Hora de falar dos favoritos para o Oscar 2024: “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, “Pobres Criaturas”, do Yorgos Lanthimos”, e “Killers of the Flower Moon”, de Martin Scorsese.

“POBRES CRIATURAS”

A Forma da Água”, “Roma”, “Coringa” e “Nomadland”. Os quatro filmes somados vencerem 12 estatuetas, incluindo duas de Melhor Filme. Este grupo todo também saiu do Festival de Veneza ganhador do Leão de Ouro, prêmio máximo do evento italiano. 

“Pobres Criaturas” tem tudo para se juntar ao time em 2024 ao sair consagrado de Veneza. 

Assim que foi exibida, a produção dirigida pelo Yorgos Lanthimos se tornou a favorita instantânea. A crítica especializada foi só elogios a “Pobres Criaturas” – das áreas técnicas como figurino, direção de arte passando pelo roteiro chegando nas atuações, especialmente, da Emma Stone e na direção do cineasta grego. Houve até quem já o rotulasse como um clássico tamanha a empolgação de quem viu o filme em Veneza. 

A conquista e toda aclamação jogaram “Pobres Criaturas” neste status de um dos favoritos ao Oscar 2024 amplificada ainda mais com a passagem por Telluride. Claro que tamanho holofote joga uma expectativa monstruosa para cima do longa, o que sempre é um perigo para qualquer obra. Porém, dificilmente, deve sair deste posto. 

Hoje, é o candidato natural pelo qual a Searchlight Pictures irá trabalhar na festa do ano que vem. Aqui, vale destacar que o estúdio conquistou 1/3 das últimas 15 edições de Melhor Filme com “Quem Quer Ser um Milionário?”, “12 Anos de Escravidão”, “Birdman” e justamente “A Forma da Água” e “Nomadland”. Para completar, o Yorgos Lanthimos, Emma Stone, Mark Ruffallo e o roteiro adaptado bem-posicionados em suas respectivas categorias darão ainda mais força para o “Pobres Criaturas”. 

Depois da improvável consagração de  “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” , a estranheza do Yorgos Lanthimos pode não mais assustar a indústria. 

Oppenheimer

Se a Searchlight Pictures busca manter o predomínio recente no Oscar, a Universal Pictures somente venceu Melhor Filme com “Green Book” nos últimos 20 anos. Nesta temporada, o estúdio joga com um peso-pesado: “Oppenheimer”. 

Bastava toda a excelência técnica e a habilidade de levar para as telas a complexa histórica do físico responsável por liderar o projeto de criação da bomba atômica para colocar o drama estrelado pelo Cillian Murphy como um sério candidato ao Oscar. O Christopher Nolan, entretanto, bancou o que parecia impossível: fazer um drama político de três horas de duração focado em diálogos não ser engolido ao concorrer contra um fenômeno cultural como “Barbie”. 

O resultado foi “Oppenheimer” ser a terceira maior bilheteria de 2023 com quase US$ 900 milhões arrecadados ao redor do planeta até agora. O feito é daqueles que a Academia e seus membros ficam admirados por não se tratar de uma continuação, remake ou mais um filme baseado em quadrinhos. 

Como disse em um vídeo anterior falando das chances de “Oppenheimer” no Oscar 2024, a produção da Universal deve ser uma das líderes de indicações – há quem aponte 12 nomeações certas – e de possíveis vitoriosos, vista a excelência técnica.  

O risco fica para as categorias principais, afinal, há adversários de peso em Roteiro Adaptado, Ator Coadjuvante para o Robert Downey Jr e Ator com o Cillian Murphy. Talvez a grande aposta para o longa seja apostar mesmo as fichas no próprio Christopher Nolan e na narrativa de que chegou a hora de reconhecer um cineasta popular – ainda que divisivo – e obstinado. 

“Killers of the Flower Moon”

O terceiro e último favorito deste Oscar 2024, pelo menos, até aqui, claro, é “Killers of the Flower Moon”. Afinal de contas, o trio Martin Scorsese, Leonardo DiCaprio e Robert De Niro nunca poderia ser colocado em outro patamar. 

A passagem no Festival de Cannes foi consagradora com unanimidade entre o público e crítica – houve, inclusive, quem lamentasse não ter disputado a Palma de Ouro, pois, as chances de vitória seriam altas. Certamente estará em muitas categorias técnicas do Oscar 2024 assim como desponta forte em atriz coadjuvante com a Lily Gladstone e, principalmente, roteiro adaptado, o que poderia render uma nova estatueta ao Martin Scorsese.  

“Killers of the Flower Moon” ainda toca em feridas históricas dos EUA, especialmente, a sanguinária relação com os povos originários do país. São narrativas sempre importantes para os estúdios basearem suas campanhas em torno delas.  

Por outro lado, neste momento, o épico do Scorsese parece o mais fragilizado entre os três favoritos. O principal fator se deve a um fantasma recente chamado “O Irlandês”. 

Na temporada do Oscar 2020, o filme sobre a máfia tinha credenciais pesadas ao reunir um superelenco – Al Pacino, Joe Pesci e o próprio De Niro – e contar com um apoio massivo da Netflix. “O Irlandês”, porém, foi rejeitado pela longa duração – superior a 3h30 – e passou a perder tanta força que, apesar das 10 nomeações, saiu sem vencer absolutamente nada. 

Os tempos, porém, são outros e filmes com mais de três horas de duração já não assustam mais tanto como na época de “O Irlandês”. “Killers of the Flower Moon” chega aos cinemas em outubro para voltar com força nesta disputa que, até o momento, deve ser concentrada neste trio. 

PREVISÕES INDICADOS – SETEMBRO

Falado tudo isso, vamos à previsão inicial que faço dos 10 indicados ao Oscar de Melhor Filme se as nomeações fossem hoje

  • “Pobres Criaturas”
  • “Oppenheimer”
  • “Killers of the Flower Moon”
  • “Barbie”
  • “Maestro”
  • “The Zone of Interest”
  • “The Holdovers”
  • “Dumb Money”
  • Anatomy of a Fall
  • Past Lives