Quem disse que o Amazonas não produz animações?

“A Última Balada de El Manchez” estreou neste fim de semana no YouTube provando que é possível sim fazer animações de qualidade no Estado. A produção dirigida por Leonardo Mancini participou do Anima Mundi 2017. ocorrido nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, dentro da Mostra Olho Neles!, voltada para animadores em ascensão no Brasil inteiro. O filme está disponível nas versões em português e em inglês.

O curta-metragem de pouco menos de 18 minutos traz a história sobre como o maior mariachi de todos os tempos teve que vender a alma para conseguir talento e fama, e sua inevitável queda e busca por redenção. Para realizar o curta, Mancini contou com o apoio de Bruno Fabián e Abrão Figueira nas animações, enquanto Edgar César ficou no background. Dublador de grandes personagens como ThunderCats, Silverhawks, Mumm-Ra e Monstro Estelar, Silvio Navas faz a voz do El Manchez. 

Para quem não conhece, a carreira de Leonardo Mancini no audiovisual local é longa: ator, produtor e roteirista, ele já participou de diversos curtas premiados como, por exemplo, “Morto-Vivo”, “Et Set Era”, “A Doce Dama”, “A Lista” e “Germes”. Nem mesmo na animação, ‘Mancha’ (apelido pelo qual é conhecido no cinema amazonense) é um neófito: a primeira indicação ao Amazonas Festival foi com uma produção do gênero, “I Loser You”.

ASSISTA ABAIXO ‘A ÚLTIMA BALADA DE EL MANCHEZ’:

‘Boto’ – Episódios 12 e 13: no fim, um charme manauara inebriante

Depois de todos os atrasos possíveis na TV Ufam, “Boto” chegou ao fim. Apesar de deixar claro que não havia tanta trama para a quantidade total de capítulos, a série da Artrupe Produções encerra bem os principais núcleos da história nos dois últimos episódios e volta...

‘Boto’ – Episódios 10 e 11: afetos, traumas e intolerância

Seguindo a irregularidade característica da série, os episódios 10 e 11 de “Boto” conseguem, ao mesmo tempo, trazer momentos brilhantes – talvez, os melhores até aqui – e outros beirando o tédio. A reta final escancara que, apesar de ter cinco protagonistas, cabe a...

‘Boto’ – Episódios 8 e 9: sobra tempo e falta história

Momento confissão: chega a ser difícil escrever algo novo sobre os episódios 8 e 9 de “Boto” em exibição na TV Ufam desde a última sexta-feira, sempre às 23h, no programa Cine Narciso Lobo. Os capítulos voltam a bater nas mesmas temáticas já abordadas anteriormente...

‘Transviar’: trama inchada prejudica foco de série amazonense

As questões relativas à identidade de gênero seguem em alta no cinema brasileiro e são cada vez mais necessárias devido ao crescente fortalecimento do discurso conservador na sociedade. Produções que abordam o processo de transição de personagens transexuais têm...

‘Boto’ – Episódios 6 e 7: série cresce independente de obstáculos

Após episódios monótonos, “Boto” deu uma leve avançada nos capítulos 6 e 7, em exibição na TV Ufam (Canal 8 na Net Digital) até a próxima quinta-feira (11). Grande parte disso se deve ao foco prioritário nos relacionamentos entre os cinco protagonistas, aprofundando...

‘Boto – Episódios 4 e 5’: ou pode chamar de ‘Aquela Estrada 2’

“Aquela Estrada” é o mais bem-sucedido curta-metragem do coletivo Artrupe Produções Artísticas. Dirigida por Rafael Ramos, a produção circulou por festivais nacionais importantes como o Mix Brasil, Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e Goiânia...

‘Boto’ – Episódios 1, 2 e 3: o protagonismo da enigmática Manaus

Se a política pública de regionalização do audiovisual brasileiro adotada na última década tinha como um dos objetivos dar voz a artistas locais apresentarem realidades de locais pouco vistos na TV e cinema, “Boto” consegue ser um representante certeiro deste processo...

‘O Céu dos Índios’: afeto marca fascinante viagem por culturas indígenas

Em sua produção como diretora – que, até então, compunha-se dos curtas Strip Solidão (2013) e Dom Kimura (2016) –, Flávia Abtibol já vinha mostrando uma disposição especial para aproximar-se do mundo de seus personagens: é a empatia a qualidade que redime a narrativa...

‘Travessia’: dor e poesia na dura vida de imigrantes do Haiti em Manaus

Após uma carreira bem-sucedida em festivais com o documentário performático “Maria”, a diretora Elen Linth apostou num projeto de temática igualmente relevante, mas com uma pegada mais diferente. Trata-se de “Travessia”, longa-metragem de não-ficção dirigido em...

‘Príncipe da Encantaria’: simpático curta expande lenda do boto cor de rosa

O Amazonas é repleto de lendas folclóricas, oferecendo um potencial inestimável para produções culturais. Aproveitando essa bagagem regional que Izis Negreiros ("Santo Casamenteiro") escreveu e dirigiu “Príncipe da Encantaria”. A produção é inspirada em uma das lendas...