De Curta a Melhor Filme, Caio Pimenta elege os favoritos dele em todas as categorias do Oscar 2022.

CURTA E CATEGORIAS TÉCNICAS

Começo meus preferidos nas categorias de curtas-metragens. 

Resgatando a história de uma das maiores atletas femininas do basquete mundial, “The Queen of Basketball” é o mais interessante de um ano razoável apenas para os curtas de documentário.

Entre as animações, não deveria nem ter disputa tamanha a distância do excelente e inquietante curta chileno “Bestia” aos demais indicados.

Já nas ficções live-action fico com “The Long Goodbye” que, em 11 minutos, coloca o público atordoado em um mundo, infelizmente, não tão longe do nosso. 

Já em Canção Original, pela falta de concorrentes mais interessantes, fico com a Billie Eilish de “No Time To Die”, do último James Bond.

Trilha Sonora está mais do que na hora da Academia reconhecer o brilhante Jonny Greenwood e seus tensos acordes em Ataque dos Cães são perfeitos para isso.

Em Melhor Som, fico com “007 – Sem Tempo Para Morrer” e Efeitos Visuais deve ir para “Duna” e toda a construção daquele fantástico universo. 

Mesmo o filme não sendo dos melhores, era inegável como a maquiagem e penteado assim como o figurino de Cruellase destacavam de todo o resto. Torço pela produção da Disney nas duas categorias.

Já em Design de Produção fico com o impressionante trabalho deO Beco do Pesadelo, capaz de potencializar a elegância e os perigos presentes na trama.  

Em Montagem, apesar de não me animar com nenhum dos indicados, meu escolhido é “Duna” pela forma como dá dinamismo e situa bem o espectador na intrincada história, além de ser eficiente nas sequências de ação equilibrando-a com a trama.  

Já em Fotografia, meu favorito é o Bruno Delbonnel de A Tragédia de Macbeth. E aqui é muito menos pelo batido uso do preto e branco, mas, principalmente, pela forma como o recurso potencializa o universo sombrio de paranoia que domina o protagonista. 

DE INTERNACIONAL A ROTEIROS

Em Filme Internacional, adoraria dizer que o meu favorito é “A Pior Pessoa do Mundo, mas, depois de “Drive My Car” não tem como. Meu voto fica com o japonês.

Em Animação, fico com “A Família Mitchell”, anárquico filme produzido pelos ótimos Phil Lord e Christopher Miller. “Flee” é o meu preferido entre os documentários tanto pela coragem e história do protagonista como pela escolha do formato a ser contada a história como também pelo momento histórico do Afeganistão. 

Vamos aos roteiros. Nos adaptados, meu favorito é “Drive My Car”, porém, se der “A Filha Perdida” ou “Coda” não ficarei triste. Já entre os originais, deixarei o Paul Thomas Anderson ainda na fila para premiar “A Pior Pessoa do Mundo” e o retrato da geração millenium. 

DE ATUAÇÕES A FILME

Minha única torcida que deve levar o Oscar 2022 será com o Troy Kotsur, de “Coda”, em Ator Coadjuvante.

Entre as mulheres, a minha favorita é a Jessie Buckley pela mãe angustiada de “A Filha Perdida”.

Melhor Ator não tem como ser diferente: fico com o assombroso desempenho do Benedict Cumberbatch em “Ataque dos Cães”.

Em Melhor Atriz, minha favorita é a Penélope Cruz, de “Mães Paralelas”, mas, se der Olivia Colman ou Kristen Stewart, comemoro do mesmo jeito. 

Em Direção, prefiro o Hamaguchi, mas, torcerei para a Jane Campion até por conta da história dela e o que representaria o Oscar da categoria.

Afinal, não é todo o dia que você pode reconhecer uma das maiores diretoras de todos os tempos. E Melhor Filme, levaria a estatueta para o Japão com o excepcional “Drive My Car”. 

MINHA LISTA DE GANHADORES DO OSCAR:

Melhor Filme: “Drive My Car”

Melhor Direção: Jane Campion, por “Ataque dos Cães”

Melhor Ator: Benedict Cumberbatch, por “Ataque dos Cães”

Melhor Atriz: Penélope Cruz, por “Mães Paralelas”

Melhor Ator Coadjuvante: Troy Kotsur, por “Coda”

Melhor Atriz Coadjuvante: Jessie Buckley, por “A Filha Perdida”

Melhor Roteiro Adaptado: “Drive My Car”

Melhor Roteiro Original: “A Pior Pessoa do Mundo”

Melhor Animação: A Família Mitchell

Melhor Filme Internacional: “Drive My Car” (Japão)

Melhor Documentário: “Flee”

Melhor Direção de Fotografia: “A Tragédia de Macbeth”

Melhor Montagem: “Duna”

Melhor Figurino: “Cruella”

Melhor Maquiagem e Penteado: “Cruella”

Melhor Canção Original: “No Time to Die”, de “007 – Sem Tempo Para Morrer”

Melhor Trilha Sonora: “Ataque dos Cães”

Melhor Design de Produção: “O Beco do Pesadelo”

Melhores Efeitos Visuais: “Duna”

Melhor Som: “007 – Sem Tempo Para Morrer”

Melhor Curta de Animação: “Bestia”

Melhor Curta de Documentário: “The Queen of Basketball”

Melhor Curta de Ficção: “The Long Goodbye”