Caio Pimenta apresenta e analisa as definições das candidaturas para o Globo de Ouro 2021, previsto para ocorrer no dia 3 de fevereiro. 

COMO FUNCIONA

Antes de começar, vamos entender como funciona a definição para as indicações ao Globo de Ouro. Os estúdios indicam para quais categorias desejam que seus candidatos disputem, ou seja, o ator A vai concorrer como principal, enquanto o B vai para coadjuvante, o filme será nomeado em comédia/musical e não drama, etc.

Em seguida, a Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood forma uma comissão para analisar essas candidaturas e 2/3 dos membros deste grupo precisam ratificá-las ou não, definindo em qual categoria. Em caso de negativa, eles escolhem em qual disputa o filme ou intérprete estarão. 

Isso, muitas vezes, rende indicações para lá de questionáveis como, por exemplo, “Perdido em Marte” em Melhor Filme Comédia/Musical. Eu já fiz um vídeo aqui no canal falando sobre algumas bizarrices do Globo de Ouro (clique aqui). 

 Vamos, então, falar da edição 2021. 

MELHOR FILME 

A primeira confusão aconteceu com Minari: apesar de ser financiado e ambientado nos EUA, o longa do Lee Isaac Chung foi deslocado para Melhor Filme Internacional por ter mais de 50% dos diálogos falados em coreano.  

A decisão causou grande polêmica em Hollywood, mas, até agora, o Globo de Ouro manteve a escolha. Outra alteração foi com Promising Young Woman que saiu da disputa de comédia para ir ao drama. 

A situação complica a vida do longa, afinal, se estivesse em Melhor Comédia/Musical, a vitória seria quase garantida. Agora, vai enfrentar a concorrência de pesos-pesados como Nomadland. O mesmo dá para dizer em relação a Carey Mulligan que era favoritíssima em Melhor Atriz em Comédia e vai ter que duelar contra Frances McDormand, Viola Davis e Vanessa Kirby. 

Ainda que improvável, A Voz Suprema do Blues pode ser deslocado para Comédia/Musical, porém, seria uma forçada de barra terrível, se isso acontecer. Imagina o Chadwick Boseman vencendo em Melhor Ator concorrendo contra o Sacha Baron Cohen de Borat 2. Nada a ver. 

Para completar, Hamilton, maior sucesso da Broadway nos últimos anos, pode disputar nas categorias de comédia/musical tanto o filme quanto o elenco. 

Sei que os puritanos do cinema vão reclamar, mas, em uma temporada de premiações tão anormal e com a fundamental importância do streaming para a indústria momento oferecendo novos caminhos, eu não me oponho a uma possível indicação de “Hamilton”. Muito pelo contrário.  

CATEGORIAS DE ATUAÇÕES 

Vamos nas categorias principais de atuação. A Julianne Moore e a Alicia Vikander, de “The Glorias”, vão disputar em Melhor Atriz de Drama, mas, as duas quase não tem chances. Já a Maria Bakalova, de “Borat 2”, ascendeu e saída da categoria de coadjuvante para disputar Melhor Atriz Comédia/Musical. 

No Oscar, porém, a estratégia da Amazon será manter a Bakalova em coadjuvante. Essa dissonância entre Globo de Ouro e o prêmio da Academia já aconteceu com Catherine Zeta-Jones, de “Chicago”, e também a Abigail Breslain, em “Pequena Miss Sunshine”. Na minha visão, a Bakalova, ainda que roube a cena, é coadjuvante e acho que se ficar nesta categoria no Oscar, tem boas chances de vencer.

O Globo de Ouro também mudou o posicionamento do Stanley Tucci ele saiu da briga de coadjuvante e foi para Melhor Ator em Drama junto com o Colin Firth, ambos por “Supernova”. Isso dificulta demais as chances dele, pois, divide votos e se um dos dois for indicado será o Firth. 

Já os elencos de One Night in Miami” e “Os Sete de Chicago” vão todos disputar ator coadjuvante, o que acho que se torna uma decisão acertada, pelo menos, para o filme do Aaron Sorkin ali, todo mundo tem sua importância em determinado momento do longa, sendo impossível definir um protagonista. 

Para fechar, a Helena Zengel, de “Relatos do Mundo”, ficou para atriz coadjuvante, enquanto o Trevante Rhodespor “The United States Vs Bille Holliday”, estará em ator coadjuvante. 

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Animação e Filme Internacional

De "Toy Story 4" e "Parasita" a "Zona de Interesse" e "O Menino e a Garça", Caio Pimenta traz um ranking dos ganhadores do Oscar de Melhor Animação e Filme Internacional dos anos 2020. https://youtu.be/FzT686ie_4k 5. 'TOY STORY 4' e 'NADA DE NOVO NO FRONT' Inicio a...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 3

De "Coringa: Delírio a Dois" a "Deadpool & Wolverine", Caio Pimenta traz a terceira parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/n-5WHISgSCg MELHOR ANIMAÇÃO Mais de duas décadas depois da consagração da trilogia do Peter Jackson, “O Senhor dos...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...

Oscar 2024: Por que ‘Oppenheimer’ venceu Melhor Filme?

Caio Pimenta analisa os motivos que levaram "Oppenheimer" a vencer o Oscar 2024 de Melhor Filme. https://www.youtube.com/watch?v=DsCtLukSRtc 1. A QUALIDADE DO FILME - 50% O primeiro e principal fator, claro, reside nas próprias qualidades de “Oppenheimer” .  O drama...