De “Oppenheimer” a “Zona de Interesse”, Caio Pimenta aponta quais são os vencedores do Oscar 2024.

AS CATEGORIAS JÁ DEFINIDAS

Há três tipos de status no Oscar deste ano: as categorias definidas, as que estão com disputas praticamente certas e aquelas em aberto. Vou começar com quem já está com o discurso prontinho de vencedor.  

Após oito indicações, o Wes Anderson, finalmente, terá um Oscar para chamar de seu: “A Maravilhosa História de Henry Sugar” será o vencedor de Melhor Curta-Metragem Live-Action de Ficção. Apesar de disputar contra produções de temáticas mais socialmente relevantes, o prestígio do diretor/roteirista deve valer aqui.  

Já em curtas de documentários, tudo leva a crer na conquista de “A Última Loja de Consertos”. A obra, além de ter a distribuição da Searchlight Pictures e L.A. Times Studios, empresas gigantes para uma categoria mais modesta, traz uma história bonita de como a música transforma vidas marcadas por traumas e experiências difíceis. Fora que é ambientado em Los Angeles, logo, um combo perfeito para a Academia. 

Ganhador do sindicato, “Maestro” é mais do que favorito para Melhor Maquiagem e Penteado. Será a terceira conquista do Kazu Hiro, o que o tornará um dos maiores vencedores da categoria. Um resultado que deixará o pobre do Bradley Cooper menos triste.  

Se “Zona de Interesse” não vencer Melhor Filme Internacional, só internando o pessoal da Academia. Afinal, não faz sentido indicar uma produção para a categoria máxima e não a fazer vencedora aqui. Claro que a história seria outra se tivesse “Anatomia de uma Queda” na disputa, mas, a França resolveu dar esta forcinha para seus rivais. 

E ainda tem a Da´Vine Joy Randolph dominante em Melhor Atriz Coadjuvante. A estrela de “Os Rejeitados” conquistou o Globo de Ouro, Critics, Bafta e SAG. Não HÁ condições alguma dela sair sem a estatueta dourada. 

“Oppenheimer” já inicia o Oscar deste ano com seis estatuetas garantidas: Trilha Sonora, Fotografia e Montagem. Em todas elas, a produção ganhou sindicato, Bafta e Critics. Domínio semelhante foi visto em Ator Coadjuvante com Robert Downey Jr, o qual ainda venceu o Globo de Ouro. O Christopher Nolan sairá da festa com as estatuetas de Melhor Direção e Melhor Filme também. Na primeira categoria, ele não chances aos rivais vencendo o DGA, enquanto na segunda fez strike com vitórias no PGA e no SAG de Melhor Elenco. 

 CATEGORIAS COM CHANCES DE SURPRESA

Hora dos que estão muito perto da vitória, mas, não dá para garantir ainda. 

A Academia errará feio, mas, não vai resistir ao hype de consagrar Peter Jackson, John Lennon e Yoko Ono com “War is Over”, o pior candidato de longe de Melhor Animação em Curta-Metragem.  

Vencedor de cinco categorias do Visual Effects Awards, “Resistência” aparece firme para levar o Oscar de Melhores Efeitos Visuais. Ainda assim, não dá para descartar totalmente “Godzilla Minus One”, o qual pode ser tornar a primeira produção de língua não-inglesa a vencer o prêmio. 

“Pobres Criaturas” trava com “Barbie” dois duelos: Melhor Figurino e Direção de Arte. A comédia do Yorgos Lanthimos sai na frente, especialmente, na Direção de Arte, onde venceu os dois sindicatos do setor mais o Bafta. Já em Figurino, ambos venceram o sindicato, mas, a combinação fantasia e drama de época da Holly Waddington deve conseguir agradar todas as vertentes da Academia.  

O violentíssimo “20 Dias em Mariupol” chega como favorito ao Oscar de Melhor Documentário após vencer o Bafta. A conquista seria o maior aceno até da Academia em apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia. Porém, vale ficar a atento a “Bobi Wine: O Presidente do Povo”, ganhador do Internacional Documentary Awards.  

Já em Melhor Animação, “Homem-Aranha Através do Aranhaverso” deu um salto após as conquistas de sete prêmios no Annie Awards e do PGA da categoria. Claro que “O Menino e a Garça” tem o prestígio do Hayao Miyazaki e a ala internacional, mas, ficou mais difícil tirar o prêmio do Miles Morales. 

A Billie Eilish e o irmão são favoritos para ganharem pela segunda vez Canção Original. Desta vez, será com “What Was I Made For?”, música vencedora de dois Grammy. Só não dá para cravar ainda porque “I´m Just Ken” é uma canção bastante querida e, com a confirmação da apresentação do Ryan Gosling na festa, o interesse nela pode ter crescido bastante. 

“Anatomia de uma Queda” tem sua maior e única chance real de vitória em Melhor Roteiro Original. A produção se fortaleceu demais após a vitória no Bafta e chega como favorito. Vale, entretanto, ficar atento a “Os Rejeitados” e “Vidas Passadas”, candidatos que podem atrapalhar os planos da Justine Triet e Arthur Harari. 

Já o Cillian Murphy acumulou vitórias nas últimas semanas ao levar o Globo de Ouro, Bafta e SAG em Melhor Ator. Aparece na dianteira até pela avalanche que “Oppenheimer” tem sido na temporada. De qualquer maneira, é preciso atenção com o Paul Giamatti, ator muito prestigiado e querido na indústria na maior oportunidade da carreira de vencer o Oscar. 

 OS MISTÉRIOS DO OSCAR

Para fechar, há três categorias que estão completamente indefinidas no Oscar 2024.  

A primeira delas é Melhor Som: ok, “Oppenheimer” está na frente após vencer o Cinema Audio Society e o Motion Picture Sound Editors. Ainda assim, a vitória de “Zona de Interesse” ligou o alerta para a possibilidade de uma reviravolta. E com o som sendo fator decisivo para a proposta do Jonathan Glazer, sinto que podemos ter uma surpresa e tanto. 

Roteiro Adaptado guarda suspense até o final: “Ficção Americana” aparece ligeiramente à frente com as vitórias no Bafta, USC Scripter Award e Critics Choice e pelo trabalho do Cord Jefferson trazer temáticas caras à Academia – o próprio cinema e a questão racial. Mas, será que ele resiste à força do Christopher Nolan de “Oppenheimer”? E por que não o badalado casal Greta Gerwig e Noah Baumbach pela produção mais bem-sucedida do ano?  

Por fim, claro, Melhor Atriz deixa os cinéfilos com o coração na mão. Emma Stone e Lily Gladstone começaram empatadas ao vencerem o Globo de Ouro. Depois, a estrela de “Pobres Criaturas” dominou ao levar o Critics e o Bafta, porém, a atriz de “Assassinos da Lua das Flores” ganhou o SAG.  

Ambas estão em filmes que terão sua maior vitória nas categorias principais – “Pobres Criaturas”, pelo menos, terá de uma a duas estatuetas, enquanto o épico do Scorsese nem isso. Esta conta pode pesar sim no frigir dos ovos, mas, o fator decisivo deve ser a representatividade indígena trazida pela Lily Gladstone, a qual acho que será a vencedora.  

Mas, não me surpreenderia nada se a Sandra Huller passar na frente de todas elas aproveitando uma divisão de votos e ganhar Melhor Atriz. Seria sensacional e eu não ficaria nada triste.