“Oppenheimer”, “Successsion” e “Treta” foram os grandes vencedores do Globo de Ouro. 

Caio Pimenta analisa o impacto da premiação do Globo de Ouro rumo à disputa do Oscar 2024.

‘OPPENHEIMER’ DOMINANTE

Tem gente que fica chateadinha aqui no canal quando eu coloco “Oppenheimer” sempre em primeiro lugar como o grande favorito rumo ao Oscar 2024. O Globo de Ouro, entretanto, mostrou que isso não é maluquice da minha cabeça. 

O drama sobre a história do homem que criou a bomba atômica venceu cinco das oito categorias possíveis. De todas as vitórias, pode-se dizer sem medo de errar que o Christopher Nolan praticamente encaminhou a estatueta dourada em Melhor Direção. A produção ainda deu passos firmes rumo a Trilha Sonora e Melhor Filme. 

Falando da categoria máxima do Oscar, o passeio de “Oppenheimer” no Globo de Ouro deu um sinal de que, talvez, falte concorrência para duelar contra o filme.

Apesar de ser um filmaço, “Assassinos da Lua das Flores” somente levou a esperada categoria de atriz de drama com a Lily Gladstone. Se tivesse conseguido roteiro, pelo menos, já ajudaria, mas nem isso alcançou. O épico do Martin Scorsese parece seguir caminho semelhante aos últimos longas do diretor. 

“Os Rejeitados” poderia crescer se tivesse vencido Filme de Comédia/Musical após ganhar duas categorias de atuação. Perdeu para “Pobres Criaturas”, o qual ainda não convence como esta produção capaz de duelar contra “Oppenheimer”. De qualquer modo, porém, se fortaleceu após ver “Barbie” crescer perigosamente. 

Caso tudo permaneça como está, “Oppenheimer” deve levar Melhor Filme sem dificuldades. 

MULHERES BEM-DEFINIDAS; HOMENS INCERTEZAS

Indo para as atuações, os prêmios femininos parecem bem definidos. 

A Da´Vine Joy Randolph continua sem dar uma mísera chance para as adversárias.

O domínio da estrela de “Os Rejeitados” é tão grande que simplesmente enfraqueceu a Emily Blunt mesmo no todo-poderoso “Oppenheimer”.

A Lily Gladstone também parece imbatível em Melhor Atriz: coube a ela salvar “Assassinos da Lua das Flores” do zero.

Claro que a Emma Stone deu sinal de vida ao vencer Atriz de Comédia/Musical, mas, ainda vejo a intérprete de Molly bastante confortável na temporada. 

Já entre os homens, o panorama está mais aberto na categoria principal. 

O Paul Giamatti se mostrou forte na disputa ao superar o Jeffrey Wright em Comédia/Musical.

O protagonista de “Os Rejeitados” torce para que a Academia espalhe mais os prêmios do que o Globo de Ouro fez; caso contrário, o Cillian Murphy repete o feito de superar o Bradley Cooper mais uma vez.  

Aliás, a situação do astro de Maestro está delicadíssima por conta dos excessos da campanha em um filme que não decolou.

A queda da produção da Netflix é tão vertiginosa que, se Direção ficou impossível para o Cooper, os riscos de também ficar fora de Melhor Filme são reais.

Será necessária uma revisão de rota urgente para evitar um fiasco gigantesco. 

O Globo de Ouro deixou claro como vencer o Robert Downey Jr em Ator Coadjuvante será tarefa dura nesta temporada.

Em uma grande atuação, o astro pode usar todo o carisma e carinho da indústria a seu favor para uma campanha sólida em direção ao Oscar 2024.

Como a Academia costuma prestigiar astros veteranos queridos do público ainda sem estatueta, o eterno Tony Stark se credencia forte para se juntar a uma turma que conta com Brad Pitt, Javier Bardem, George Clooney, Morgan Freeman e Sean Connery. 

O maior rival do Downey Jr continua sendo o Ryan Gosling, mas, o Globo de Ouro deixa sensação de que “Barbie” pode ser querido e será lembrado em muitas categorias, mas, vencer são outros 500.

Apesar de duas estatuetas em categorias menores, a produção da Warner decepcionou quem imaginava que poderia dar uma arrancada caso tivesse vencido Ator Coadjuvante, Roteiro e, principalmente, Melhor Filme de Comédia/Musical.

Na minha visão, na hora em que o votante escolhe em meio a tantas opções ditas “mais sérias”, a tendência é que ele fique com elas em vez de uma produção mais satírica.  

TRIET E MIYAZAKI: SURPRESAS DA NOITE

Já a grande surpresa da noite atendeu por “Anatomia de uma Queda”, vencedor de Filme de Língua Não-Inglesa e Roteiro, superando neste “Oppenheimer”, “Assassinos da Lua das Flores” e “Pobres Criaturas”.

Com o Globo de Ouro e os prêmios obtidos nas últimas semanas, acredito que o drama francês consolidou a nona vaga de Melhor Filme, deixando o embate final para Segredos de um Escândalo”, Air – A História por Trás do Logo e “Zona de Interesse”. 

Falando no drama do Jonathan Glazer, alerta total para a produção da A24 com risco, inclusive, de perder o favoritismo em Filme Internacional. O estúdio queridinho da cinefilia, aliás, passou em branco também com “Vidas Passadas”, sensação até o momento da temporada, mas, que o Globo de Ouro ignorou total. Por fim, destaco a vitória de “O Menino e a Garça” demonstrando como o Hayao Miyazaki entra forte em Melhor Animação. 

De modo geral, o Globo de Ouro 2024, após surpreender bastante nas indicações, foi de uma previsibilidade gigantesca na premiação.

Por conta do aumento de profissionais ao redor do planeta na votação, imaginava que haveria uma maior distribuição de prêmios e um pouco mais de ousadia nos ganhadores.

Logo, se não houve surpresas aqui, por que esperar o mesmo de eventos que costumam ser conservadores em suas escolhas? 

“Oppenheimer” caminha a passos largos para um domínio semelhante a “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” .