O Cine Set completou nove anos em 2023, mas, teve um ano digno de celebração de uma década. Participações em eventos nacionais e internacionais, saltos nas coberturas dos festivais locais, iniciativas inéditas, votantes em grandes eventos de cinema e muito mais. 

Abaixo você confere os principais momentos do Cine Set em 2023: 

CAMILA NO GLOBO DE OURO 

Desde o início, ainda como Set Ufam, o Cine Set sempre acompanhou a temporada de premiações atentamente. Estar presente diretamente nela, entretanto, parecia um sonho impossível. 2023 provou que não era bem assim: Camila Henriques foi selecionada como uma das mais novas votantes do Globo de Ouro.  

Isso rendeu acesso a entrevistas com alguns dos principais nomes da temporada: no site, já temos materiais com Elizabeth Debicki, Jonathan Pryce e Khalid Abdalla, ambos de “The Crown”, Sofia Coppola e Cailee Spaeny, de “Priscilla”, e Shawn Levy, de “Toda a Luz que Não Podemos Ver”. E vem muito mais em 2024!! 

PÂMELA NO OLHAR DE CINEMA E LUCAS NA POLÔNIA 

Já em Curitiba, Pâmela Eurídice integrou o júri da Associação Brasileira de Críticos de Cinema durante o prestigiado Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Ela formou o grupo de jurados ao lado de o júri ao lado de Paulo Camargo, jornalista, doutor em Comunicação e Linguagens – Cinema e Audiovisual, crítico de cinema e repórter especial do jornal Gazeta do Povo (PR), e também de Rodolfo Stancki, jornalista, autor do livro “A Zona Crepuscular”, e autor no portal de jornalismo cultural “A Escotilha”.  

A Pâmela ainda completou o mestrado dela na Ufam com foco no cinema produzido por mulheres no Amazonas, abordando as filmografias das diretoras Keila Sankofa, Izis Negreiros e Dheik Praia. 

Já o Lucas Pistilli, nosso correspondente na Europa, recebeu um convite no fim de 2023 para integrar o júri do Zubroffka Film Festival, evento de curtas-metragens na Polônia. Ele esteve ao lado da ucraniana Nataliia Serebriakova e do croata Vladan Petkovic. A cara da riqueza! 

ESTÚDIO CINE SET 

Pela primeira vez em mais de 100 anos, o hall do Teatro Amazonas recebeu um estúdio de entrevistas durante um grande evento. O Estúdio Cine Set trouxe bate-papos exclusivos com diretores, produtores e atores dos principais filmes do Olhar do Norte 2023. Foram 19 podcast e mais de 30 Reels no Instagram com todos os detalhes do festival.  

Para tanto, parceiros foram fundamentais neste processo, incluindo, a plataforma de streaming Sonoraplay, o cineclube Cine & Vídeo Tarumã, da Ufam, e, claro, João Bosco Soares, responsável pelo som e editor dos podcasts. Caio Pimenta ainda esteve nos comentários da transmissão ao vivo da TV Encontro das Águas na abertura do festival. 

Repetimos ainda a dose no Cine Casarão Festival, onde contamos com todo o apoio do João Fernandes, diretor do Casarão de Ideias. No evento, tivemos a oportunidade de conversar com Luciana Bezerra e Pedro Serrano, respectivamente, diretores de “Festa de Léo” e “Saudosa Maloca”. O produtor Walter Franco trabalhou conosco ao longo dos três dias de evento. 

OSCAR E CURSOS: EVENTOS EM MANAUS 

O Estúdio Cine Set não foi a nossa única iniciativa em Manaus neste ano: a noite do Oscar 2023, por exemplo, foi bem especial. Em parceria com o canal Meu Tio Oscar, do excelente Felipe Haurelhuk, participamos do evento nacional de transmissão da festa da Academia. A exibição aconteceu no Goiaba Bar e reuniu mais de 60 pessoas para acompanharem as consagrações de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, os Daniels, Brendan FrasereMichelle Yeoh.  E ainda tivemos um bolão chique com parceria da MUBI. 

Vencedor do edital Manaus Faz Cultura, o curso ‘Passo a Passo do Roteiro’ chegou às Zonas Leste e Norte de Manaus em atividades gratuitas. Ivanildo Pereira ministrou as aulas no Museu da Amazônia e no Conselho de Desenvolvimento Comunitário do Coroado (CDCC). Uma iniciativa importante para contribuir na descentralização das atividades culturais na capital amazonense. 

Por fim, em novembro deste ano, Lucas Lopes Aflitos realizou curso “Pensamentos do corpo negro no audiovisual: uma crise estética”. As aulas foram ao longo de três sábados no Casarão de Ideias e contou no último dia com a diretora amazonense Keila Sankofa. 

COBERTURAS DE FESTIVAIS 

Mesmo distante dos principais centros, o Cine Set segue firme com uma cobertura intensa dos grandes eventos de cinema do Brasil e do mundo. Marcos Faria, por exemplo, esteve na Mostra de Tiradentes, em Minas Gerais, e no Festival do Rio, enquanto Camila Henriques participou de mais uma edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Como já dito, Pâmela Eurídice trouxe o melhor do Olhar de Cinema, em Curitiba.  

Na Europa, Lucas Pistilli esteve em Karlovy Vary, na República Tcheca, e no Festival de Londres. E, claro, que fizemos uma cobertura extensa do Matapi, Olhar do Norte e Cine Casarão Festival em Manaus. 

MAIS CINE SET NA ABRACCINE 

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) ganhou mais dois novos integrantes do Cine Set: Caio Pimenta e Ivanildo Pereira entraram oficialmente para a entidade em janeiro de 2023.  

A dupla se junta a Camila Henriques, Susy Freitas e Pâmela Eurídice. Com isso, o Amazonas se isola como o Estado da Região Norte com mais membros na Abraccine e o quarto do Centro-Oeste, Norte e Nordeste atrás apenas de Bahia, Ceará e Distrito Federal. 

DE SOPHIE CHARLOTTE A SOFIA COPPOLA 

Quantas grandes entrevistas fizemos em 2023! Artistas nacionais e internacionais circularam aqui pelo Cine Set trazendo relatos importantes e emocionantes sobre seus novos trabalhos. Foram ao todo 22 entrevistas ao longo do ano inteiro.  

A dupla Sophie Charlotte e Sérgio Machado abriu os trabalhos em uma conversa sobre “O Rio do Desejo”. Depois vieram Fernando Fraiha e Débora Falabella com “Bem-Vinda, Violeta”, Morzaniel Iramari de “Mãri-hi: A Árvore do Sonho”Juan Paiva e Eduardo Albergaria de “Nosso Sonho”, Júlia Lemmertz e Marcos Bernstein de “Tempos de Barbárie”, fora as entrevistas internacionais trazidas por Camila Henriques.   

SILVINO DE VOLTA A MANAUS

Histórico! Palavra pequena, mas que define muito bem a grandiosidade de tudo o que ocorreu na noite de 29 de dezembro de 2023. Mais de 1000 pessoas estiveram no Teatro Amazonas para as duas sessões de “Amazonas, O Maior Rio do Mundo”, clássico de Silvino Santos de 1918. A produção estava desaparecida desde a década de 30 do século passado e foi reencontrada neste ano na Cinemateca de Praga. A exibição em Manaus foi a primeira na cidade onde Silvino Santos morou até o fim da vida. O Cine Set promoveu a sessão em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Governo do Amazonas e a Cinemateca Brasileira. Somos muito gratos a estes parceiros fundamentais. Este foi, sem dúvida, um dos maiores momentos da história do Cine Set. Agradecemos imensamente a todos que estiveram no Teatro Amazonas por tornar tão marcante este dia histórico para a gente e, claro, para o audiovisual na Amazônia.