THE TRIAL OF CHICAGO 7

Roteirista premiado com o Oscar por “A Rede Social”, o Aaron Sorkin vem se aventurando nos últimos anos na direção e prepara, agora, o filme mais ambicioso da carreira. 

“The Trial of Chicago 7” apresenta a história real do julgamento de sete pessoas que iniciaram um protesto durante a Convenção Nacional do Partido Democrata, em 1968. O elenco traz o Sacha Baron Cohen, Michael Keaton, Eddie Redmayne, Joseph Gordon-Levitt e Mark Rylance. 

 MACBETH 

Joel Coen e Ethan Coen no Festival de Cannes 2015

Os irmãos Coen são sempre muito queridos pela Academia: mesmo quando não conseguem emplacar em Melhor Filme, os filmes deles estão sempre concorrendo. Em 2021, eles podem voltar com a adaptação de Shakespeare. 

A versão deles para “Macbeth” conta no elenco com Denzel Washington e Frances Dormand. A história mostra um general do exército escocês traindo o rei após um presságio afirmar que ele deveria ocupar o trono. Tudo isso manipulado pela esposa, Lady Macbeth. 

O curioso do filme é que, diferente do habitual, o Joel Coen vai assinar a direção sozinho, mas, com certeza, o Ethan deve participar do projeto de algum modo. O problema do “Macbeth” é o excesso de adaptações que desgastou um pouco a história, porém, é sempre bom dar um crédito para essa turma toda de grandes nomes reunidos. 

NOMADLAND 

Além de “Macbeth”, a Frances McDormand também pode chegar no Oscar com “Nomadland”. 

No filme, ela interpreta uma mulher na faixa dos 60 anos que, após perder tudo na Grande Depressão, decide viajar pelo Oeste dos EUA levando uma vida de nômade. 

O mais legal deste é a diretora: Chloe Zhao fez um filmaço em 2018 que pouco gente viu chamado “Domando o Destino”. E essa produção extremamente elogiada a comandar “Os Eternos”, a nova super-produção. Ela é uma cineasta para gente ficar bem atento. 

GOOD MORNING, MIDNIGHT 

O George Clooney tenta voltar a acertar as pazes na carreira de diretor após os fraquinhos “Caçadores de Obras-Primas” e “Suburbicon” com “Good Morning, Midnight”. 

A ficção científica mostra um pesquisador isolado no Ártico que se recusa a sair do local mesmo na iminência de eventos apocalípticos. A história dele se cruza com a da astronauta vivida pela Felicity Jones que retorna ao planeta após uma missão em Júpiter. 

A produção deve ser lançada na Netflix até o fim deste ano. 

BLONDE 

Claro que sempre vai ter cinebiografia. A primeira envolve a Marylin Monroe. 

O filme mostra a trajetória de Norma Jeane Mortenson nos anos 1950 e 1960 e como se tornou a maior musa da história de Hollywood. Destaque em “Entre Facas e Segredos”, a Ana de Armas é a protagonista do filme. 

A direção fica por Andrew Dominik que comandou os ótimos “O Homem da Máfia” e também “O Assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford”. 

RESPECT 

A segunda cinebiografia forte para o Oscar 2021 é “Respect” sobre a trajetória da genial Aretha Franklin. 

A produção será protagonizada pela Jennifer Hudson, vencedora do Oscar por “Dreamgirls”. Porém, ela chega em um momento de baixa após o fracasso de “Cats”. 

De qualquer modo, a possibilidade da Jennifer Hudson soltar o vozeirão interpretando os clássicos de Aretha já a coloca com boas chances em Melhor Atriz. 

MINARI 

Parasita” mostrou para o mundo inteiro como a Coreia do Sul vive um momento extraordinário no cinema. Em 2021, eles podem voltar com uma obra ambientada nos EUA. 

“Minari” traz a história de uma família sul-coreano se mudando da moderna Costa Oeste dos EUA para uma região rural do Arkansas. Enquanto o filho pequeno tenta se habituar à região contando com o apoio da avó, o pai luta para fazer a fazenda prosperar. 

“Minari” dominou o Festival de Sundance deste ano, levando os prêmios do Júri e do Público. A A24, distribuidora responsável pela campanha vencedora de “Moonlight” no Oscar 2017, já comprou os direitos do filme. Então, bastante atenção para esse potencial candidato. 

NOVO PAUL THOMAS ANDERSON 

Hollywood tem grandes diretores, mas, sinceramente, nenhum melhor do que Paul Thomas Anderson. O diretor de novos clássicos como “Magnólia”, “Sangue Negro” e “Mestre” retorna, para quem sabe, vencer o primeiro Oscar da carreira. 

O filme ainda não tem título, mas, se sabe que vai ecoar a vibe de “Boogie Nights”, sendo ambientado nos anos 1970 e traz como protagonista um estudante do ensino médio, astro da televisão infantil dos EUA. 

SOUL 

Desde 2011, a Pixar não emplaca uma produção em Melhor Filme. Quem sabe 10 anos depois, esse jejum não possa terminar? 

Dos dois lançamentos do estúdio em 2020, “Soul” é o que parece ser mais promissor e ousado. A história acompanha um professor de música frustrado por não ter conseguido o sonho da vida que, após sofrer um acidente, tem a alma transportada para outra dimensão. Lá, ele se vê forçado a embarcar em uma aventura ao lado da alma de uma criança que ainda está aprendendo sobre si. 

Apesar de um pouquinho melancólica, a história é ótima. Seria bom ver a Pixar voltar em grande estilo para a categoria máxima do Oscar. 

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 4

De Clint Eastwood a Yorgos Lanthimos, Caio Pimenta traz a quarta parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://www.youtube.com/watch?v=JbVS4YjfKwM Se Oscar 2023 teve Steven Spielberg e a edição deste ano contou com Martin Scorsese, a próxima temporada de...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Animação e Filme Internacional

De "Toy Story 4" e "Parasita" a "Zona de Interesse" e "O Menino e a Garça", Caio Pimenta traz um ranking dos ganhadores do Oscar de Melhor Animação e Filme Internacional dos anos 2020. https://youtu.be/FzT686ie_4k 5. 'TOY STORY 4' e 'NADA DE NOVO NO FRONT' Inicio a...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 3

De "Coringa: Delírio a Dois" a "Deadpool & Wolverine", Caio Pimenta traz a terceira parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/n-5WHISgSCg MELHOR ANIMAÇÃO Mais de duas décadas depois da consagração da trilogia do Peter Jackson, “O Senhor dos...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...