. Número de dança inicial, de “Clímax”
  2. A batalha final, de “Bacurau”
  3. O primeiro ataque dos rebeldes, de “Entardecer”
  4. O último ritual, de “Midsommar”
  5. A conversa final entre Osamu e Shota, de “Assunto de Família”
  6. Charlie lê a carta de Nicole, de “História de um Casamento”
  7. A emboscada na mansão, de “O Clube dos Canibais
  8. Rick e Cliff lutam contra o clã Manson, de “Era uma Vez em Hollywood”
  9. O fim de Jimmy Hoffa, de “O Irlandês”
  10. A festa de Da-Song, de “Parasita”

COMENTÁRIOS

2019 foi um ano violento no cinema, especialmente do ponto de vista social. Muitas das cenas que marcaram minha mente foram a resposta lógica e agressiva a sistemas opressores. A mais emblemática delas – a batalha final de “Bacurau” – diz muito sobre o Brasil de hoje, da mesma forma que a festa de Da-Song em “Parasita” fala muito sobre a atual desigualdade de Coreia do Sul e o primeiro ataque dos rebeldes em “Entardecer” expõe o caos dos anos finais Império Austro-Húngaro. A despeito desse momentos, o ano também rendeu cenas tocantes em filmes como “Assunto de Família” e “História de um Casamento” e um longo e complexo número musical na abertura de “Clímax” – essa última, a meu ver, a melhor cena de 2019.

Pâmela Eurídice

  1. A discussão de Charlie e Nicole, de “Histórias de um Casamento”
  2. O desespero de Lara ao não conseguir prosseguir o tratamento, de “Girl
  3. A festa de aniversário de Da-song, de “Parasita”
  4. A viagem a praia, de “Assunto de Família”
  5. A batalha no Museu de Bacurau, de “Bacurau”
  6. O depoimento de Zain, de “Cafarnaum
  7. A análise da caminhada de posse de Dilma, de “Democracia em Vertigem
  8. As meninas de boneca, de “Fora de Série”
  9. Capitão América empunha o Mjolnir, de “Vingadores: Ultimato”
  10. Joseph dando a mão a Abel, de “Um Homem Fiel”

COMENTÁRIO

Existem alguns momentos que esperamos muito tempo para testemunhá-los, experimentá-los. Para nós, como espectadores, esse é o caso da cena em Ultimato, que tinha prenúncios desde o primeiro encontro dos heróis da Marvel. Já para os personagens, há momento que sintetizam toda sua jornada e acabam por transcender aqueles que a assistem causando identificação, dor, alegrias e catarse. Esse é o caso da discussão em “Histórias de um Casamento”, o ponto alto de um filme carregado dessas sensações citadas. O mesmo se aplica a Lara, a Joseph e Abel, a Zain e ao clã Shibata.

Como nem só de momentos de expectativa se vive o cinema, fomos agraciados com situações bizarras que renderam narrativas fenomenais como em Bacurau, Parasita e Fora de Série. Nada mais sintomático, no entanto, quanto pensar, em 2019, em como a trajetória do golpe de iniciou na caminhada de posse de Dilma. Uma análise para refletir e marcar o Brasil de 2016 em diante.

Rebeca Almeida

  1. Elton John na piscina e início de Rocketman, de “Rocketman
  2. Morte da família Tyler, de “Nós”
  3. Briga entre Nicole e Charlie, de “História de Um Casamento”
  4. “Somos mais como vocês”, de “Bacurau”
  5. Menina se perde na sala de espelhos, de “Nós”
  6. Pulo do penhasco, de “Midsommar”
  7. Arthur entra na geladeira, de “Coringa”
  8. Rick erra fala durante as gravações, de “Era Uma Vez Em Hollywood”
  9. Park fala mal de Kim, de ”Parasita”
  10. Avengers assemble, de “Vingadores: Ultimato”

COMENTÁRIO

Após presenciar a performance de ‘tiny dancer’ em ‘Rocketman’ achei que não conseguiria me surpreender mais com o filme até o início da faixa-título do longa, a qual merece este primeiro lugar. Em seguida, Peele cria uma cena incrível com a família Tyler e a música ‘fuck tha police’, momento bem diferente de toda tensão criada pela sala de espelhos. Já a briga entre Nicole e Charlie é incrivelmente bem feita em comparação ao roteiro e consegue maximizar a atuação do elenco assim como DiCaprio em ‘Era Uma Vez’ ao apresentar uma atuação de seu personagem com a câmera sem cortes.

Já ‘Bacurau’ tem diversos diálogos marcantes, mas o “somos mais como vocês” rende uma cena realmente muito boa. Em ‘Midsommar’ a parte do penhasco é ótima como choque inicial da trama da mesma forma que Arthur na geladeira consegue agoniar o público com sua simplicidade. Em nono lugar, a cena que a Kim precisa escutar as reclamações de Park é tão grandiosa quanto seus reflexos. Encerrando a lista, a icônica frase “avengers assemble” segue como um dos momentos que realmente vai ser lembrado ao longo dos anos dentro do MCU.

Walter Franco

  1. Discussão sobre o relacionamento, de “História de um Casamento”
  2. Tentando escapar da casa e retorno para o lar, de “Parasita”
  3. Falando sobre o aborto, de “Temporada
  4. Padre cai no pecado, de “Fé Corrompida”
  5. Sulistas sendo ridicularizados, de “Bacurau”
  6. Monólogo no Teatro, de “Dor e Glória”
  7. Rick Dalton desabafa seus problemas para atuar com uma atriz mirim, de “Era Uma Vez em Hollywood”
  8. Briga no Restaurante, de “Rojo”
  9. Dança Inicial, de “Climax”
  10. Casamento de Zaida com Rapayet, de “Pássaros de Verão

COMENTÁRIO

Noam Baumbach traz para 2019 um dos melhores filmes sem o mínimo de ação possível. O filme caminha com uma sobriedade nas ações dos personagens para então jogar toda a força emocional de seus personagens em cenas decisivas. A discussão de Charlie e Nicole exemplifica isso muito bem ao sair de uma “leve” discussão sobre o porquê estão se separando para terminar com um soco em uma parede. Os outros nomes nesta lista de certa forma também buscam balancear o teor emocional de cenas anteriores para então trazer um toda uma carga emocional nas cenas aqui escolhidas.

Menções: Última cena do Filme (“Divino Amor”); Sexo entre Tina e Vore (“Border”) ; Deusimar viajando pelo mundo (“Inferninho”).

————————————————————————————————————————————————–

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE PONTUAÇÃO DO CINE SET:

Cada um dos críticos do Cine SET elege o seu ‘TOP 10’. Critério leva em conta filmes lançados nos cinemas, streaming ou televisão no Brasil entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2019.

Para cada lista, fizemos a pontuação semelhante à da Fórmula 1:

1º lugar – 25 pontos

2º lugar – 18 pontos

3º lugar – 15 pontos

4º lugar – 12 pontos

5º lugar – 10 pontos

6º lugar – 8 pontos

7º lugar – 6 pontos

8º lugar – 4 pontos

9º lugar – 2 pontos

10º lugar – 1 ponto

Depois, tudo é somado e chegamos ao resultado final!