Caio Pimenta aponta quais serão os indicados aos prêmios dos sindicatos dos Diretores (DGA) e dos Atores (SAG).

DGA 2024

Criado em 1949, o prêmio do Sindicato dos Diretores é praticamente certeiro para adivinhar quem vence o Oscar da categoria. Ao longo deste todo, somente em sete ocasiões não houve a dobradinha entre as duas premiações. A mais recente delas foi em 2020 quando o Sam Mendes, de “1917”, ganhou, mas, na Academia, deu Bong Joon-Ho, por “Parasita”. 

Quanto aos indicados, levando em consideração os últimos cinco anos, a média de semelhança entre as listas do DGA e do Oscar é de quatro nomes – a exceção foi 2019 quando foram apenas três nomeados iguais.  

Para o DGA 2024, certamente estarão indicados o Christopher Nolan, por “Oppenheimer”, o Martin Scorsese, de “Assassinos da Lua das Flores”, Yorgos Lanthimos, de Pobres Criaturas, Greta Gerwig, por “Barbie” e Alexander Payne, por “Os Rejeitados”. 

O favoritismo continua sendo do Christopher Nolan, mas, claro, o Martin Scorsese também está forte no páreo. O Lanthimos é uma figura que parece garantida até o momento, enquanto a Greta volta a ver o hype de “Barbie” muito forte com a produção crescendo na hora certa.  

Aposto no Alexander Payne na última vaga por dois motivos: primeiro que é um nome tradicional da indústria com duas indicações ao DGA ao longo da carreira – “Sideways” e “Os Descendentes” – e segundo que, nos últimos anos, o sindicato vem prestigiando cineastas de produções faladas em inglês.

Para você ter uma ideia, as diferenças nas listas para o Oscar são justamente aí com o Thomas Vintenberg entrando no lugar do Aaron Sorkin, o Ryusuke Hamaguchi em vez do Denis Villeneuve e Ruben Östlund no lugar do Joseph Kosinski. 

Na festa da Academia, vejo a Justine Triet, de “Anatomia de uma Queda”, ou o Jonathan Glazer, de “Zona de Interesse” , superando o Payne. Mas, no DGA, deve ficar o diretor de “Os Rejeitados”. 

PROVÁVEIS INDICADOS

  1. Christopher Nolan, por “Oppenheimer”
  2. Martin Scorsese, por “Assassinos da Lua das Flores”
  3. Yorgos Lanthimos, por “Pobres Criaturas”
  4. Greta Gerwig, por “Barbie”
  5. Alexander Payne, por “Os Rejeitados 

SAG 2024 – MELHOR ATOR COADJUVANTE

Hora de falar de SAG começando com os coadjuvantes. 

Entre homens, nenhuma novidade: Charles Melton, por “Segredos de um Escândalo”, Robert Downey Jr., por “Oppenheimer”, Ryan Gosling, de “Barbie”, Robert De Niro, por “Assassinos da Lua das Flores”, e Mark Ruffalo, por “Pobres Criaturas”, devem ser indicados. 

A corrida de ator coadjuvante está tão bem definida que o SAG deve voltar a acertar todos os nomeados após nove anos. Willem Dafoe, de “Pobres Criaturas”, e o Dominic Sessa, por “Os Rejeitados” irão tentar um milagre de ficar com a vaga do De Niro. 

Agora, quem ganhar o sindicato, dá um passo decisivo para vitória no Oscar: desde o Mahershala Ali, em “Moonlight”, todo mundo que ganhou a prévia também venceu na Academia. 

PROVÁVEIS INDICADOS

  1. Ryan Gosling, por “Barbie” 
  2. Charles Melton, por “Segredos de um Escândalo”
  3. Robert Downey Jr, de “Oppenheimer”
  4. Mark Ruffalo, por “Pobres Criaturas” 
  5. Robert De Niro, por “Assassinos da Lua das Flores”

SAG 2024 – MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

A Da´Vine Joy Randolph, de “Os Rejeitados”, Emily Blunt, por “Oppenheimer”, e a Danielle Brooks, de “A Cor Púrpura”, despontam como nomes certos para atriz coadjuvante. Aposto em duas veteranas para as últimas vagas: Jodie Foster, por “Nyad”, e a Julianne Moore, em “Segredos de um Escândalo”. 

Minha crença na Jodie Foster passa por ser um retorno dela ao SAG após quase três décadas – a única indicação foi por “Nell” quando venceu em 1995 – e também pela dobradinha dela com a Annette Bening ser a única coisa mais memorável de “Nyad”. Já a Julianne Moore deve se aproveitar da subida de “Segredos de um Escândalo” desde o fim do ano passado. 

Claro que a Rachel McAdams com a adorável personagem dela em “Crescendo Juntas” pode chegar entre as indicadas facilmente – a questão é saber se muitos dos votantes conseguiram assistir ao longa a tempo. Outra possibilidade é a America Ferrera, o elo entre as garotas do lado de cá da tela em “Barbie”. Ela conta com um momento tão perfeito para a temporada de premiações que até chega a soar exagerado. Correndo bem por fora estão a Taraji P. Henson, por “A Cor Púrpura”, e Penélope Cruz, de “Ferrari”. 

PROVÁVEIS INDICADAS

  1. Da´Vine Joy Randolph, por “Os Rejeitados”
  2. Emily Blunt, por “Oppenheimer” 
  3. Danielle Brooks, por “A Cor Púrpura” 
  4. Julianne Moore, por “Segredos de um Escândalo” 
  5. Jodie Foster, por “Nyad” 

SAG 2024 – MELHOR ATOR

Melhor Ator terá como indicados Bradley Cooper, por Maestro, Paul Giamatti, de “Os Rejeitados”, Jeffrey Wright, de “American Fiction”, Cillian Murphy, por “Oppenheimer”, e o Colman Domingo, de “Rustin”. 

Sei que estou sendo ousado de deixar o Leonardo DiCaprio de fora, porém, acredito que o épico do Scorsese irá derrapar em alguma categoria do SAG.

Para mim, a possibilidade maior é aqui por conta da concorrência pesada – ainda que “Rustin” seja um filme bem morno, ele só não empalidece totalmente por conta do Colman Domingo, um ator que já vem fazendo por merecer um reconhecimento na temporada de premiações.  

De qualquer modo, caso isso ocorra mesmo, sinto que não ameace tanto o DiCaprio no Oscar, pois, ali, o carinho do público internacional com “Assassinos da Lua das Flores” deve ajudá-lo.

Agora, se ele conseguir chegar ao SAG, esta será uma indicação recorde entre os homens, pois, o astro ultrapassaria o Denzel Washington ao conquistar a sétima nomeação. 

PROVÁVEIS INDICADOS

  1. Cillian Murphy, por “Oppenheimer”
  2. Bradley Cooper, por “Maestro” 
  3. Paul Giamatti, por “Os Rejeitados” 
  4. Jeffrey Wright, por “American Fiction” 
  5. Colman Domingo, por “Rustin”

SAG 2024 – MELHOR ATRIZ

Lily Gladstone, por “Assassinos da Lua das Flores”, Emma Stone, de “Pobres Criaturas” e Carey Mulligan, de “Maestro” são três nomes certos em Melhor Atriz. A força de “Barbie” deve levar a Margot Robbie entre as finalistas sem maiores dificuldades. Completa a lista a Cailee Spaeny, de Priscilla. 

Fica claro que uma das cinco deve dançar no Oscar porque há a Sandra Huller, de “Anatomia de uma Queda”. Não a coloco aqui porque raramente a categoria no SAG abre espaço para produções de língua não-inglesa: as últimas vezes foram com a Marion Cotillard em “Piaf” e “Ferrugem e Osso”. 

Minha aposta na Caille Spaeny está no fato dela ser a revelação do ano nesta temporada e também por uma forma do SAG prestigiar “Priscilla”, uma produção bem elogiada, mas, que parece em segundo plano na temporada.  

A Annette Bening é uma possibilidade, mas, sofre com um filme fraco, enquanto a Natalie Portman pode ser deixada de lado pelo espaço já dado ao Melton e a Moore. A maior ameaça, entretanto, à Caille é a Greta Lee com a chance mais real de nomeação do querido “Vidas Passadas”. 

PROVÁVEIS INDICADAS

  1. Emma Stone, por “Pobres Criaturas”
  2. Lily Gladstone, por “Assassinos da Lua das Flores” 
  3. Cailee Spaeny, por “Priscilla”
  4. Carey Mulligan, por “Maestro” 
  5. Margot Robbie, por “Barbie” 

SAG 2024 – MELHOR ELENCO

Por fim, Melhor Elenco traz “Oppenheimer”, “Assassinos da Lua das Flores”, “Barbie” e “Pobres Criaturas” garantidos. Pela última vaga, teremos uma disputa acirrada entre “American Fiction”, Air – A História por Trás do Logo, “Os Rejeitados”, “Vidas Passadas”, “Segredos de um Escândalo” e até “Garra de Ferro”. 

Pela lógica, “Air” e “Garra de Ferro” estariam de lado por conta dos filmes não estarem tão fortes assim na temporada, mas, desconsiderar um elenco com Ben Affleck, Matt Damon e Viola Davis e outro com o astro Zac Efron, o nome do momento Jeremy Allen White não me parece prudente. 

Os outros quatro candidatos estão prestigiados, mas, minha aposta fica com “Vidas Passadas”. Parece estranho ser indicado a Melhor Elenco sem ter ninguém nomeado nas categorias individuais, mas, o SAG já mostrou que é adepto a isso com as presenças de “Babilônia”, “Entre Mulheres” e “Não Olhe Para Cima” nos últimos anos. Acaba sendo uma forma do sindicato mostrar carinho pela obra e não a esnobar totalmente. 

PROVÁVEIS INDICADOS

  1. “Pobres Criaturas”
  2. “Assassinos da Lua das Flores” 
  3. “Oppenheimer”
  4. “Barbie” 
  5. “Vidas Passadas”