Um debate recorrente no Oscar é sobre a necessidade ou não de se criarem novas categorias. Atualmente, são entregues 23 prêmios entre longas e curtas-metragens, obras de ficção, documentário e animação.  

Recentemente, a Academia tentou adicionar categorias como Melhor Filme Popular e a Cena do Ano, porém, prontamente ambas foram rechaçadas. A principal e justa crítica era de que as fanbases iriam dominar votações abertas ao público, provocando resultados para lá de questionáveis. Foi exatamente o que ocorreu em 2022 na premiação contestada de “Army of the Dead: Invasão em Los Angeles” no momento Fan Favourite. 

Ainda assim, as discussões seguem a pleno vapor e eu faço aqui cinco sugestões de novas categorias para o Oscar, colocando em ordem de preferência, da menor para a maior, aquelas que eu mais gostaria de ver. 

MELHOR PERFORMANCE DE VOZ

Divertida Mente

Ao longo dos anos, a Academia já provou o quanto é conservadora nas categorias de atuação. Não preciso nem dizer quantas e quantas vezes já vimos o mesmo perfil ser indicado e até ganhar – transformações físicas impressionantes e cinebiografias são as preferidas. Logo, qualquer coisa um pouco além disso quase sempre é ignorada. 

Por isso, a primeira das novas categorias que gostaria de ver no Oscar é de Melhor Performance de Voz. Isso valorizaria e muito os atores que fazem animações. 

Intepretações históricas como o Robin Williams sendo o Gênio da Lâmpada em “Aladdin” ou o Eddie Murphy simplesmente hilário como o Burro no primeiro “Shrek”, a Ellen DeGeneres em “Procurando Nemo” e a recente performance de Amy Poehler em “Divertida Mente” teriam sido indicadas e premiadas.  

Seria até uma possibilidade para o Oscar se abrir para atuações mais cômicas e até mesmo para atores de outros locais do planeta – ano passado, por exemplo, Wagner Moura teria chances por “Gato de Botas 2”.  

Agora, o prêmio de Melhor Performance de Voz não seria limitado para as animações: desde o Douglas Rain como Hal 9000 em “2001 – Uma Odisseia no Espaço” passando pelo James Earl Jones fazendo o Darth Vader em “Star Wars” até chegar na Scarlett Johansson de “Ela”, possibilidades não faltariam para as live-actions. 

TRILHA SONORA NÃO ORIGINAL

Esta outra categoria que eu acharia incrível surgir no Oscar é pouco falado, mas, tenho certeza de que muitos fãs de cinema e, principalmente, de música iriam topar. 

Por que não criar uma categoria de trilha sonora já existente inserida em um filme? A escolha certeira de canções ou composições que se casam com o espírito da obra ou são inseridas em momentos chaves, sintetizando tudo o que vemos em cena, traria um caráter divertido e, por que, até pop para premiação.  

Certamente diretores com playlists incríveis como Quentin Tarantino, Edgar Wright, Joel e Ethan Coen poderiam ser vencedores assim como algumas comédias românticas mais inspiradas. 

Corre risco de atravessar o Grammy e virar uma categoria mais musical do que cinematográfica? Sim, admito, porém, acho que valeria o teste. 

REVELAÇÃO DO ANO

A terceira nova categoria que gostaria de ver no Oscar seria Revelação do Ano. Diga-se de passagem, este não seria um prêmio novo. 

Entre 1934 e 1960, a Academia tinha uma categoria especial específica para jovens abaixo dos 18 anos pela contribuição deles para a indústria do entretenimento. A Shirley Temple foi a primeira a receber a honraria conquistada ainda por nomes como Mickey Rooney e Judy Garland. Ao todo, 12 atores ganharam uma estatueta em miniatura. 

Prêmios de revelação do ano são comuns em eventos de cinema como o Festival de Veneza, Gotham e Spirit Awards, logo, bem que o Oscar poderia prestigiar estes novos talentos. Limitar para o primeiro trabalho ou alguém com, no máximo, dois anos por carreira ou por idade mesmo poderiam ser critérios para definir os indicados. 

Nomes como Emilia Jones, por “Coda”, Sidney Flanigan, de “Nunca Raramente às Vezes Sempre”, Kingsley Ben-Adir, por “Uma Noite em Miami”, Taylor Russell, de “Waves” seriam bons nomes para terem vencido nos últimos anos. 

MELHOR DIRETOR DE CASTING

Um dos maiores desafios no cinema é conseguir definir os atores certos para os personagens exatos. Esta dura missão é do diretor de casting, o qual fará a escolha do elenco. A categoria é uma das mais pedidas há muito tempo na indústria até por conta dos profissionais formarem um dos branchs, grupo da Academia.  

Reconhecê-los poderia ser até uma forma do Oscar ter seu prêmio de melhor elenco através do responsável por definir este setor. E não faltariam ótimas oportunidades nos últimos anos. 

Neste ano, por exemplo, improvável que “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” não ficasse com a estatueta. Já em 2022,  “Ataque dos Cães” seria o favorito, enquanto “Os Sete de Chicago” e “Minari” travariam um duelo forte dois anos atrás. Por fim, em 2020, O Irlandês” e “Era uma vez em Hollywood teriam que superar Parasita. 

MELHOR EQUIPE DE DUBLÊS

Chegamos então à categoria que mais merece ser criada no Oscar: a equipe de dublês. Os profissionais da área já são reconhecidos no SAG e buscam alcançar o mais popular evento de cinema do planeta.  

Para a edição de 2024, por exemplo, “John Wick 4” seria o favorito absoluto e, provavelmente, acompanhado de “Missão Impossível: Acerto de Contas – Parte I” e “Velozes e Furiosos 10”. 

O setor conta o apoio popular, de parte significativa da mídia e dos estúdios de Hollywood, visto que eles seriam os mais beneficiados pelas grandes chances dos blockbusters dominarem a categoria.

De todas as possibilidades citadas no vídeo, para mim, é a mais próxima de acontecer.