A temporada de premiações já começou com os primeiros eventos revelando os vencedores e indicados. Gotham Awards, National Board of Review, o TOP 10 do American Film Institute, European Film Awards são alguns destes eventos. 

Por isso, eu trago agora um panorama do que estas festas e prêmios apontam para a disputa do Oscar 2022 indicando quem saiu por cima e quem não se deu tão bem assim. 

EM ALTA 

Previsto para estrear na Netflix no último dia do ano, “A Filha Perdida” teve um bom início de temporada de premiações. 

A produção dominou o Gotham Awards ao ganhar Melhor Filme, Roteiro, Atriz com Olivia Colman e Direção Estreante com a Maggie Gyllenhaal. Ela ainda levou a mesma categoria junto aos críticos de Nova York. 

Como coloquei aqui na comunidade do YouTube, o Gotham premiou outros indicados recentes do Oscar de Melhor Filme como foram os casos de “Nomadland”, “História de um Casamento”, “Me Chame Pelo Seu Nome”, “Moonlight” e “Spotlight”.  

Não creio que “A Filha Perdida” chegue a ponto de vencer o Oscar como alguns desta lista, porém, fortaleceu sem dúvida um filme que ainda tenta consolidar sua vaga na categoria máxima do prêmio da Academia. 

Em meio a nomes certos como “Ataque dos Cães” e “Duna”, “Coda” surgir no TOP 10 do American Film Institute mostra o carinho em relação ao filme da Sian Heder. Mesmo lançado no Festival de Sundance no início do ano e tendo estreado em agosto na Apple, a produção permanece sendo lembrada como também comprova os dois prêmios no Gotham Awards em Melhor Coadjuvante com Troy Kotsur e a Emilia Jones como Revelação do Ano. 

“Coda” deve brigar por esta última vaga em Melhor Filme duelando com “Spencer” e o próprio “A Filha Perdida”. Também importante citar “Licorice Pizza”: candidato forte ao Oscar, a produção do Paul Thomas Anderson ganhou o National Board of Review de Melhor Filme e Direção.  

Em Filme Internacional, o japonês “Drive My Car” mostrou as credenciais para ser o favorito da categoria. Ganhou a categoria no Gotham Awards e surpreendeu ao ser eleito o Melhor Filme pelos críticos de Nova York. Já nos documentários só deu “Flee”: premiado também no Gotham, críticos de Nova York e indicado ao Critics Choice Documentary Award e Cinema Eye Honors. 

NA MESMA 

Apontado como o principal favorito até aqui, “Belfast” decepcionou ao perder todas as 11 categorias no British Independent Film Awards, evento que já consagrou “O Discurso do Rei” e “Quem Quer Ser um Milionário?”. Por outro lado, o drama do Kenneth Branagh recebeu o prêmio especial do AFI, vencido por “Parasita” e “Roma” recentemente e também lidera a corrida rumo ao Satellite Awards.  

Com a subida de “Licorice Pizza”, os elogios intensos a “Amor, Sublime Amor” e “Ataque dos Cães” permanecendo forte, “Belfast” vê o favoritismo se tornar mais diluído. 

Eleitos no TOP 10 do American Film Institute, “King Richard”, “Duna”, “Beco do Pesadelo”, “A Tragédia de Macbeth”, “Don´t Look Up” e “Tick Tick Boom” continuam firmes no Oscar de Melhor Filme.

Benedict Cumberbatch, Lady Gaga e Kodi Smit-McPhee, vencedores junto aos críticos de Nova York, também vão fortes nas categorias de atuação. 

EM QUEDA 

Se não apareceu até agora, a chance de estar aqui é imensa. Começo com “Spencer”. 

Apesar da indicação em Melhor Filme no Satellite, “Spencer” não foi até agora abraçado pelos críticos e premiações da temporada. “Being the Ricardos” também ficou longe da expectativa gerada ainda que a imprensa tenha sido bastante receptiva com o longa do Aaron Sorkin.  

As apostas de Ridley Scott – “Casa Gucci” e “O Último Duelo” – também não foram tão longe assim assim como “A Crônica Francesa” e “Madres Paralelas”.  

CRÍTICA DOS PRINCIPAIS CANDIDATOS AO OSCAR 2022: