Vamos começar pela parte previsível para depois irmos para onde está mais emocionante: as disputas de Atuação estão definidas. Aliás, o SAG foi chatíssimo por causa disso: todos os favoritos ganharam, não teve uma surpresa nas categorias individuais.  

Laura Dern, de “História de um Casamento”, Brad Pitt, por “Era uma vez em Hollywood”, Joaquin Phoenix, de “Coringa” e Renée Zellwerg, por “Judy” dominaram até aqui. Venceram o Globo de Ouro, Critics Choice e o SAG. 

Se eles conquistarem o Bafta e tem tudo para isso acontecer, aí só um fato completamente raro pode tirar estes prêmios deles. Mira Sorvino, de “Poderosa Afrodite”, e Marcia Gay Harden, por “Pollock”, em Melhor Atriz Coadjuvante, James Coburn, por “Temporada de Caça”, em Melhor Ator Coadjuvante, e o Adrien Brody, de “O Pianista”, em Melhor Ator conseguiram ganhar o Oscar sem vencer nenhum prêmio anterior. 

Já em Melhor Filme, a corrida rumo ao Oscar começou a ganhar contornos mais claros. Um dos termômetros mais confiáveis para o prêmio da Academia, o PGA, prêmio do Sindicato dos Produtores elegeu “1917” o filme do ano. Isso ajuda demais por conta de três fatores: 

  • Primeiro é o histórico: em 21 de 30 vezes, o vencedor do PGA foi o mesmo do Oscar.  
  • Segundo é que o sistema de votação do PGA é preferencial; nele, o votante elenca do filme que mais gostou até o que considerou pior. Esse é o mesmo sistema de votação do Oscar, o que permite dar uma boa noção de como está cada filme.  
  • Por fim, é o largo número de produtores votantes no Oscar, 26% do total da Academia. 

“1917” ainda conta com o fato de ser o representante do cinema tradicional, lançado nas salas de exibição e da escala gigantesca com um trabalho técnico impecável em diversas áreas, o que o torna um provável vencedor nas mais diversas categorias. Caso o Sam Mendes o DGA, o prêmio do Sindicato dos Diretores, chega no Oscar como candidato a ser batido. 

O maior rival dele neste momento é o “Parasita” que teve uma sequência de vitórias nos prêmios dos sindicatos impressionante. O filme sul-coreano se tornou a primeira produção não falada em inglês a vencer o prêmio de Melhor Elenco do SAG, o Sindicato dos Atores. Antes disso, foram aplaudidos de pé durante a festa.  

Vale lembrar que a categoria conta com 1324 membros no Oscar e o número de profissionais vindos do exterior como votantes aumentou significativamente nos últimos anos, dando uma diversidade que pode beneficiar o filme. “Parasita” também venceu o Sindicato dos Montadores, categoria-chave no Oscar, e dos Editores de Som. 

O “Parasita” ainda conta com um fator histórico que atrapalha o “1917”: o filme do Sam Mendes não está indicado em Melhor Montagem e em nenhuma categoria de atuação. A última vez que uma produção nesta mesma situação venceu foi “Cavalgada” em 1934. O Sindicato dos Diretores se tornou o grande fiel da balança: quem vencer, provavelmente, será o ganhador. 

Por outro lado, o fim de semana foi terrível para “Era uma vez em Hollywood” e “O Irlandês”. Perder o Sindicato dos Produtores era até esperado para o filme do Tarantino, o que ele, porém, não contava era com a derrota no SAG de Melhor Elenco ainda mais com um time liderado por Brad Pitt, Leonardo DiCaprio e Margot Robbie.  

Essa era uma vitória que estava no cálculo da Sony Pictures para se manter viva na disputa, afinal de contas, no sindicato dos diretores, o Tarantino tem poucas chances de vitória e no dos roteiristas, ele não pode concorrer. A sensação é que o filme regrediu muitas casas após começar bem na temporada de premiações e vai tentar um último suspiro no DGA e também no Bafta. 

Já “O Irlandês” parece seguir cada vez mais o mesmo caminho de filmes como “Nasce uma Estrela” “Boyhood” e “Trapaça”: da promessa de provável campeão até um desempenho tímido na temporada de premiações. É uma pena gigantesca por ser um dos trabalhos mais ousados do Scorsese e acompanhado de um elenco genial. Pior de tudo é que não nem uma questão de rejeição à Netflix; parece ser uma rejeição ao próprio filme, especialmente, ao tempo de duração dele, algo que, para os dias atuais, parece ser inconcebível. 

Oscar Anos 2020: TOP 10 Maiores Esnobadas

De "Assassinos da Lua das Flores" em Roteiro Adaptado a Lupita Nyong´o em Melhor Atriz, Caio Pimenta traz um ranking das maiores esnobadas do Oscar nos anos 2020. https://youtu.be/HCzSG_kEFl4 10. DELROY LINDO A pauta da diversidade pode até ter ganhado força na...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 4

De Clint Eastwood a Yorgos Lanthimos, Caio Pimenta traz a quarta parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://www.youtube.com/watch?v=JbVS4YjfKwM Se Oscar 2023 teve Steven Spielberg e a edição deste ano contou com Martin Scorsese, a próxima temporada de...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Animação e Filme Internacional

De "Toy Story 4" e "Parasita" a "Zona de Interesse" e "O Menino e a Garça", Caio Pimenta traz um ranking dos ganhadores do Oscar de Melhor Animação e Filme Internacional dos anos 2020. https://youtu.be/FzT686ie_4k 5. 'TOY STORY 4' e 'NADA DE NOVO NO FRONT' Inicio a...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 3

De "Coringa: Delírio a Dois" a "Deadpool & Wolverine", Caio Pimenta traz a terceira parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/n-5WHISgSCg MELHOR ANIMAÇÃO Mais de duas décadas depois da consagração da trilogia do Peter Jackson, “O Senhor dos...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...