Recordista de indicações ao Oscar entre os atores, Meryl Streep tenta chegar a vigésima segunda nomeação em 2021 com “A Festa de Formatura”. Mas, será que ela consegue?  

E outra: de todas estas nomeações, quais foram por grandes trabalhos e quais foram mais pelo nome?  

A Netflix já anunciou que a Meryl Streep será postulante ao Oscar de Melhor Atriz por “A Festa de Formatura”. Pelo mesmo filme, também vai tentar a vaga na categoria a novata Jo Ellen Pellman, mas, no caso dela, será apenas para constar porque as chances mesmo residem na veterana. 

Apesar da gente nunca poder descartar a Meryl Streep por toda a força dela perante a Academia, a corrida acirrada em Melhor Atriz do Oscar 2021 coloca uma possível indicação dela em risco. 

Afinal, três nomes estão certos na disputa: a Frances McDormand, de “Nomadland”, a Vanessa Kirby, de “Pieces of a Woman”, e também a Viola Davis, de “A Voz Suprema da Blues”. Para a Meryl Streep, a briga fica pelas duas últimas vagas, porém, concorrentes de peso não faltam. A Carey Mulligan, por exemplo, aparece em “Promising Young Woman”, projeto que tem um grande apelo feminista e vem sendo bastante elogiado. A Sophia Loren retornando aos cinemas após 10 anos em “Rosa e Momo” surge como uma opção tentadora para o Oscar, enquanto Kate Winslet voltou a ser bastante comentada por “Ammonite”. Já a Andra Day, de “The United States Vs Billie Holliday”, passa por um momento de alta e a Michelle Pfeiffer tenta superar as críticas de “French Exit” com uma atuação exaltada por todos os que viram o filme. 

Ainda assim, dá para acreditar que a Meryl Streep pode chegar sim ao Oscar. Além de ser um nome sempre lembrado, quase associado ao evento, ela chega com um filme alto astral tão triste e que dialoga com as minorias, esbanjando diversidade. Somado ao fato de vê-la cantando e se divertindo em cena, essa combinação pode cair no gosto da Academia e abraçar o trabalho dela.  

Neste momento, vejo a Meryl Streep ali no sexto, sétimo desta briga, mas, em uma área de extrema variação em que mudanças podem acontecer a qualquer momento.   

A Meryl Streep está ali no mesmo patamar de Bette Davis e Katharine Hepburn como uma das maiores atrizes do cinema americano. A definição deste pódio fica a cargo de cada um de vocês, porém, isso não significa que todas as 21 indicações dela foram por trabalhos memoráveis. Alguns, aliás, forçaram a barra. 

Por isso, vou dividir agora as indicações da Meryl Streep entre as inquestionáveis e as discutíveis. 

INDICAÇÕES INQUESTIONÁVEIS 

Na turma das inquestionáveis indicações, eu vou colocar 12 das 21 vezes em que a Meryl Streep chegou ao Oscar. 

Pela ordem, estão “O Franco-Atirador“, “Kramer Vs Kramer”, “A Escolha de Sofia”, “A Mulher do Tenente Francês”, “Entre Dois Amores”, “Ironweed”, “Um Grito no Escuro”, “Lembranças de Hollywood”, “As Pontes de Madison”, “Adaptação”, “O Diabo Veste Prada” e “A Dama de Ferro”. 

Curioso observar que são poucos os grandes filmes. Dá para colocar neste patamar “O Franco-Atirador”, “Kramer Vs Kramer” e “As Pontes de Madison”. Ainda que eu gostei muito de “Adaptação” e “O Diabo Veste Prada”. 

Quanto aos demais, é impressionante como a Meryl Streep sobra; ela está sempre muito acima do filme. “A Escolha de Sofia”, por exemplo, não é um filme ruim, mas, perto do trabalho que ela oferece na cena final, não chega aos pés.   

Em outras casos, a Meryl Streep salva o filme da mediocridade.  

Não há exemplo melhor do que isso que “A Dama de Ferro”, uma produção que tenta romantizar a Margaret Thatcher e se mostra completamente equivocada em diversas abordagens. Uma obra que seria relegada ao esquecimento completo se não fosse o talento da Meryl Streep. 

Ainda que em doses menores, o mesmo vale para “Ironweed” e “Lembranças de Hollywood”. 

INDICAÇÕES DISCUTÍVEIS 

Eu já falei isso algumas vezes aqui no canal: quando o votante da Academia vê um espaço vazio em Melhor Atriz ou Atriz Coadjuvante, ele pergunta se a Meryl Streep está elegível. Se sim, ele vota nela mesmo que o trabalho não seja lá essas coisas. Na minha visão, isso já aconteceu 9 vezes. 

São casos de “Silkwood”, “Um Amor Verdadeiro”, “Música do Coração”, “Dúvida”, “Julie & Julia”, “Álbum de Família”, “Caminhos da Floresta”, “Florence – Quem é Essa Mulher?” e “The Post”. 

Tem casos inexplicáveis nesta lista como ocorre “Um Amor Verdadeiro” e “Música do Coração”. Quem lembra destes filmes? O mesmo dá para dizer de “Caminhos da Floresta”; você mal recorda qual era a personagem da Meryl Streep. 

Já os demais filmes, eu até vejo qualidades da Meryl Streep, especialmente, em “Dúvida” e “Julie & Julie”. Mas, quando você observa para filmografia dela e também tantas outras ótimas atuações que ficam de fora para ir sempre no mesmo nome, me soa como um desperdício.  

Quer ver um exemplo? Em 2017, no ano em que a Meryl Streep foi indicada por “Florence”, a Academia acabou deixando de lado, entre outras intérpretes, a Sonia Braga que estava fabulosa em “Aquarius”. Acho que seria muito mais marcante ter a brasileira nesta lista. 

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 4

De Clint Eastwood a Yorgos Lanthimos, Caio Pimenta traz a quarta parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://www.youtube.com/watch?v=JbVS4YjfKwM Se Oscar 2023 teve Steven Spielberg e a edição deste ano contou com Martin Scorsese, a próxima temporada de...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Animação e Filme Internacional

De "Toy Story 4" e "Parasita" a "Zona de Interesse" e "O Menino e a Garça", Caio Pimenta traz um ranking dos ganhadores do Oscar de Melhor Animação e Filme Internacional dos anos 2020. https://youtu.be/FzT686ie_4k 5. 'TOY STORY 4' e 'NADA DE NOVO NO FRONT' Inicio a...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 3

De "Coringa: Delírio a Dois" a "Deadpool & Wolverine", Caio Pimenta traz a terceira parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/n-5WHISgSCg MELHOR ANIMAÇÃO Mais de duas décadas depois da consagração da trilogia do Peter Jackson, “O Senhor dos...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...