Uma aventura juvenil divertida e necessária contra o fundamentalismo religioso, “Mission Ulja Funk” é uma das surpresas da Berlinale deste ano. A co-produção Alemanha-Luxemburgo-Polônia, exibida na mostra Generation Kplus do evento cinematográfico, tem muito carisma e consegue a façanha de abordar assuntos profundos sob uma lente zombeteira.

Ulja Funk (Romy Lou Janinhoff) é uma menina de 12 anos que tenta levar uma vida normal em uma cidadezinha no interior da Alemanha. Funk é bem-comportada e arrasa na escola, mas sua paixão por ciência – e, em especial, seus estudos de astronomia – batem de frente com a comunidade religiosa da qual faz parte.

Quando ela descobre um asteroide que está para cair na Terra, ela entra em conflito pois sabe que sua família jamais a deixaria ir atrás de sua descoberta. Mas quando sua avó Olga (Hildegard Schroedter) se livra de todo o equipamento astronômico contra a sua vontade, a menina resolve escalar o solitário colega de classe Henk (Jonas Oeßel) para levá-la escondida até o asteroide. O que se segue é um jogo de gato e rato entre os devotos da igreja local e as duas crianças.

ENTRE WES ANDERSON E DIDI

A diretora alemã Barbara Kronenberg – que estreia aqui na direção de longa-metragens – constrói uma história em que elementos como a busca pelo conhecimento, a análise do modelo familiar e o disfarce religioso do mau-caratismo surgem naturalmente em um filme cheio de personagens peculiares. O roteiro, assinado pela cineasta, sugere um Wes Anderson influenciado pelas aventuras juvenis lançadas pelo Didi e pela Xuxa nos anos 1990.

Com a partida de Ulja e Henk em direção a Bielorússia – local onde a menina calcula que o asteroide cairá – e os adultos em seu encalço, ela cria um road movie inusitado e nonsense, com um senso de humor pastelão que deve agradar a criançada mais cheio de referências para os adultos.

O maior cuidado da trama é dar contornos elaborados para vários de seus coadjuvantes – muito além do esperado em um filme do gênero. Henk, que começa o filme com um moleque descerebrado que só topa a aventura para que Ulja concorde em fazer seu dever de casa por um tempo, tem sérios problemas familiares que o roteiro aborda direta e humoristicamente.

Melhor ainda é Olga, que ganha um arco narrativo que a impede de virar uma vilã unidimensional. Quem acaba com esse posto é o pastor charlatão interpretado por Luc Feit – mas a crítica que o personagem faz àqueles que usam do fervor religioso para seus próprios fins não perde nem um pouco da força.

Sem medo de ser bobo quando lhe convém, mas firmemente comprometido com uma mensagem forte e encorajadora, “Mission Ulja Funk” é uma diversão inteligente que instiga o pensamento curioso e determinado da infância. No final das contas, não é algo ruim para ser instigado, independentemente de idade.

‘Ski’: manifesto social fragmentado e irreverente

"Ski", de Manque La Banca ("T.R.A.P" e "Grr"), é uma viagem ao coração obscuro que existe por trás das empreitadas remotas e luxuosas. A co-produção Argentina-Brasil, que estreou na mostra Forum da Berlinale deste ano, mistura as estéticas de documentários, vídeos...

‘Censor’: memória como processo de edição e censura

"Censor", longa de estreia de Prano Bailey-Bond, é um terror com completo controle de sua atmosfera feito sob medida para agradar fãs do gênero. O filme, que estreou na seção Meia-Noite do Festival de Sundance e foi exibido na mostra Panorama da Berlinale deste ano, é...

‘What Do We See When We Look at the Sky?’: minúcias da vida levadas à exaustão

O céu, escadas, pontes, um rio, pessoas andando, cachorros e muito, mas muito futebol. Essas são algumas das coisas que os espectadores de "What Do We See When We Look in the Sky?" têm a chance de ver por longos períodos de tempo durante o filme, que estreou na mostra...

‘Petite Maman’: delicado filme adulto sobre a infância

Depois de ganhar fama mundial com seu melhor filme e abandonar publicamente a maior premiação de seu país natal, o que você faria? A diretora francesa Céline Sciamma voltou logo ao trabalho. Ela agora retorna com “Petite Maman”, menos de dois anos depois de seu último...

‘Una Escuela en Cerro Hueso’: pequena pérola argentina sobre autismo

Um filme delicado sobre adaptação e superação, “Una Escuela em Cerro Hueso” é um drama argentino que chama a atenção para o autismo sem apelar para reducionismos. Exibido na mostra Generation Kplus do Festival de Berlim deste ano, onde ganhou uma menção especial do...

‘The White Fortress’: contexto social da Bósnia fortalece romance juvenil

"The White Fortress", novo filme de Igor Drljača, é um longa multifacetado que tem a chance de seduzir diversos tipos de espectadores. Apresentado na mostra Generation 14plus do Festival de Berlim deste ano, a co-produção Bósnia e Herzegovina-Canadá é um sensível...

‘La Mif’: devastador drama social aposta em narrativa ousada

"La Mif", nova produção do diretor Fred Baillif (“Tapis Rouge”), é um drama social devastador - ainda que não da maneira comumente vista em filmes do gênero. Ganhador do prêmio de Melhor Filme da mostra Generation 14plus do Festival de Berlim deste ano, o longa da...

‘Social Hygiene’: distanciamento social físico e metafórico em filmaço

Um filme que reflete perfeitamente os tempos pandêmicos, "Social Hygiene", de Denis Côté, é uma produção que dá um significado completamente novo ao termo "distanciamento social". O longa tornou seu realizador um dos ganhadores do prêmio de Melhor Diretor da...

‘Tina’: documentário para celebrar uma gigante do Rock

Das várias injustiças cometidas contra Tina Turner - a Rainha do Rock -, talvez a mais louca a persistir até hoje seja o fato de ela não constar como artista solo no Hall da Fama do estilo que rege. Os eleitores da organização podem corrigir esse fato em 2021, já que...

‘We’: o cinema como construtor de uma memória coletiva

"We", o novo filme de Alice Diop, é várias coisas: uma lembrança familiar, uma celebração das vidas comuns e uma busca pela identidade da França nos dias de hoje. Acima de tudo, o documentário, que ganhou o prêmio de Melhor Filme da mostra Encontros do Festival de...