Já perdi a conta das inúmeras vezes desta confusão ter acontecido – tem gente, inclusive, da própria equipe que ainda bate cabeça.  

Mas, a resposta é: Cine Set. 
S-e-p-a-r-a-d-o.  

Admito, entretanto, que a nossa logo precisa de uma reforminha para ficar mais claro e evitar isso. 

Se para quem trabalha na área, estes termos já confundem, imagina para quem não é jornalista? Por isso, diversas vezes vejo as pessoas escreverem que o Cine Set é tal coisa ou chegarem para mim e não saberem bem definir o que somos. 

Pois, vamos lá ajudar vocês. 

A resposta é: O Cine Set é um site de cinema e de séries.  

E por que um site?  

Procurando definições sobre essas diferenciações e também na minha experiência de uma década lidando com isso (sim,  velho), o site possui um caráter mais formal e menos pessoal do que um blog, porém, menos abrangente em termos de diversidade de assuntos do que um portal de notícias oferece.  

E o Cine Set é justamente isso: estamos aqui diariamente apresentando conteúdos de cinema e séries de televisão, seja em críticas, reportagens, listas, artigos, etc. Podemos até fazer textos um pouco mais pessoais (como este aqui), porém, na maioria das vezes, obedecemos um padrão da escrita das críticas e resenhas de arte vista em sites mundo afora. 

Em Manaus, dentro da linha da cultura pop, o Mapingua Nerd e o Mochila de Prótons são os que mais se aproximam deste caráter de portal ao abranger desde assuntos de tecnologia passando por HQs até chegar ao cinema. 

Muito da razão disso tem a ver com a resposta da segunda pergunta: o Cine Set tem como objetivo ser um site de cinema, logo, precisa abordar as mais diversas produções dos mais diversos tipos.  

Se a ideia fosse ser um blog estritamente pessoal igual ao que se vê em um Medium da vida, ok, falaríamos apenas daquilo que gostássemos. Porém, pela proposta de ser um site, faz-se necessário ser abrangente indo desde um cult como o belga Patrick até um blockbuster como “Aquaman”. 

Evidente que, hoje em dia, não perdemos tempo com determinadas catástrofes cinematográficas (série “Transformers”, “Brinquedo Assassino”, a nova comédia do Adam Sandler), porém, em outras situações, não há como fugir (“X-Men: Fênix Negra”). 

Uma pergunta que sempre acaba surpreendendo muita gente na hora da resposta: somos de MANAUS! 

Isso resulta em um elogio que eu nem sei se posso considerar um elogio: ‘poxa, é tão bom que nem parece de Manaus’ 

Eu já ouvi isso MUITAS E MUITAS vezes, o que demonstra o nosso complexo de inferioridade ao quadrado, afinal, além do complexo de ser brasileiro, ainda temos o amazônico em relação ao Sudeste. 

Além da equipe de Manaus, temos mais dois integrantes fora da cidade: o mineiro Diego Alexandre, recém-ingresso no Cine Set morando no Rio de Janeiro, e Lucas Pistilli, amazonense e correspondente internacional (chique, não?) em Londres. 

Porque sim!!! 

Ok, Tas, tá bom.

De forma bem didática, a Susy Freitas já explicou as razões de sites de cinema utilizarem notas, estrelas para a avaliações (clique aqui). 

Entendo quem se deixe levar pelo impacto visual e até psicológico causado por uma nota 0, 4, 6 ou 10, porém, o mais importante SEMPRE será o texto. Afinal de contas, levamos horas e horas para desenvolver argumentos capazes de criar (ou tentar criar) um diálogo com a obra; a nota sai em questão de minutos. 

Por fim, um fato muito importante: crítico nenhum no mundo é dono da verdade. Somos a vírgula e não o ponto final da discussão. 

Simples: por absoluta falta de tempo! 

Atualmente, o Cine Set conta com um site editado por mim, eu também escrevo as notícias e atualizo o Facebook, Pâmela Eurídice toma conta do Twitter, Rebeca Almeida do Stories do Instagram, Henrique Filho desenvolve as artes do feed do IG e o restante da equipe produz textos semanais para alimentar o site. 

Ah, esqueci: também tem o YouTube com dois vídeos por semana – às quartas-feiras com Pâmela e Rebeca sobre séries editado pelo Walter Franco; e às sextas comigo sobre o Oscar em que apresento e edito. Fora a turma que dá os cursos do Cine Set: Ivanildo Pereira, Danilo Areosa e, agora, Diego Bauer. 

Logo, sem tempo de podcasts, irmão. 

Mas, não falta vontade e, quem quiser se candidatar a ajudar, manda email para [email protected] 😉 

Resposta com outra pergunta: Por que não falar de cinema amazonense e também de cinema de modo geral? Por que se limitar a um único assunto e não expandir? 

Somos apaixonados por cinema e gostamos de ver filmes. Alguns de nós amam mais os blockbusters, alguns filmes nacionais, alguns outros preferem aquela obra cult que só ele conhece e por aí vai. 

A liberdade proporcionada pela internet permite ser o que você quiser, logo, o Cine Set se propõe a ser este espaço amplo e diverso sobre cinema, mas, sem nunca esquecer, claro, de onde veio. Podemos não conseguir abordar e cobrir com toda a profundidade o cinema amazonense, mas, acredito que algo já fizemos e abrimos portas para quem busca caminhos no jornalismo cultural regional. 

Que o Cine Set sirva para abrir portas a quem deseja escrever, fazer podcasts, canais no YouTube sobre música, literatura, moda, gastronomia em Manaus e nestes cantos, às vezes, esquecidos do mundo afora. 

PERGUNTA EXTRA: quem faz parte mesmo da equipe? 

Resposta: a área ‘Quem Somos’, finalmente, atualizada! 

Cine Set 5 Anos – As Sete Perguntas Mais Feitas sobre o Site

Já perdi a conta das inúmeras vezes desta confusão ter acontecido – tem gente, inclusive, da própria equipe que ainda bate cabeça.   Mas, a resposta é: Cine Set.  S-e-p-a-r-a-d-o.   Admito, entretanto, que a nossa logo precisa de uma reforminha para ficar mais claro e...

Quais são os principais estúdios do cinema de Hollywood?

O mundo do cinema está mudando graças às novas tecnologias e às novas formas de se consumir e acessar produtos audiovisuais. Os maiores estúdios de Hollywood estão se virando para se adaptar a essas mudanças, por isso este é um bom momento para analisarmos como eles...

Emmy: As Grandes Polêmicas da História da Premiação

Pâmela Eurídice e Rebeca Almeida falam sobre as principais polêmicas da história do Emmy, o Oscar da televisão mundial. https://www.youtube.com/watch?v=doVv1LhWI4c

Por que é coerente o governo Bolsonaro atacar o cinema brasileiro?

Reside na presidência de Jair Messias Bolsonaro um certo grau de beleza.   É uma beleza doida, sem noção e tentar entender o que ocorre a partir de um padrão lógico é uma tarefa inútil, pois, simplesmente não há.  Bolsonaro, por exemplo, é capaz de jogar fora uma...

Festival de Karlovy Vary: Diário de Bordo – Parte Final

Confira tudo o que ocorreu nos quatro primeiros dias no Diário de Bordo: Festival de Karlovy Vary - Parte 1 O dia 5 começou na Congress Hall do Hotel Thermal com a sessão de "The Father", comédia búlgara que se tornou rapidamente uma das minhas produções favoritas da...

A Disney e os filmes live action

A Disney se tornou uma máquina de produção de remakes live action, e o ano de 2019 promete grandes lançamentos. Para quem não está familiarizado com o termo, live action se refere a trabalhos cinematográficos feitos com atores reais, ao invés de animações, ou algo...

Festival de Karlovy Vary – Diário de Bordo: Parte 1

Morar em uma cidade com amplo acesso ao cinema tem suas vantagens, mas há um quê quase romântico de conferir filmes quando se está longe de casa. Nesse sentido, viajar para um festival é um sonho louco para qualquer cinéfilo: a mistura de um cronograma recheado de...

A Morte de Rubens Ewald Filho, o mais popular crítico de cinema no Brasil

Recebi a notícia da morte de Rubens Ewald Filho no meio da arrumação para o lançamento do livro do Cine Set pela Camila Henriques. A correria e a preocupação em tudo dar certo impediram que o impacto da notícia fosse devidamente processada. Passado todo o lançamento,...

Não, Robert Pattinson, Batman não!

Oi Robert,  tudo bem, cara?  Preciso admitir que te zoei durante muito tempo. Grande parte motivado por causa disso: https://www.youtube.com/watch?v=dQmOIgfgZO4 Cá entre nós, sua atuação em “Crepúsculo” do vampiro brilhoso era ridícula. Você pode ter ganhado milhões...

Duelo ‘Cemitério Maldito’ no Cinema: Original x Refilmagem

Caro leitor, ao entrar neste território de terror você encontrará os mais diversos spoiler por completo dos filmes. Só leia se já estiver assistido ambos. --  “A morte é onde termina a dor e começam as lembranças” é uma das minhas frases favoritas do best-seller...