Um filme que reflete perfeitamente os tempos pandêmicos, “Social Hygiene”, de Denis Côté, é uma produção que dá um significado completamente novo ao termo “distanciamento social”. O longa tornou seu realizador um dos ganhadores do prêmio de Melhor Diretor da Encontros, mostra do Festival de Berlim, onde estreou este ano.

O filme segue Antonin (Maxim Gaudette, de “Polytechnique”), um ladrão barato confrontado por cinco mulheres: sua irmã Solveig (Larissa Corriveau), sua mulher Eglantine (Évelyne Rompré), sua amante Cassiopée (Ève Duranceau), a inspetora tributária Rose (Kathleen Fortin) e uma de suas vítimas, Aurore (Éléonore Loiselle).

Antonin é o clássico ‘crianção’: refutando qualquer responsabilidade por seus atos, ele culpa as pessoas e o mundo ao seu redor por suas escolhas e revezes. Logo na primeira cena, ele reclama da “decadência moral” contemporânea, mas confessa que realiza furtos (e até se sente orgulhoso disso) logo depois. As mulheres que o confrontam querem coisas distintas, mas coletivamente elas o provocam a crescer emocionalmente.

O roteiro de Côté é claro em estabelecer um claro abismo entre o protagonista e essas mulheres. Porém, a ideia genial de representar esse abismo colocando seus atores no meio de paisagens campestres, separados por vários metros, gritando suas linhas uns para os outros, é um truque de mestre.

O fato de que um artifício como esse funcione e não pareça apenas algo barato feito para dar um ar “Covid-19” ao filme reflete a afirmação feita pelo diretor à revista Variety de que “Social Hygiene” já foi imaginado em sua presente forma quando foi escrito em 2016, muito antes da pandemia alterar o modo de vida do planeta.

UMA SOCIEDADE NADA MADURA

De fato, a estética chocante do filme vai muito além dessa mise-en-scene: desde as longas tomadas até os anacronismos cada vez mais intrusivos, todo elemento em cena chama a atenção para si mesmo e adiciona camadas de significado à ação. Quando Antonin, em roupas de época, menciona uma publicação no Facebook, por exemplo, o efeito é acachapante.

Gaudette está excelente como o protagonista, sendo magneticamente desprezível nos extensos diálogos que expõem a sua tacanhice. A maioria deles leva em média 10 minutos, sem cortes, com a câmera estaticamente posta à distância. É um triunfo dos realizadores que um filme tão focado em distanciamento chame seus espectadores bem para perto e prenda a atenção.

Há grandes chances de você conhecer um Antonin – aquele cara que culpa o guarda pela multa, o chefe pela demissão por justa causa, a namorada pelo fim do relacionamento abusivo, entre outros. Ele é um reflexo de uma sociedade (e especialmente, de uma masculinidade) que precisa amadurecer – e logo. Em “Social Hygiene”, o público tem a chance de vê-lo e analisá-lo do conforto da melhor posição possível: à distância.

‘Ski’: manifesto social fragmentado e irreverente

"Ski", de Manque La Banca ("T.R.A.P" e "Grr"), é uma viagem ao coração obscuro que existe por trás das empreitadas remotas e luxuosas. A co-produção Argentina-Brasil, que estreou na mostra Forum da Berlinale deste ano, mistura as estéticas de documentários, vídeos...

‘Censor’: memória como processo de edição e censura

"Censor", longa de estreia de Prano Bailey-Bond, é um terror com completo controle de sua atmosfera feito sob medida para agradar fãs do gênero. O filme, que estreou na seção Meia-Noite do Festival de Sundance e foi exibido na mostra Panorama da Berlinale deste ano, é...

‘What Do We See When We Look at the Sky?’: minúcias da vida levadas à exaustão

O céu, escadas, pontes, um rio, pessoas andando, cachorros e muito, mas muito futebol. Essas são algumas das coisas que os espectadores de "What Do We See When We Look in the Sky?" têm a chance de ver por longos períodos de tempo durante o filme, que estreou na mostra...

‘Petite Maman’: delicado filme adulto sobre a infância

Depois de ganhar fama mundial com seu melhor filme e abandonar publicamente a maior premiação de seu país natal, o que você faria? A diretora francesa Céline Sciamma voltou logo ao trabalho. Ela agora retorna com “Petite Maman”, menos de dois anos depois de seu último...

‘Mission Ulja Funk’: aventura infantil defende a ciência e ataca fanatismo religioso

Uma aventura juvenil divertida e necessária contra o fundamentalismo religioso, “Mission Ulja Funk” é uma das surpresas da Berlinale deste ano. A co-produção Alemanha-Luxemburgo-Polônia, exibida na mostra Generation Kplus do evento cinematográfico, tem muito carisma e...

‘Una Escuela en Cerro Hueso’: pequena pérola argentina sobre autismo

Um filme delicado sobre adaptação e superação, “Una Escuela em Cerro Hueso” é um drama argentino que chama a atenção para o autismo sem apelar para reducionismos. Exibido na mostra Generation Kplus do Festival de Berlim deste ano, onde ganhou uma menção especial do...

‘The White Fortress’: contexto social da Bósnia fortalece romance juvenil

"The White Fortress", novo filme de Igor Drljača, é um longa multifacetado que tem a chance de seduzir diversos tipos de espectadores. Apresentado na mostra Generation 14plus do Festival de Berlim deste ano, a co-produção Bósnia e Herzegovina-Canadá é um sensível...

‘La Mif’: devastador drama social aposta em narrativa ousada

"La Mif", nova produção do diretor Fred Baillif (“Tapis Rouge”), é um drama social devastador - ainda que não da maneira comumente vista em filmes do gênero. Ganhador do prêmio de Melhor Filme da mostra Generation 14plus do Festival de Berlim deste ano, o longa da...

‘Tina’: documentário para celebrar uma gigante do Rock

Das várias injustiças cometidas contra Tina Turner - a Rainha do Rock -, talvez a mais louca a persistir até hoje seja o fato de ela não constar como artista solo no Hall da Fama do estilo que rege. Os eleitores da organização podem corrigir esse fato em 2021, já que...

‘We’: o cinema como construtor de uma memória coletiva

"We", o novo filme de Alice Diop, é várias coisas: uma lembrança familiar, uma celebração das vidas comuns e uma busca pela identidade da França nos dias de hoje. Acima de tudo, o documentário, que ganhou o prêmio de Melhor Filme da mostra Encontros do Festival de...