Caio Pimenta analisa o provável duelo entre Anthony Hopkins e Chadwick Boseman na disputa pelo Oscar 2021 de Melhor Ator.

PRIMEIRO, OS DEMAIS CANDIDATOS

Antes da gente entrar nos favoritos ao prêmio, vamos falar de quem tem chances de disputar o Oscar de Melhor Ator. Dois nomes estão muito perto das indicações. 

Riz Ahmed, por exemplo, tem tudo para ficar com uma das vagas pelo trabalho visceral em “O Som do Silêncio”. O filme já está disponível na Amazon Prime e dá para entender o porquê da atuação estar sendo tão elogiada. Outro bem próximo da nomeação é o Steven Yeun, de “Minari”, filme que vem ganhando espaço nas últimas semanas.  

A última vaga traz uma briga bem acirrada. 

Delroy Lindo aparece com mais chances por “Destacamento Blood”. Seria uma forma de homenagear o ator que encontra o melhor papel da carreira no filmaço do Spike Lee. Já o Gary Oldman caiu um pouquinho e já não parece nome certo na disputa por “Mank”. Porém, como o filme do David Fincher, é candidato forte para liderar as indicações não dá para descartá-lo. O Lakeith Stanfield tem potencial de crescimento com “Judas e o Messias Negro” assim como o Kingsley Ben-Adir, por “One Night in Miami”. O Mads Mikkelsen, por “Another Round”, Colin Firth, de “Supernova”, Tom Hanks, de “Relatos do Mundo” e até o Ben Affleck, de “O Caminho da Volta” correm por fora. 

Desta turma, acho que o Delroy Lindo fica com a vaga, mas, não me surpreenderia do Gary Oldman acabar tomando a vaga do Steven Yeun. Porém, nenhum deles deve levar a estatueta, afinal, a briga está acirrada entre Anthony Hopkins e o Chadwick. 

Agora, quais os pontos fortes e fracos de cada um deles? 

AS CHANCES DE ANTHONY HOPKINS 

Ganhador do Oscar da categoria em 1991 pelo fantástico Hannibal Lecter de “O Silêncio dos Inocentes”, o Anthony Hopkins tenta a segunda estatueta da carreira pelo trabalho em “The Father”. 

No longa dirigido pelo Florian Zeller, o ator interpreta um sujeito lidando com os problemas decorrentes do mal de Alzheimer com perdas da noção da realidade e um vai e vem constante da memória, enquanto a filha dele, vivida pela Olivia Colman, tenta dar ao pai a melhor vida possível ao mesmo tempo em que se despede dele em vida. 

Depois de um tempão fazer suspenses de quinta categoria e ser o pai do Thor da Marvel, o Anthony Hopkins parece que voltou a boa forma desde o ano passado quando interpretou Bento XVI em “Dois Papas”. Desde a exibição em Sundance no início de 2020, ele tem sido elogiado por onde passa; a frase mais comum de se ler na internet sobre a atuação é que a melhor desde justamente “O Silêncio dos Inocentes”. 

Com 82 anos e a gente no meio desta incerteza da pandemia e do próprio futuro do cinema, essa pode ser a última chance dele vencer o Oscar. E o Hopkins irá contar com toda a máquina da Sony Pictures Classics, afinal de contas, essa é a única real oportunidade de “The Father” sair vencedor de uma das categorias principais do evento. A produção, dificilmente, irá levar Melhor Filme e Direção. Uma segunda estatueta para a Olivia Colman parece ainda precoce. 

Mas, tem um rival no meio do caminho para impedir esse segundo Oscar. 

AS CHANCES DE CHADWICK BOSEMAN 

O choque pela morte para lá de cedo do Chadwick Boseman foi o momento mais triste da cultura pop neste horrível 2020. Um cara que transcendeu o mundo dos filmes de quadrinhos para se tornar ícone de crianças e jovens negros mundo afora. 

E, neste ano, com dois grandes filmes, ele daria aquele salto tão desejado para as estrelas de Holywood de também ser reconhecido pelos seus pares no maior prêmio da indústria, o Oscar. 

Inicialmente, imaginava-se que ele poderia concorrer em dose dupla em Ator Coadjuvante pelo soldado mítico de “Destacamento Blood” e pelo músico indomável de “A Voz Suprema do Blues”. Porém, foi só o drama musical do George C. Wolfe começar a ser visto que se percebeu que o Boseman roubava a cena a tal ponto de fazê-lo ser uma escolha natural da Netflix para Melhor Ator. 

Evidente que a comoção pela morte do Boseman é um fator que pode ser decisivo. Vale a gente lembrar as vitórias póstumas do Peter Finch, por “Rede de Intrigas” e do Heath Ledger, por “Batman – O Cavaleiro das Trevas” 

Por outro lado, o James Dean, outro ícone pop, foi indicado depois de ter morrido por “Vidas Amargas” e “Assim Caminha a Humanidade”, mas, não venceu na categoria. Assim como o Spencer Tracy, de “Adivinhe quem vem para Jantar”, e também o Massimo Troisi, de “O Carteiro e o Poeta”. 

 Com o Delroy Lindo e o Gary Oldman sem grandes chances de vitória, a Netflix deve direcionar toda a artilharia dela em Melhor Ator, uma categoria que ela ainda não venceu, para o Boseman. Além da comoção pela morte, há também o aspecto de ser um intérprete negro voltando a ganhar Melhor Ator após 15 edições, algo especialmente relevante dentro do contexto social dos EUA e também dentro da Academia. 

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Animação e Filme Internacional

De "Toy Story 4" e "Parasita" a "Zona de Interesse" e "O Menino e a Garça", Caio Pimenta traz um ranking dos ganhadores do Oscar de Melhor Animação e Filme Internacional dos anos 2020. https://youtu.be/FzT686ie_4k 5. 'TOY STORY 4' e 'NADA DE NOVO NO FRONT' Inicio a...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 3

De "Coringa: Delírio a Dois" a "Deadpool & Wolverine", Caio Pimenta traz a terceira parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/n-5WHISgSCg MELHOR ANIMAÇÃO Mais de duas décadas depois da consagração da trilogia do Peter Jackson, “O Senhor dos...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...

Oscar 2024: Por que ‘Oppenheimer’ venceu Melhor Filme?

Caio Pimenta analisa os motivos que levaram "Oppenheimer" a vencer o Oscar 2024 de Melhor Filme. https://www.youtube.com/watch?v=DsCtLukSRtc 1. A QUALIDADE DO FILME - 50% O primeiro e principal fator, claro, reside nas próprias qualidades de “Oppenheimer” .  O drama...