De “Ad Astra” a “Joias Brutas”, Caio Pimenta analisa as razões que tiraram 25 filmes importantes do Oscar 2020.

OS FRACASSOS 

Steven Sodeberg, Meryl Streep, Antonio Banderas, Gary Oldman. “A Lavanderia” tinha um timaço e um tema muito importante, porém, a carinha de “A Grande Aposta” não empolgou ninguém e o filme foi esnobado com louvor.  

“The Personal History of David Copperfield” com Dev Patel e “O Rei” com o Timothee Chalamet até não são tão ruins assim, mas, a sensação de que já vemos esses filmes antes não ajudou em nada. 

“Brooklyn Sem Pai Nem Mãe” foi o filme das expectativas frustradas: imaginava-se que seria a produção que poderia colocar o Edward Norton na briga pelo Oscar, porém, a recepção pouco entusiasmada de público e crítica fez o policial patinar e não decolar como previsto. Já a ausência de “Uma Vida Oculta” mostra como Terrence Malick anda cansando até mesmo Hollywood.  

Por fim, não tem como não falar de “Cats”.  A Universal Pictures apostava em “1917” e no musical suas fichas para o Oscar. Se o filme do Sam Mendes não decepcionou, “Cats” foi um fracasso poucas vezes visto.  

Nem mesmo todo o retrospecto positivo do Tom Hooper, com “O Discurso do Rei” e “Os Miseráveis” na Academia, foi suficiente. 

 CONCORRÊNCIA PESADA

 

Poucas vezes nos últimos anos, a gente viu um conjunto de filmes tão bons como em 2020. E essa concorrência pesada fez muita gente boa ficar de fora. “Meu Nome é Dolemite” que o diga. 

O filme do Eddie Murphy ficou como a quarta escolha da Netflix nesta temporada de premiações atrás, por exemplo, de “O Irlandês”, “História de um Casamento” e “Dois Papas”. Até teve uma campanha decente, mas, não foi muito longe. 

Falando em concorrência interna pesada, “Bacurau”, aqui no Brasil, e “Retrato de uma Jovem em Chamas”, da França, deram azar de cair em um ano tão bom. Se fosse no ano passado, por exemplo, quando nós fomos de “O Grande Circo Místico” e eles com “Memórias da Guerra”, provavelmente, eles estariam na disputa. 

 Feitos para que seus atores fossem indicados ao Oscar, “Dark Waters”, com Mark Rufallo, e “Luta por Justiça”, com Jamie Foxx e Michael B. Jordan, viram as disputas em Melhor Ator e Ator Coadjuvante serem as mais acirradas dos últimos anos e ficaram sem chances. 

ERROS DE ESTRATÉGIAS 

Às vezes, você pode até ter um bom filme ou grande atuação, mas, se não souber jogar o jogo da temporada de premiações, você fica de fora. A Amazon aprendeu a lição da pior forma possível neste ano. 

Primeiro, a Amazon apostou as fichas em “O Relatório”. Daí, decidiu ir com tudo para “Os Aeronautas”. Ameaçou ensaiar um apoio mais forte para “Honey Boy” e até “Seberg”. No fim, quis voltar para “O Relatório”, mas, já era demais.  

Pior de tudo foi ver a Netflix 24 indicações. Aposto que a Amazon vai jogar pesado para recuperar o terreno. Quem também se deu mal foi, infelizmente, a A24, dona de um dos catálogos mais interessantes do cinema americano. 

A empresa responsável pela campanha vencedora de “Moonlight” tinha ótimas apostas como “Waves”, “The Last Black Man in San Francisco”, “O Farol” e Midsommar. Porém, sem definir um carro-chefe claro como a Neon fez com “Parasita” e poderio financeiro de gigantes como a Netflix, Universal e Sony, ficou difícil de competir. 

 PERDA DE FÔLEGO 

Sabe aqueles filmes que despontam logo cedo como potenciais candidatos, mas, acabam não conseguindo cumprir o esperado deles? Isso aconteceu com quatro produções em 2020. 

Também da A24, “The Farewell” até chegou a se consolidar na briga de Melhor Filme por volta de dezembro, mas, sentiu o impacto da esnobada quase geral no SAG. As ausências no PGA e DGA selaram as chances do longa.  

Clemency” mandou muito bem no Festival de Sundance 2019 e parecia que a Alfre Woodard era nome certo em Melhor Atriz. Porém, com todo o foco da Neon em “Parasita” e o lançamento para lá de tímido no fim do ano, derrubou as pretensões dela no Oscar. 

 Já “O Caso Richard Jewell” até emplacou Kathy Bates em Melhor Atriz Coadjuvante, mas, todas as polêmicas em que o filme se envolveu e o fato de Clint Eastwood já ter vencido duas vezes o Oscar tiraram a força do filme. 

 MIOPIA DA ACADEMIA 

Muitas vezes, a Academia peca por não enxergar obras mais progressistas ou ousadas, incluindo, filmes de gênero, optando, muitas vezes, pelos caminhos tradicionais. 

O terror e a ficção científica sofrem com isso há anos e, em 2020, aconteceu com “Ad Astra” e “Nós”. O filme do James Gray viu a Disney privilegiar a campanha de “Ford Vs Ferrari” e Brad Pitt surgir como imbatível por “Era uma vez em Hollwyood”, eclipsando o trabalho dele em “Ad Astra”. Já “Nós” foi lançado muito no início de 2019, não existia mais a aura de surpresa em torno de Jordan Peele e o foco da Universal Pictures em “1917” o deixou de lado. Mesmo assim, nada justifica a Lupita fora de Melhor Atriz. 

 “Queen & Slim” também enfrentou este caso de segundo plano na Universal Pictures, fora que parecia bastante ousado para um EUA dividido como o atual. Por fim, dois atores populares pagaram pelos erros do passado. 

Jennifer Lopez, em “As Golpistas”, e o Adam Sandler, por “Joias Brutas”, fizeram duas das melhores atuações do ano, porém, a resistência de muita gente dentro da indústria de Hollywood pode ter contribuído para as exclusões de ambos. 

Oscar 2021: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

https://www.youtube.com/watch?v=JsmRtta4Nqg THE TRIAL OF CHICAGO 7 Roteirista premiado com o Oscar por “A Rede Social”, o Aaron Sorkin vem se aventurando nos últimos anos na direção e prepara, agora, o filme mais ambicioso da carreira.  “The Trial of Chicago 7”...

Oscar 2021: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

Caio Pimenta inicia o especial para falar dos possíveis candidatos ao Oscar 2021 e na primeira parte tem David Fincher e Christopher Nolan. https://www.youtube.com/watch?v=Nck_QYS-01c "MANK", DE DAVID FINCHER "Seven", "Clube da Luta", "Zodíaco", "Benjamin Button", "A...

Oscar 2020: Cinco Fatores que levaram à vitória de ‘Parasita’

Caio Pimenta analisa os fatores que levaram "Parasita" a ser o histórico vencedor do Oscar 2020. https://www.youtube.com/watch?v=AwxPOOASJA8 Vencer um Oscar envolve muito mais do que ter “apenas” um grande filme em mãos. É preciso levar em conta uma série de fatores...

Oscar 2020: Resultado do Bolão do Cine Set

Com mais de 250 participantes, o bolão do Cine Set revela quem foi o grande vencedor para levar os Blu-Rays de "Coringa" e "Ford Vs Ferrari", o DVD de "Era uma vez em Hollywood", um livro autografado do Cine Set e dois pares de ingressos Cinépolis....

Oscar 2020: De ‘Parasita’ a Eminem – O Melhor e Pior da Cerimônia

Caio Pimenta analisa quais os melhores e piores momentos do inesquecível Oscar 2020 vencido por "Parasita". https://www.youtube.com/watch?v=fIP1QP_CisY

Oscar 2020: ‘Parasita’ vence Melhor Filme e alcança feito inédito

Quem diria que um dia veríamos isso, senhoras e senhores? O Oscar 2020 vai para uma produção falada em língua-não inglesa e sem astros mundiais. “Parasita” é o Melhor Filme do Ano. https://www.youtube.com/watch?v=7Kj8eNpNpXY Além desse feito histórico, o “Parasita”...

Oscar 2020: Renée Zellweger conquista Melhor Atriz por ‘Judy’

Renée Zellweger conquista o segundo Oscar da carreira. O primeiro foi em Atriz Coadjuvante por “Cold Mountain” e, agora, ela leva por “Judy - Muito Além do Arco-Íris”.   https://www.youtube.com/watch?v=ZDzTP79kCFE Desde setembro, outubro quando comecei com a série de...

Oscar 2020: Joaquin Phoenix vence Melhor Ator por ‘Coringa’

Não tinha como ser diferente: por "Coringa", Joaquin Phoenix é o grande ganhador do Oscar de Melhor Ator. O cara simplesmente dominou esta temporada de premiações: Globo de Ouro, Critics Choice, SAG, Bafta e, finalmente, a primeira estatueta dourada. ...

Oscar 2020: Bong Joon-Ho supera Sam Mendes e vence Melhor Direção

Para tirar o Oscar 2020 do marasmo, uma grande surpresa: Bong Joon-Ho superou o Sam Mendes e levou o Oscar de Melhor Direção por “Parasita”. Essa conquista mantém a categoria sobre o domínio estrangeiro: nos últimos 10 anos, apenas um americano venceu, foi o...

Oscar 2020: Elton John vence Melhor Canção Original com ‘Rocketman’

Outro favorito leva o Oscar 2020: “I´m Gonna Love Again”, de “Rocketman”, conquista o prêmio de Melhor Canção Original. Essa é a segunda estatueta do Elton John: a primeira vez foi com “O Rei Leão” em 1995. https://www.youtube.com/watch?v=fu14i3Bq220 Fica claro que...