Caio Pimenta traz as previsões iniciais de janeiro para o Oscar de Melhor Filme, Direção, Atuações, Roteiros, Filme Internacional e Animação.

ANIMAÇÃO E FILME INTERNACIONAL

Um ano nada espetacular da animação americana pode abrir para os candidatos internacionais. 

Homem-Aranha Através do Aranhaverso e “O Menino e a Garça” são favoritos a Melhor Animação e devem travar um duelo intenso até o fim da temporada. Neste momento, considero a obra do Hayao Miyazaki ligeiramente à frente por conta da ótima passagem pelos prêmios da crítica e à surpreendente estreia em primeiro lugar nos cinemas dos EUA. 

Pela coragem de trazer um casal gay como protagonista, “Nimona” deve representar a Netflix, atual vencedora da categoria. Já a Disney terá “Elementos” como o candidato do estúdio ainda que sem chances de vitória. A lista fica completa com “Suzume”: o anime japonês do Makoto Shinkai surpreendeu no Globo de Ouro e vejo caminho aberto para repetir o feito no Oscar. 

Uma possibilidade para ampliar o espaço internacional em Animação é a Academia tirar “Nimona” para colocar o polonês “The Peasants”, produção que utiliza a mesma técnica de “Com Amor, Vincent”. Também são possibilidades reais a nova versão de “As Tartarugas Ninjas” e “Wish – O Poder dos Desejos”, este muito mais pela força da Disney do que pela qualidade em si da contestada animação. 

Correndo por fora aparecem “Super Mario Bros” que, apesar do sucesso de bilheteria, é bobinho demais, e “Fuga das Galinhas 2”. “Robot Dreams” e “They Shot the Piano Player” são azarões. 

PROVÁVEIS INDICADOS

  1. Homem-Aranha Através do Aranhaverso 
  2. O Menino e a Garça 
  3. Elementos 
  4. Suzume 
  5. Nimona 

Possível: The Peasants, As Tartarugas Ninjas, Wish
Corre por Fora: Super Mario Bros, Fuga das Galinhas 2 
Azarão: Robot Dreams, They Shot the Piano Player

Já Melhor Filme Internacional, traz “A Zona de Interesse” como favorito, mas, caso o drama britânico fique fora da categoria principal, a possibilidade da disputa se abrir é real. Nisso, quem pode se beneficiar é o espanhol “A Sociedade da Neve”, o qual deve conseguir indicações para além daqui, traz o diretor J.A Bayona, nome conhecido de Hollywood por conta de “O Impossível” e “Jurassic World”, além de todo o investimento pesado da Netflix. 

Folhas de Outono também será indicado e vai tentar uma surpresa para ganhar a estatueta pela primeira vez para a Finlândia. A lista dos cinco finalistas fica completa com o japonês “Perfect Days” e o francês “O Sabor da Vida”. 

Presente nas shortlists de documentário e filme internacional, “20 Days in Mariupol” pode ser uma alternativa assim como o italiano “Io Capitano”, indicado ao Globo de Ouro na categoria. O alemão “The Teachers’ Lounge” corre por fora, enquanto o mexicano “Totem” é azarão. 

PROVÁVEIS INDICADOS

  1. A Zona de Interesse 
  2. O Sabor da Vida 
  3. Perfect Days 
  4. A Sociedade da Neve 
  5. Folhas de Outono 

Possível: 20 Days in Mariupol, Io Capitano 
Corre por Fora: The Teachers’ Lounge 
Azarão: Totem 

ROTEIROS E DIREÇÃO

Melhor Roteiro Adaptado tem 99,9% de chances de ter “Oppenheimer”, “Assassinos da Lua das Flores”, “Pobres Criaturas, “American Fiction” e “A Zona de Interesse” entre os indicados.

O fofo “Crescendo Juntas” e “Todos Nós Desconhecidos” ameaçam bem de longe. Já “A Cor Púrpura”, “Aranhaverso” e “Priscilla” parecem apostas muito ousadas para sequer pensarem em tirar algum dos cinco favoritos. 

PROVÁVEIS INDICADOS

  1. “Oppenheimer”
  2. “Assassinos da Lua das Flores”
  3. “Pobres Criaturas”
  4. “American Fiction”
  5. “A Zona de Interesse”

Possível: Crescendo Juntas, Todos Nós Desconhecidos 
Azarão: A Cor Púrpura, Aranhaverso, Priscilla 

Já em Roteiro Original, “Os Rejeitados”, “Anatomia de uma Queda”,  “Vidas Passadas” e “Barbie”: chegam com potenciais de vitória – isso, claro, se o trabalho da Greta Gerwig e do Noah Baumbach seguir na categoria e não deslocado para os adaptados. 

O duelo mais interesse será sobre a última vaga: vejo Segredos de um Escândalo crescendo na hora certa e com possibilidades reais de ultrapassar “Maestro”. Fugir do convencional das cinebiografias seria uma boa para o candidato da Netflix, porém, nem sempre o Bradley Cooper acerta a dosagem entre o drama do casal com a vida artística do Leonard Bernstein.  

E até pelo fato do astro ter boas chances de emplacar em Melhor Ator e Filme, pode ser que a Academia deseje abrir espaço para outro nome aqui. Nada melhor do que uma obra de três personagens complexos e que aborda o cinema dentro de um contexto delicado e provocativo. 

Correndo por fora estão “Saltburn”, da Emerald Fennell, vencedora da categoria por “Bela Vingança”, e Air – A História por Trás do Logo. Se o Oscar estiver muito loucão, “O Homem dos Sonhos” está à disposição. 

PROVÁVEIS INDICADOS

  1. Os Rejeitados
  2. Vidas Passadas
  3. Barbie
  4. Anatomia de uma Queda
  5. Segredos de um Escândalo

Possível: Maestro 
Corre por Fora: Saltburn, Air 
Azarão: O Homem dos Sonhos 

Christopher Nolan arranca como favorito em Melhor Direção com o Martin Scorsese logo na cola. O Yorgos Lanthimos parece nome certo apesar da queda de “Pobres Criaturas” nas últimas semanas. Para as duas últimas vagas, vejo o Girl Power ganhando espaço após a esnobada na última edição do Oscar. Por isso, prevejo a Justine Triet e a Greta Gerwig nomeadas. 

Evidente que o Alexander Payne, querido demais na indústria com três indicações na categoria, e o Jonathan Glazer, um dos cineastas mais badalados dos últimos anos, podem surgir e pegar alguma das vagas. Pelas chances dela em Roteiro Original e pela força da Triet e Greta, considero a Celine Song correndo por fora. Caso se confirme o crescimento de “Segredos de um Escândalo”, quem sabe o Todd Haynes não vire a surpresa? Por fim, azarão mesmo é o Bradley Cooper. 

PROVÁVEIS INDICADOS

  1. Christopher Nolan 
  2. Martin Scorsese 
  3. Yorgos Lanthimos 
  4. Justine Triet 
  5. Greta Gerwig 

Possível: Jonathan Glazer, Alexander Payne 
Corre por Fora: Celine Song, Todd Haynes 
Azarão: Bradley Cooper 

ATUAÇÕES

Indo para as atuações, Melhor Ator Coadjuvante caminha para cinco finalistas sem novidades. 

O Charles Melton saiu de postulante à última vaga para se colocar firme na corrida pela estatueta com “Segredos de um Escândalo”. Ryan Gosling e Robert Downey Jr continuam como os principais favoritos ao prêmio. Se “Pobres Criaturas” ficar com apenas uma indicação aqui, ela será do Mark Ruffalo. Agora, com a má fase do Robert De Niro no Oscar, não seria surpreendente se o Willem Dafoe surpreendesse no apagar das luzes.  

Sterling K. Brown, por “American Fiction”, também pode pintar caso o De Niro não confirme a vaga. Já o Dominic Sessa precisará que a Academia seja muito generosa com “Os Rejeitados” para que ele não seja o único do trio principal de fora. 

PROVÁVEIS INDICADOS

  1. Ryan Gosling 
  2. Charles Melton 
  3. Robert Downey Jr 
  4. Mark Ruffalo 
  5. Robert De Niro

Possível: Willem Dafoe 
Corre por Fora: Sterling K. Brown 
Azarão: Dominic Sessa 

Por falar na dramédia do Alexander Payne, a Da’Vine Joy Randolph ganhou status de favorita ao vencer grande parte dos prêmios da critica em dezembro. A Emily Blunt segue garantida, mas, com menos chances de conquistar Atriz Coadjuvante. Apesar de “A Cor Púrpura” passar longe da empolgação, pelo menos aqui, deve aparecer com a Danielle Brooks. Seguindo minha crença na força de “Segredos de um Escândalo”, a Julianne Moore estará entre as finalistas assim como a Jodie Foster, por “Nyad”.  

A Rachel McAdams, por “Crescendo Juntas”, Taraji P. Henson, também de “A Cor Púrpura”, e a America Ferrera, por “Barbie”, são candidatas com chances reais. Correndo por fora estão a Penelope Cruz, de “Ferrari”, e a Sandra Huller, de “A Zona de Interesse”, justamente dois filmes em viés de baixa no momento. A Rosamund Pike, por “Saltburn”, e a Viola Davis, de “Air”, são azarães, mas, pela força das duas em Hollywood, não surpreenderia se fossem nomeadas. 

PROVÁVEIS INDICADAS

  1. Da´Vine Joy Randolph 
  2. Emily Blunt 
  3. Danielle Brooks 
  4. Julianne Moore 
  5. Jodie Foster 

Possível: Rachel McAdams, Taraji P. Henson, America Ferrera 
Corre por Fora: Penélope Cruz, Sandra Huller 
Azarã: Rosamund Pike, Viola Davis 

Melhor Ator deve ser um duelo entre Bradley Cooper e Cillian Murphy: o primeiro faz uma atuação nos moldes do padrão do Oscar, enquanto o segundo estrela o grande favorito da temporada. Paul Giamatti em “Os Rejeitados” e Jeffrey Wright de “American Fiction” também estarão entre os finalistas.

A quinta vaga deve ficar com o Leonardo DiCaprio, mas, com o Colman Domingo muito próximo para tentar uma virada final.

O Andrew Scott corre por fora após “Todos Nós Desconhecidos” não vingar na temporada como se esperava. O Barry Keoghan terá que apelar a ala britânica para conseguir uma chance por “Saltburn”. 

PROVÁVEIS INDICADOS

  1. Cillian Murphy 
  2. Bradley Cooper 
  3. Paul Giamatti 
  4. Jeffrey Wright 
  5. Leonardo DiCaprio 

Possível: Colman Domingo 
Corre por Fora: Andrew Scott 
Azarão: Barry Keoghan 

Emma Stone, Lily Gladstone, Sandra Huller e Carey Mulligan são nomes certos em Melhor Atriz.

Com “Barbie” ganhou força nas últimas semanas, a Margot Robbie aparece com status de ser a estrela para fechar a categoria com a quinta vaga. Ainda assim, a Cailee Spaeny é aquela estrela jovem que o Oscar gosta de prestigiar, enquanto a Annette Bening vai para o outro sendo a veterana da vez e ainda tem a Natalie Portman.

Já falei que “Segredos de um Escândalo” vem forte? Correm por fora a Greta Lee e a Fantasia Barrino. 

E ainda tinha mais um monte de candidatas em Melhor Atriz. Um ano realmente brilhante para as mulheres nos cinemas.

PROVÁVEIS INDICADAS

  1. Emma Stone 
  2. Lily Gladstone 
  3. Sandra Huller 
  4. Carey Mulligan 
  5. Margot Robbie 

Possível: Cailee Spaeny, Annette Bening, Natalie Portman 
Corre por Fora: Greta Lee, Fantasia Barrino 

MELHOR FILME

Para fechar, é claro, Melhor Filme. 

Como já disse no canal, “Oppenheimer”, “Assassinos da Lua das Flores”, “Barbie”, “Pobres Criaturas”, “Os Rejeitados”, “Maestro”, “Vidas Passadas” estão garantidos. “American Fiction” também deve estar. As últimas duas vagas serão de “Anatomia de uma Queda” e “Segredos de um Escândalo. 

Caso algum deles dance, “A Zona de Interesse” está logo ali para ficar com a vaga. “Air” e “A Cor Púrpura” correm por fora e, sinceramente, se aparecerem seriam uma verdadeira decepção em meio a uma temporada tão empolgante. Se ocorrer um milagre, quem sabe “O Menino e a Garça” e “Aranhaverso” recolocam as animações de volta à categoria máxima? Improvável, mas, não impossível. 

PROVÁVEIS INDICADOS

  1. Oppenheimer 
  2. Assassinos da Lua das Flores 
  3. Barbie 
  4. Pobres Criaturas 
  5. Os Rejeitados 
  6. Maestro 
  7. Vidas Passadas 
  8. Anatomia de uma Queda 
  9. American Fiction 
  10. Segredos de um Escândalo 

Possível: A Zona de Interesse 
Corre por Fora: Air, A Cor Púrpura 
Azarão: Aranhaverso, O Menino e a Garça