De “O Menino e a Garça” a “Segredos de um Escândalo”, Caio Pimenta analisa as chances dos candidatos ainda não garantidos no Oscar 2024 de Melhor Filme.

CHANCES BAIXAS

Com as divulgações dos melhores do ano pelos críticos nos EUA e as indicações ao Globo de Ouro e Critics Choice, a lista de candidatos a Melhor Filme deu uma senhora enxugada. Já dá para descartar sem maiores medos de erros obras como “Napoleão”, “Origem”, “Ferrari”, “Garra de Ferro”, entre outros. 

Na minha visão, nove filmes estão disputando as três vagas restante. Cinco deles correm por fora. 

Os dois favoritos de Melhor Animação buscam um milagre para chegar a Melhor Filme. “Homem-Aranha Através do Aranhaverso” venceu o prêmio da crítica de Washington, National Board of Review e o American Film Institute na categoria de animação. A possibilidade de aparecer ainda em Trilha Sonora, Efeitos Visuais e Montagem, nomeações muito além do costumeiro para obras do gênero. 

“O Menino e a Garça” alcançou feitos impressionantes na última semana: ganhou prêmios da crítica como animação do ano junto aos críticos de Chicago, Los Angeles, Boston e Nova York, além de ficar no TOP 10 de Melhor Filme do National Board of Review. O grande holofote, entretanto, foi liderar as bilheterias norte-americanas na semana de lançamento, um feito histórico. 

No duelo, considero o Hayao Miyazaki ligeiramente à frente de “Aranhaverso” na busca por esta vaga de Melhor Filme até pelo histórico do cineasta e a possibilidade de ser uma das últimas chances de isso acontecer. A forte concorrência, porém, deve mesmo deixar a dupla de fora do Oscar máximo. 

“A Cor Púrpura” decepcionou no Globo de Ouro ao ser deixado de lado em Melhor Filme de Comédia/Musical, mas, conseguiu uma leve recuperada no Critics Choice ao emplacar Melhor Filme e Elenco. Por outro lado, a esnobada na Fantasia Barrino deixou a situação dela bem incerta mirando o Oscar. Com a Warner cada vez mais certa de que “Barbie” é o carro-chefe do estúdio, sinto que o musical tenda a ficar de lado, sobrando apenas algo para ele em atriz coadjuvante com a Danielle Brooks. 

Saltburn teve situação parecida no Globo de Ouro e Critics Choice. Para o Oscar, a dificuldade será conseguir tração sem perspectivas de surgir nas categorias principais: no máximo, há uma possibilidade remota da Rosamund Pike em Atriz Coadjuvante e Roteiro Original. Se obter força de última hora, quem sabe? 

Air – A História por Trás do Logo é uma incógnita: uma produção com Ben Affleck, Matt Damon e Viola Davis sobre o astro Michael Jordan nunca pode ser deixada de lado. A indicação no Globo de Ouro de Melhor Filme Comédia/Musical era protocolar até pela elevação de seis indicados. Se tivesse alcançado o mesmo no Critics Choice, mostraria muita força, mas, não houve. Pode até surgir pela força das estrelas, mas, seria uma surpresa e tanto. E bem decepcionante. 

MUITO PERTO DA VAGA

Vou agora passar para falar daquele que está quase lá, muito perto da indicação ao Oscar de Melhor Filme. A oitava vaga tende a ser dele. 

“American Fiction” surgiu na corrida após vencer o prêmio do público no Festival de Toronto, mesma honraria conquistada por “Quem Quer ser um Milionário?”, “O Discurso do Rei”, “12 Anos de Escravidão”, “Green Book” e “Nomadland”. A produção do Cord Jefferson foi eleita o filme do ano pela crítica de Washington e esteve no TOP 10 do American Film Institute. 

Na temporada de filmes de época ou de fantasia, “American Fiction” traz a modernidade para o Oscar 2024 a partir de um intenso humor irônico e tocando em assuntos importantes, mas, polêmicos. As prováveis nomeações do Jeffrey Wright e Roteiro Original, ambos com ligeiras possibilidades de vitórias, devem impulsionar o longa rumo a Melhor Filme. 

AS ÚLTIMAS DUAS VAGAS

Eis então os três candidatos que devem brigar pelas duas vagas restantes do prêmio máximo do Oscar 2024. 

Qual será o tamanho do espaço que a Academia irá dedicar às produções de língua não-inglesa? Se for muito generosa, a tendência é que “Anatomia de uma Queda” e “A Zona de Interesse” sejam nomeados juntos. Agora, se o Oscar for econômico, fica o mistério. 

“Anatomia de uma Queda” ganhou força com o Globo de Ouro ao barrar o conterrâneo “O Sabor da Vida” em Filme Internacional e surgir em Roteiro e Filme Dramático. A conquista da Palma de Ouro segue sendo uma credencial forte assim como a presença quase certa da Sandra Huller em Melhor Atriz e o potencial para vencer Roteiro Original. 

“A Zona de Interesse”, vindo também de Cannes, pode se beneficiar de ser mais do que favorito em Filme Internacional, logo, seria o candidato natural a este posto de longa vindo de fora dos EUA na categoria máxima. Na temporada, foi eleito Melhor Filme de 2023, além de Direção para o Jonathan Glazer pelos influentes críticos de Los Angeles. 

Por fim, um candidato em franca ascensão surge para ficar com a última vaga. 

Segredos de um Escândalo estava escanteado na Netflix pela força de “Maestro”. A temporada começou e os críticos dos EUA começaram a fazer jus ao ótimo filme do Todd Haynes. O Charles Melton venceu o Gotham e junto aos críticos de Nova York, a produção lidera as nomeações no Spirit Awards, ganhou Roteiro Original com os críticos de Chicago e Nova York, além do TOP 10 do American Film Institute. 

Para mim, acho que as três vagas restantes irão para “American Fiction”, “Segredos de um Escândalo” e “Anatomia de uma Queda”.