O PIOR FILME DO CINEMA EM 2018

  1. Cinquenta Tons de Liberdade – 124 PONTOS
  2. Nada a Perder – 65 PONTOS
  3. O Destino de uma Nação – 55 PONTOS
  4. O Grande Circo Místico – 35 PONTOS
  5. Todo Dinheiro do Mundo – 34 PONTOS


Caio Pimenta

  1. Crô em Família
  2. Cinquenta Tons de Liberdade
  3. Excelentíssimos
  4. Nada a Perder
  5. Todo o Dinheiro do Mundo
  6. Jurassic World – O Reino Ameaçado
  7. Legítimo Rei
  8. O Candidato Honesto 2
  9. Tomb Raider
  10. Han Solo – Uma História Star Wars
Comentários

“Crô em Família” tem um grande mérito: superar o já desastroso primeiro filme. Objetivo alcançado com honra. Parabéns! “Cinquenta Tons de Liberdade” é tão ruim que deixa saudade da franquia mais cara de pau do cinema desde “Crepúsculo”. “Excelentíssimos” se contagiou com o nível político brasileiro, enquanto “Nada a Perder” apelava para outro mal nacional: o uso da fé para o lucro. Ridley Scott prova que não tem mais jeito com “Todo o Dinheiro do Mundo”, “Jurassic World” é uma vergonha ao copiar o original e vender como “homenagem”, “Legítimo Rei” recicla sem sucesso aquilo que vimos diversas vezes. “O Candidato Honesto 2” não faz rir mesmo tendo um prato cheio nas mãos e “Tomb Raider” e “Han Solo” são perdas de tempo.


Camila Henriques

  1. O Grande Circo Místico
  2. A Vida Em Si
  3. Cinquenta Tons de Liberdade
  4. Todo O Dinheiro do Mundo
  5. A Escolha Perfeita 3
  6. The Post – A Guerra Secreta
  7. Tomb Raider
  8. Roman J. Israel, Esq.
  9. Venom
  10. Chacrinha: O Velho Guerreiro
Comentários

Dói colocar um filme brasileiro no topo da lista, mas não deu para evitar: O Grande Circo Místico é um resumo do que há de pior na representação da mulher no cinema. Outro filme brasileiro na lista é a esquecível cinebiografia de Chacrinha. Duas trilogias de sucesso encerraram com chave de latão: 50 Tons de Liberdade e A Escolha Perfeita 3. Já The Post e Roman J. Israel são aqueles Oscar bait que só serviram pra aumentar o número de indicações de Meryl Streep e Denzel Washington. Tomb Raider e Venom foram os blockbusters sem sal do ano, e este último mostrou que Michelle Williams não está na melhor das fases. Além de Venom, a (ótima) atriz emplacou (só que não) o pavoroso Todo o Dinheiro do Mundo. E alguém sabe por onde anda o roteiro de A Vida em Si?

Danilo Areosa

  1. Cinquenta Tons de Liberdade
  2. A Freira
  3. Pequena Grande Vida
  4. Aniquilação
  5. Submersão
  6. O Grande Circo Místico
  7. Teu Mundo Não Cabe nos Teus Olhos
  8. Aquaman
  9. Sete Dias em Entebee
  10. Você Nunca Esteve Realmente Aqui
Comentários

Resolvi priorizar nesta lista de piores filmes de 2018, duas situações 1) filmes vistos no cinema e que desperdiçaram meu dinheiro; 2) Obras de bons diretores que frustraram feio em 2018. Como encerramento, Cinqüenta Tons de Liberdade dá o real sentido de liberdade: que estamos livres da quantidade de coisas ruins e insanas escritas e criadas por esta trilogia. A Freira e Aquaman são grandes sucessos de público, mas mostram que o genial Nelson Rodrigues tinha razão quando falou que toda unanimidade é burra. Dois filmes com roteiros lixos. Isso também vale para Aniquilação endeusada como a grande ficção-científica do ano, mas que não passa do primo pobre do gênero. Alexandre Payne torna Pequena Grande Vida um verdadeiro porre existencialista. Submersão ilustra que Wim Wenders está afundando na decadência nos últimos anos. Lynne Ramsay deixa Você Nunca Esteve Realmente Aqui uma masturbação intelectual e pouca sustância a serviço do tédio. E você que reclamou da indicação de Pequeno Segredo para o Oscar em 2016, devia é agradecer perto do indicado deste ano, a bomba O Grande Circo Místico. Parabéns a José Padilha que lançou duas bombas: a série O Mecanismo e o filme 7 Dias em Entebee. Falando em brazuca, Teu Mundo Não Cabe nos Teus Olhos é um trabalho atropelado por diálogos motivacionais tapa-buracos e clichês exagerados.

Gabriel Oliveira

  1. Nada a Perder
  2. O Destino de Uma Nação
  3. Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald
  4. The Post – A Guerra Secreta
  5. Halloween
  6. Cinquenta Tons de Liberdade
  7. Deus Não Está Morto – Uma Luz na Escuridão
  8. Tomb Raider
  9. Venom
  10. A Escolha Perfeita 3
Comentários

É muito fácil escolher Nada a Perder como pior filme do ano, visto que está mais para um panfleto descarado de Edir Macedo do que filme – com direito a oração, toalhinha abençoada, fenômeno de bilheteria forjada e tudo. Porém, os caça-prêmios também garantem seu lugar pela chatice quase inassistível (O Destino de Uma Nação e The Post), assim como os blockbusters que nem disfarçam que seu único motivo para existir é fazer mais dinheiro (J.K. Rowling e seu Animais Fantásticos sugando seu próprio universo até não restar mais nada).

Henrique Filho

  1. Cinquenta Tons de Liberdade
  2. O Segredo de Davi
  3. Covil de Ladrões
  4. Fúria em Alto Mar
  5. Robin Hood: A Origem
  6. A Vingança Perfeita
  7. A Freira
  8. Titan
  9. Mudo
  10. Maze Runner – Prova Mortal
Comentários

Tive o azar de assistir quase todos estes filmes listados no cinema, grande parte deles possuem texto aqui no site. Gente do céu, resolvi enfim premiar 50 tons em primeiro lugar, ano passado o anterior ficou em segundo perdendo para o último Transformers que foi mais abusado. Mas o que dizer do final dessa “trilogia” que são três filmes iguais praticamente, parabéns enfim. Netflix se superou também esse ano, dezenas de títulos horrorosos coloquei dois aqui, o Titan e Mudo. A Freira é o pior spin-off de terror dos últimos anos e se revelou um caça-níquel safado.

Robin Hood ganhou uma desnecessária nova versão e Gerard Butler está se tornando um novo Nicolas Cage com dois filmes horrorosos (Fúria em Alto Mar e Covil de Ladrões). E o que dizer de O Segredo de Davi ? Quiçá um dos piores filmes que já vi nos últimos anos, indo na contramão do ótimo ano do cinema do país.


Ivanildo Pereira

  1. Nada a Perder
  2. O Paradoxo Cloverfield
  3. Cinquenta Tons de Liberdade
  4. The Titan
  5. Slenderman: Pesadelo Sem Rosto
  6. Romina
  7. A Vingança Perfeita
  8. Dia dos Mortos
  9. O Grande Circo Místico
  10. Venom
Comentários

2018 foi um ano pródigo em coisas ruins e nas telas não foi diferente. Vimos o final da pior franquia de Hollywood com o terceiro Cinquenta Tons num clima de fim de festa, dois filmes que fizeram a Netflix passar vergonha (Titan e Cloverfield), um remake para fazer George Romero revirar no túmulo (Dia dos Mortos) e uma péssima desculpa para blockbuster (Venom) que deve animar a Sony a pegar de volta o Homem-Aranha – que tragédia! A aposta do Brasil para disputar o Oscar com Circo Místico resultou em piada. A lista segue com dois filmes aterrorizantes pela ruindade (Slenderman e Romina), e em Vingança Perfeita Margot Robbie quase conseguiu aparecer em algo tão ruim quanto Esquadrão Suicida. Mas nada foi pior que o comercial de igreja disfarçado de filme: Nada a Perder demonstra que o público tem sim muito a perder nas mãos de picaretas com uma câmera na mão e nenhum senso crítico na cabeça.

Natasha Moura

  1. O Destino de uma Nação
  2. Querida Mamãe
  3. Todas As Razões Para Esquecer
  4. O Vazio do Domingo
  5. O Passageiro
  6. Severina
  7. A Freira
  8. Millennium: A Garota na Teia de Aranha
  9. Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo!
  10. Submersão
Comentários

Mesmo obrigada a ser mais criteriosa que nunca nas escolhas, graças ao Especial do Bergman que me fez ver e rever toda sua filmografia, não dava pra escapar, né?! Sobre o topo, não tem Gary Oldman que salve esse filme. É um verdadeiro desperdício de elenco e trama. O nacional “Querida Mamãe” beira o ofensivo. Na ala originais da Netflix, temos os modestões “Todas As Razões Para Esquecer” e “O Vazio do Domingo”, é até difícil desenvolver aqui. “O Passageiro” assisti porque era pauta, apesar do gênero Liam Neeson não ser a minha, dá pra perceber que a coisa tá saturada. Entre os que a gente-espera-não-esperando “Severina”, “Mamma Mia” e “A Freira” (tinha esperanças por gostar da franquia Invocação do Mal) é só ladeira a baixo. Dentre as decepções, o que o Fede Alvarez fez com a Claire Foy e a continuação de Millennium chega a ser um pecado. Mas o grande banho de água fria é “Submersão”. Wim Wenders atualizou as todas definições de sem graça. Acontece até com grandes.

Pâmela Eurídice

  1. Ana e Vitória
  2. Slenderman
  3. Step Sisters
  4. Todo Dinheiro do Mundo
  5. Vende-se esta casa
  6. O Paradoxo Cloverfield
  7. Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos
  8. The Titan
  9. Nada a Perder
  10. The Post – A Guerra Secreta

Comentários

Não gosto da ideia de colocar filmes nacionais encabeçando a lista de piores do ano, mas dessa vez foi inevitável. Costumo dizer que essa lista apresenta os filmes que não conseguiram alcançar o que prometeram, porém estas são produções realmente difíceis de aceitar por serem datadas ou narrativamente mal construídas ou, pior ainda, em pleno 2018, se mostrarem racistas e misóginas. Para elas só posso dizer a seus produtores: melhorem.

Menção Desonrosa: “Perda Total” e “Fahrenheit 451”


Rebeca Almeida

  1. A Barraca do Beijo
  2. Cinquenta Tons de Liberdade
  3. Venom
  4. Tomb Raider: A Origem
  5. Halloween
  6. Vidas à Deriva
  7. A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata
  8. Bird Box
  9. Arranha-Céu: Coragem Sem Limite
  10. Jumanji: Bem-Vindo à Selva
Comentários

Os dois primeiros lugares tratam-se de filmes não apenas ruins, mas que são um verdadeiro desserviço em muitos aspectos, principalmente quando tanto é falado sobre a imagem feminina e relacionamentos abusivos. Dito isto, seguimos para a tragédia anunciada de “Venom” que nem mesmo a presença de Tom Hardy tornou mais suportável. Já o quarto e quinto lugar tratam-se dos mesmo remakes desnecessários de sempre, enquanto “Vidas à Devida” e o sétimo lugar apresentam bons aspectos, mas se perdem nos clichês românticos que nem os mais fiéis ao gênero (como eu) conseguem aguentar. Fechando a lista, duas produções estreladas por Dwayne Johnson (esse ano ele não escapou) confirmam que a crise de originalidade nos roteiros hollywoodianos está longe de acabar.



Susy Freitas

  1. Deus não está morto – Uma luz na escuridão
  2. Cinquenta tons de liberdade
  3. Roman J. Israel, Esq.
  4. O destino de uma nação
  5. Venom
  6. Hilda Hilst Pede Contato
  7. Homem-Formiga e a Vespa
  8. Lou
  9. The Post – A guerra secreta
  10. Nada a perder
Comentários

Sempre a lista mais difícil para mim, posto que perco vários lançamentos tidos como obrigatoriamente ruins. Como de praxe, melhor seria chamar meu top 10 de piores como “os 10 filmes mais anódinos de 2018”, aqueles que ficaram pelo meio do caminho em suas propostas, mais que serem obviamente ruins. Nesse quesito, entram aquelas obras que apenas ficaram apenas no campo das possibilidades de serem boas como “Roman J. Israel, Esq.”, “O destino de uma nação” e “The Post – A guerra secreta”; divertidas, como “Venon”, e “Homem-Formiga e Vespa”; instigantes, como Hilda Hilst pede contato”, “Lou” e “Nada a perder”. Já o topo da lista é composto simplesmente por filmes bestas, cuja desonestidade e cafonice sequer compensam como diversão pela via do kitsch: “Deus não está morto – uma luz na escuridão” e “Cinquenta tons de liberdade”.


COMO FUNCIONA O SISTEMA DE PONTUAÇÃO DO CINE SET:

Cada um dos críticos do Cine SET elege o seu ‘TOP 10’. Critério leva em conta filmes lançados nos cinemas, streaming ou televisão no Brasil entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2018.

Para cada lista, fizemos a pontuação semelhante à da Fórmula 1:

1º lugar – 25 pontos

2º lugar – 18 pontos

3º lugar – 15 pontos

4º lugar – 12 pontos

5º lugar – 10 pontos

6º lugar – 8 pontos

7º lugar – 6 pontos

8º lugar – 4 pontos

9º lugar – 2 pontos

10º lugar – 1 ponto

Depois, tudo é somado e chegamos ao resultado final!