Se tem um evento que gosta do cinema brasileiro, este é a BerlinaleA primeira vez que o Brasil participou da Berlinale em 1953 com dois filmes na mostra competitiva de longa-metragem: “O Cangaceiro”, do Lima Barreto, e a co-produção com a Itália, ”Magia Verde”, do Gian Gaspare Napolitano.

O prêmio máximo, o Urso de Ouro, foi duas vezes para o Brasil com “Central do Brasil”, em 1998, e “Tropa de Elite”, em 2008. Também conquistamos o Urso de Prata, equivalente ao segundo lugar da mostra competitiva:  OFF: em 1978, com “A Queda”, do Ruy Guerra e Nelson Xavier, entre os longas, e o clássico “Ilha das Flores”, do Jorge Furtado, em 1990.

Três gigantes do cinema nacional conquistaram vitórias históricas com o Urso de Prata de atriz: Marcélia Cartaxo, por “A Hora da Estrela”, em 1986, Ana Beatriz Nogueira, de “Vera”, no ano seguinte, e Fernanda Montenegro, por “Central do Brasil”, em 1998.

DO AMAZONAS PARA A BERLINALE

No entanto, nosso melhor histórico foi no prêmio Teddy, que premia o melhor longa, curta e documentário LGBTQIA+ das mostras competitivas do festival.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” de Daniel Ribeiro, em 2014, e “Tinta Bruta”, do Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, quatro anos depois, venceram entre os longas de ficção. “Bixa Travesty”, da Cláudia Priscilla e Kiko Goifman, também em 2018, foi o ganhador em documentário. Por fim, “Tá”, do Felipe Sholl, venceu entre os curtas em 2008. 

Motivo de orgulho ainda maior pra nós do Cine Set é ver o cinema do Amazonas marcando presença por lá. “Antes o Tempo Não Acabava”, de Sérgio Andrade e Fábio Baldo, foi exibido na Panorama em 2015 e Aldemar Matias apresentou seu “La Arrancada” na mesma mostra, em 2019.

A retomada da Película em meio ao marasmo do Digital 

O filme é bem filmado. Tem cara de cinema. Tem jeito de cinema. Tudo parece estar no lugar certo. Mas alguma coisa te incomoda. Alguma coisa na tela. Difícil dizer o quê. Mas algo na imagem parece despertar uma reação alérgica em você. Um quê de artificialidade,...

‘Pobres Criaturas’ e a falsa percepção de excesso de sexo no cinema

Dois eventos recentemente me fizeram pensar em sexo, caro leitor... Sexo no cinema. Primeiro, fui assistir a Pobres Criaturas no cinema e notei uma ocorrência curiosa durante o filme. Em breve voltarei a isso. Segundo... Recentemente, o ex-Superman do cinema, o ator...

A transcendência do Carnaval em dois filmes brasileiros

Quem me vê sempre parado, distanteGarante que eu não sei sambarTô me guardando pra quando o carnaval chegar  (“Quando o Carnaval Chegar”, Chico Buarque, 1972) A maior festa popular do Brasil não é nenhuma estranha ao nosso cinema. Lá está o Carnaval, por exemplo, nas...

‘Assassinos da Lua das Flores’ e a manutenção da lógica cruel da branquitude

Reservation Dogs e Assassinos da Lua das Flores são duas obras contemporâneas produzidas pela indústria cultural do audiovisual estadunidense. A primeira é uma série de três temporadas iniciada em 2021, disponível no Star+, e o segundo é um filme de Hollywood. A...

‘Vudu Delivery’ promete satirizar o ódio dos tempos atuais

Começo da noite, final da tarde, fui representando o Cine Set para um casarão próximo da Estação São Paulo–Morumbi onde estavam acontecendo as gravações finais da comédia, “Vudu Delivery”, novo filme do cineasta Alain Fresnot (de “Desmundo” e “Ed Mort”). A missão era...

Um outro olhar sobre ‘A Estratégia da Fome’, de Walter Fernandes Jr.

O último festival Olhar do Norte, em agosto, trouxe alguma justiça para um dos filmes amazonenses mais interessantes dos últimos anos: A Estratégia da Fome, do cineasta Walter Fernandes Jr. Alguma justiça porque a única avaliação artística da obra até aqui havia sido...

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Top 20 Melhor Filme de Ficção – Parte 1

De "Orfeu" a "Aquarius", Caio Pimenta traz a primeira parte dos vencedores do prêmio de Melhor Filme de Ficção do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. https://youtu.be/nQH8VT8ZXZg 22. ORFEU O Cacá Diegues pode ser um gigante do nosso cinema, responsável por clássicos,...

Uma Conversa com a Equipe da Minissérie ‘Amor e Morte’, da HBO 

A fórmula parece irresistível: um dos grandes produtores da história da TV norte-americana, David E. Kelley (“Ally McBeal”, “Big Little Lies”), a grife HBO (ou Max, agora) e uma história de um crime que realmente aconteceu. “Amor e Morte” chegou sob grande...

‘Bem-Vindos De Novo’ e as separações de famílias em busca do ideal da vida próspera

Laços familiares não são tão fáceis de lidar como aparenta ser; há muitas camadas e complexidades que estão para além do elo e do sangue. Os sentimentos envolvidos são muitos e todos se condensam nessa liquidificação que a vida nos coloca. Então, quando acontece uma...

Festival de Cannes 2023 | Quem Disputa a Palma de Ouro? – Parte 2

Filmes com Natalie Portman, Julianne Moore, Juliette Binoche, Jude Law, Sean Penn e Alicia Vikander são destaques no novo vídeo do Cine Set sobre os candidatos à Palma de Ouro do Festival de Cannes 2023. https://www.youtube.com/watch?v=H4aTT_bKN_E A QUIMERA O Brasil...