OS CURTAS-METRAGENS

As categorias de curtas-metragens serão daqueles que possuem mais dinheiro para investir, no caso, os serviços de streaming. 

A Disney+ traz a força da diretora Alice Rohrwacher e do produtor Alfonso Cuáron para conquistar Melhor Curta de Ficção em Live-Action com “Le Pupille”.

Já a Apple será vencedora de Curta em Animação pela fofura até excessiva de “O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo”. 

A surpresa ficará por conta de “Stranger at the Gate” em Curta de Documentário. A história de rumo inesperado ganha força até mesmo pela importância de mostrar como superar o ódio em um país marcado por tantos massacres.

CATEGORIAS TÉCNICAS E MUSICAIS

Certas categorias nem precisavam ter cinco indicados tamanha a obviedade de quem serão os vencedores.

São os casos de Filme Internacional e Direção de Fotografia com o alemão “Nada de Novo no Front”, Efeitos Visuais com “Avatar: O Caminho da Água”, Melhor Animação com “Pinóquio” e “Elvis” em Figurino. 

“Top Gun: Maverick” caminha para ganhar Melhor Som ainda que precise ficar de olho em “Nada de Novo no Front”. Já “Naatu Naatu”, de “RRR”, está com uma mão e metade da outra no Oscar de Canção Original, porém, enfrentar Lady Gaga e Rihanna exige cuidado. Se não acontecer nenhuma surpresa, a música indiana será a vencedora.  

Em Trilha Sonora, “Babilônia” está na dianteira, mas, como o filme não convenceu tanto assim, é possível imaginar que “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” e “Nada de Novo no Front” o ameacem. Ou até mesmo o John Williams na possível única vitória de “Os Fabelmans” no Oscar 2023.  

Ainda que enfrente rivais pesados como “Vulcões” e “Tudo que Respira”, “Navalny” é o favorito para ganhar Documentário. A narrativa de ser o ataque mais direto a Vladimir Putin que um indicado neste ano pode fazer é o maior ativo da produção da HBO. Apertado está mesmo Maquiagem e Penteado: ganhador do sindicato da categoria, “Elvis” está na frente, mas, a transformação de Brendan Fraser em “A Baleia” nunca pode ser descartada. 

 “Babilônia” versus “Elvis”. Este é o duelo em Design de Produção. O longa do Damien Chazelle levou o sindicato, mas, aposto no Baz Luhrmann pelo trabalho mais chamativo em uma reconstituição de época perfeita. Fechando as categorias técnicas, Melhor Montagem traz o favoritismo de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” com “Top Gun” sendo uma possível surpresa. 

ROTEIROS, ATUAÇÕES, DIREÇÃO E FILME

Roteiro Adaptado traz “Nada de Novo no Front” como favorito após vencer o Bafta e também pelos rivais não muito desafiadores. A Sarah Polley é uma possibilidade com “Entre Mulheres”, aqui, muito mais pela força dela na indústria.  

Já entre os Roteiros Originais, “Os Banshees de Inisherin” leva a categoria desde o Festival de Veneza, repetindo o feito no Globo de Ouro e Bafta, porém, como duvidar da onda avassaladora de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”? O Martin McDonagh dependerá do grau de amor da Academia para com os Daniels. 

Se Ator Coadjuvante será uma lavada tranquila do Ke Huy Quan, atriz coadjuvante está completamente embolado. Pela força do SAG, do próprio filme e da história dela em Hollywood ao longo de cinco décadas, acredito na Jamie Lee Curtis. Mas, não se surpreenda se qualquer uma das outras quatro indicadas vencer. 

Pode ser uma torcida sim, mas, vejo os britânicos e a ala internacional da Academia decidindo o duelo em Melhor Atriz a favor da Cate Blanchett em relação à Michelle Yeoh. Em Melhor Ator, Brendan Fraser não deixará escapar este Oscar que o Austin Butler ameaçou de forma valente. É um trabalho moldado demais para a Academia não premiar. 

Diferente do ano passado, Melhor Direção e Filme irão sim coincidir: os Daniels e “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” serão os vencedores da noite.

Caso tudo isso se confirme, a ficção científica fecha a noite com cinco Oscars seguido por “Nada de Novo no Front” e “Elvis”, ambos com três estatuetas. 

LISTA COMPLETA DA PREVISÃO DE VENCEDORES:

  • Melhor Filme: “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”
  • Melhor Direção: Daniels, por “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”
  • Melhor Ator: Brendan Fraser, por “A Baleia”
  • Melhor Atriz: Cate Blanchett: por “TÁR”
  • Melhor Ator Coadjuvante: Ke Huy Quan, por “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”
  • Melhor Atriz Coadjuvante: Jamie Lee Curtis, por “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”
  • Melhor Roteiro Original: “Os Banshees de Inisherin”
  • Melhor Roteiro Adaptado: “Nada de Novo no Front”
  • Melhor Animação: “Pinóquio”
  • Melhor Documentário: “Navalny”
  • Melhor Filme Internacional: “Nada de Novo no Front”
  • Melhor Direção de Fotografia: “Nada de Novo no Front”
  • Melhor Montagem: “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”
  • Melhores Efeitos Visuais: “Avatar: O Caminho da Água”
  • Melhor Som: “Top Gun: Maverick”
  • Melhor Design de Produção: “Elvis”
  • Melhor Figurino: “Elvis”
  • Melhor Maquiagem e Penteado: “A Baleia”
  • Melhor Trilha Sonora: “Babilônia”
  • Melhor Canção Original: “Naatu Naatu”, de “RRR”
  • Melhor Curta-Metragem de Documentário: “Stranger at the Gate”
  • Melhor Curta-Metragem de Ficção em Live-Action: “Le Pupille”
  • Melhor Curta-Metragem de Animação: “O Menino, A Raposa, a Toupeira e o Cavalo”