Caio Pimenta traz as previsões para as indicações ao SAG 2022, o prêmio do Sindicato dos Atores dos EUA; divulgação será no dia 12 de janeiro.

https://youtu.be/VqeURXvkXRg

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE 

A corrida por Melhor Atriz Coadjuvante traz quatro nomes definidos e uma vaga em aberta. 

Kirsten Dunst, de “Ataque dos Cães”, Aunjanue Ellis, por “King Richard”, Caitriona Balfe, de “Belfast” e Ariana DeBose, por “Amor Sublime Amor” estarão na lista. Aposto na Ann Dowd, de “Mass”, para a quinta vaga. 

“Mass” é um filme apoiado no seu elenco em que todos estão muito bem. Ter a Ann Dowd indicada seria uma forma de reconhecimento ao quarteto de atores através de uma atriz excelente que o grande público conheceu mais a partir de “The Leftovers” e, principalmente, “The Handmaid´s Tale”. 

A Marlee Maitlin, de “Coda” pode ser uma surpresa assim como a Ruth Negga, de “Identidade”, ambas com boas chances.

Cate BlanchettMeryl Streep e Judi Dench precisarão demais dos seus nomes para chegarem entre as indicadas. 

MELHOR ATOR COADJUVANTE 

Aqui entre os coadjuvantes masculinos, os nomes parecem mais bem definidos. 

Teremos Kodi Smit-McPhee, de “Ataque dos Cães”, Troy Kotsur, por “Coda”, Ciáran Hinds e Jamie Dornan, por “Belfast”, e J.K Simmons, de “Apresentando os Ricardos”. 

Minhas dúvidas residem no Dornan por já ter o Hinds do mesmo filme na categoria e o Simmons de estar em um filme que não empolgou como prometido.

Daí, aparecem três possíveis. 

O Ben Affleck, por “The Tender Bar”, seria um reconhecimento a um bom ano na frente das câmeras; além do longa do George Clooney, teve a elogiada atuação em “O Último Duelo”.

Já o Bradley Cooper é querido por Hollywood e um ator que está sempre cotado em qualquer awards season.

E, infelizmente, há o Jared Leto e seu desempenho patético, mas, Oscar bait de “Casa Gucci”. 

Dentro deste cenário, acredito que o Dornan seja nomeado e o Affleck consiga superar o Simmons, mas, com um medo danado do Leto acabar indicado. 

MELHOR ATOR 

Seguimos entre os homens, agora, na categoria principal, onde será difícil sair algo diferentes destes cinco. 

Andrew Garfield, de “Tick Tick Boom”, Benedict Cumberbatch, por “Ataque dos Cães”, Will Smith, de “King Richard”, Denzel Washington, por “A Tragédia de Macbeth”, e Peter Dinklage, por “Cyrano”, serão nomeados. 

O Leonardo DiCaprio, de “Não Olhe Para Cima”, é quem mais ameaça mudar o cenário, tirando o eterno Tyrion Lannister. Se o Javier Bardem, por “Apresentando os Ricardos”, soa mais uma utopia, o Nicolas Cage, de “Pig”, seria maravilhoso. 

MELHOR ATRIZ 

A prudência me manda dizer que o SAG de Melhor Atriz também está definido com as suas indicadas. Porém, aqui, eu faço uma aposta mais ousada. 

Olivia Colman, de “A Filha Perdida”, Nicole Kidman, por “Apresentando os Ricardos”, a favorita Kristen Stewart, de “Spencer” e a Jessica Chastain, por “Os Olhos de Tammy Faye”, estarão como previsto entre as nomeadas.

Porém, vou de Penélope Cruz, por “Madres Paralelas”, em vez da Lady Gaga, por “Casa Gucci”. 

Sinto que o sindicato dos atores pode criar uma certa resistência à estrela de “Casa Gucci” até por conta do hype exagerado e prestigiar a Penélope Cruz que está sendo esquecida nas últimas semanas por um desempenho – lembremos sempre – vencedor em Veneza.  

Porém, calma monstrinhos: acho que a Gaga estará sim no Oscar de Melhor Atriz. 

MELHOR ELENCO 

No prêmio mais importante da noite, o SAG de Melhor Elenco bem acirrada pelas cinco vagas. 

Os três favoritos ao Oscar de Melhor Filme da temporada estarão lá: “Ataque dos Cães” com seu trio indicado a todos os prêmios – Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst e Kodi-Smit McPhee -. “Amor Sublime Amor” resiste ao problemático Ansel Elgort focando suas forças no restante do elenco jovem liderado por Rachel Zegler e com a veterana Rita Moreno para homenagear o clássico dos anos 1960; e “Belfast”, filme com atores ecléticos de diversas idades, cada um com destaque importante na trama.  

“Coda” será lembrado também tanto pelo elenco excepcional como pela inclusão de um grupo de atores em grande parte formado por deficientes auditivos.  

Por fim, dificilmente o SAG perderá a oportunidade de ter Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Cate Blanchett, Meryl Streep, Jonah Hill, Timothée Chalamet e até Ariana Grande nomeados de uma só vez por “Não Olhe Para Cima”. 

“Casa Gucci”, “King Richard”, “Apresentando os Ricardos”, “O Beco do Pesadelo” e “Licorice Pizza” são azarões, mas, a questão é quem tirar destes citados para inclui-los.

Já quem eu gostaria de ver era “A Filha Perdida” e seu excelente trio feminino formado por Olivia Colman, Dakota Johnson e Jessie Buckley.