Raros diretores conseguiram ser tão felizes ao aliar sucesso de público, comercial com produções elogiadas pela crítica com o Steven Spielberg. Desde o suspense “Encurralado” à aventura “Jogador Número 1”, ele experimentou os mais diversos gêneros ao longo de quatro décadas. 

Ao longo da carreira, Spielberg acumulou sete indicações ao Oscar de Melhor Direção, saindo vencedor em duas ocasiões: em 1993, por “A Lista de Schindler”, e por “O Resgate do Soldado Ryan”, seis anos depois. 

Neste vídeo, eu trago o melhor e o pior das indicações do Spielberg no Oscar. 

7. LINCOLN 

crítica lincoln steven spielberg daniel day lewis sally field

Um verdadeiro abismo separa o último colocado desta lista com as demais indicações do Spielberg no Oscar. 

Em “Lincoln”, o diretor até capricha na excelência técnica em um drama de época belíssimo, mas, comete um pecado da maioria dos seus dramas mais adultos: romantizar demais uma história densa e idealizar seu protagonista, no caso, o ex-presidente dos EUA, Abraham Lincoln. 

Em 2013, ele até chegou com força e possibilidade de sair vencedor, entretanto, foi perdendo terreno durante a temporada de premiações.

Saiu derrotado pelo Ang Lee, de “As Aventuras de Pi”, um resultado justo diante dos concorrentes não tão inspirados.

6. CAÇADORES DA ARCA PERDIDA

Indiana Jones

Junto com “Jurassic Park”, “Caçadores da Arca Perdida” é o mais divertido filme da carreira do Spielberg, pelo qual recebeu uma justa indicação em 1983. 

Somente pela sequência inicial imortalizando Indiana Jones e Harrison Ford na história do cinema, o Spielberg já merecia a nomeação.

O cineasta segue na mesma levada ao longo do restante da trama sabendo mesclar aventura, drama e humor, criando um filme que todo diretor de ação gostaria de fazer, mas, raramente foi alcançado por centenas ao longo das últimas décadas. 

A Academia, infelizmente, perdeu uma ótima oportunidade de fugir do padrão e foi no seguro com o Warren Beatty levando a estatueta por “Reds”. 

5. MUNIQUE

Nunca o Spielberg  teve uma abordagem tão madura em um filme adulto como aconteceu em “Munique”, filmaço pelo qual foi indicado a Melhor Direção em 2005. 

Longe do maniqueísmo, o diretor aborda com sobriedade o histórico conflito entre judeus e palestinos a partir da tragédia ocorrida nos Jogos Olímpicos de 1972. Além de ser um ótimo thriller político, o Spielberg consegue permear “Munique” de um espírito de derrota para os dois lados por conta das muitas perdas e supostas vitórias a preços terríveis. 

Apesar de adorar o trabalho do Spielberg e também do George Clooney, em “Boa Noite, Boa Sorte”, não dá para achar injusta a brilhante vitória do Ang Lee, de “O Segredo de Brokeback Mountain”. 

4. CONTATOS IMEDIATOS DO TERCEIRO GRAU 

Depois de ter sido esnobado por “Tubarão”, o Spielberg, finalmente, conseguiu a sonhada primeira indicação ao Oscar de Direção em 1978 com “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”. 

A ficção científica mostra um Spielberg mais sofisticado na condução da trama e fazendo seu melhor filme tecnicamente daquela época.

Apesar de um ritmo mais lento, o diretor segue mostrando ser um mestre na capacidade de criar cenas de ação e realizar aventuras de alto nível. 

Perdeu o Oscar de Direção para o Woody Allen, de “Annie Hall”. Aí, realmente, não tinha como competir. 

3. O RESGATE DO SOLDADO RYAN 

O segundo Oscar de Melhor Direção da carreira do Spielberg veio em 1999 por “O Resgate do Soldado Ryan”. 

Apesar do miolo da trama ser arrastado e o patriotismo exagerado norte-americano incomodar, o Spielberg realiza uma proeza histórica ao recriar à perfeição o desembarque das tropas Aliadas na Normandia.

Nunca a guerra tinha sido tão visceral e violenta como vemos naqueles primeiros 25 minutos do filme.

Para completar, a batalha final é de uma tensão que só um gênio do cinema é capaz de oferecer. 

2. E.T – O EXTRATERRESTRE

Sucesso de público absoluto, “E.T – O Extraterrestre” rendeu uma indicação para o Steven Spielberg em 1983. 

Dos filmes de fantasia do diretor, nenhum conseguiu equilibrar tão bem a dose de aventura com humor e drama na medida certa como “E.T”.

Partindo da habilidade de trabalhar com atores crianças, o Spielberg cria uma fábula sobre amizade e tolerância capaz de emocionar qualquer pessoa ao redor do planeta. Para completar, somos brindados com a inesquecível cena da bicicleta, sequência que traduz exatamente a batida expressão da ‘magia do cinema’. 

Novamente, a Academia resolveu ser quadrada e ficou com o Richard Attenborough, de “Gandhi”. O famoso ‘mais do mesmo’. 

1. A LISTA DE SCHINDLER 

Não colocar “A Lista de Schindler” em primeiro lugar nesta lista é praticamente impossível. 

Através da dimensão épica da recriação precisa do horror dos campos de concentração do Holocausto judeu pelos nazistas, o Spielberg dimensiona para todas as gerações uma das maiores tragédias já cometidas pela humanidade.

É uma obra-prima com importância muito além do cinema, mas, também de caráter histórico e humanístico. 

A MAIOR ESNOBADA

De tantos grandes filmes, qual a indicação que o Spielberg merecia, mas, não veio? 

Adoraria falar que foi por “Jurassic Park”, um dos meus filmes favoritos, ou também pelo excelente “Minority Report”. Porém, não tem como ser diferente do clássico de 1975.

A indicação por “Tubarão” era merecida somente pela sequência inicial, uma das mais memoráveis de Hollywood. Mas não é só isso: a criatividade dele nos bastidores e toda a repercussão causada na época, dando o pontapé inicial à era dos blockbusters, foram marcas deixadas pelo Spielberg no cinema americano. 

“Tubarão” chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme, porém, o Spielberg ficou fora de Melhor Direção devido a uma forte concorrência que incluía nomes como Forman, Kubrick, Fellini, Lumet e Altman.

Porém, tinha espaço para ele. 

Oscar Anos 2020: TOP 10 Maiores Esnobadas

De "Assassinos da Lua das Flores" em Roteiro Adaptado a Lupita Nyong´o em Melhor Atriz, Caio Pimenta traz um ranking das maiores esnobadas do Oscar nos anos 2020. https://youtu.be/HCzSG_kEFl4 10. DELROY LINDO A pauta da diversidade pode até ter ganhado força na...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 4

De Clint Eastwood a Yorgos Lanthimos, Caio Pimenta traz a quarta parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://www.youtube.com/watch?v=JbVS4YjfKwM Se Oscar 2023 teve Steven Spielberg e a edição deste ano contou com Martin Scorsese, a próxima temporada de...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Animação e Filme Internacional

De "Toy Story 4" e "Parasita" a "Zona de Interesse" e "O Menino e a Garça", Caio Pimenta traz um ranking dos ganhadores do Oscar de Melhor Animação e Filme Internacional dos anos 2020. https://youtu.be/FzT686ie_4k 5. 'TOY STORY 4' e 'NADA DE NOVO NO FRONT' Inicio a...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 3

De "Coringa: Delírio a Dois" a "Deadpool & Wolverine", Caio Pimenta traz a terceira parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/n-5WHISgSCg MELHOR ANIMAÇÃO Mais de duas décadas depois da consagração da trilogia do Peter Jackson, “O Senhor dos...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...