Dos filmes já lançados nos cinemas até as obras previstas para 2024, conheça as datas de estreias dos candidatos ao Oscar.

JÁ LANÇADOS

A lista dos filmes que já estrearam nos cinemas do país apresenta dois dos principais favoritos para o prêmio. 

“Oppenheimer” estreou em julho ao lado de “Barbie” no fim de semana mais aguardado do ano. O longa do Christopher Nolan está previsto para chegar ao VOD brasileiro neste mês de novembro, enquanto a maior bilheteria do ano já está disponível nestes serviços e deve chegar até dezembro na HBO Max. 

“Assassinos da Lua das Flores” , nova obra-prima de Martin Scorsese, está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil. A superprodução da Apple estreou no dia 23 de outubro na terceira posição do ranking nacional atrás de “Trolls 3” e “O Som da Liberdade”. 

Homem-Aranha Através do Aranhaverso e “Asteroid City” também estão em cartaz no VOD, enquanto “Elementos” é uma atração do Disney+. Novo filme do David Fincher, o suspense “O Assassino”, a dramédia “Dinheiro Fácil”, do Craig Gillespie, e o candidato argentino ao Oscar, “Os Delinquentes”, são atrações nos cinemas. 

Na Netflix, o público já pode conferir o suspense “Jogo Justo”, a animação “Nimona” e os curtas do Wes Anderson. O Prime Video traz “Air – A História por Trás do Logo”, candidato a surpreender na temporada, o drama “Cassandro” com o Gael García Bernal e “O Próprio Enterro” com o Jamie Foxx e o Tommy Lee Jones. 

NOVEMBRO

Vamos então ao quem vem por aí e começando em grande estilo. 

Previsto para ocorrer entre os dias 9 e 22 de novembro, o tradicional Festival Varilux de Cinema Francês traz “Anatomia de uma Queda”. Filme de abertura da última Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o longa da Justine Triet chega com a credencial da Palma de Ouro do Festival de Cannes deste ano. A produção está cotada para Melhor Filme, Direção, Atriz com a Sandra Huller e Roteiro Adaptado. 

O dia 23 de novembro será para saber o que esperar de “Napoleão”: será um épico à la “Gladiador” ou “Êxodo: Deuses e Reis”. Joaquin Phoenix já teve uma bomba para chamar de sua neste ano com “Beau tem Medo”. Logo, resta torcer para o Ridley Scott acertar. Caso consiga, o longa da Apple/Sony se credencia forte para o Oscar 2024. 

Candidato forte para uma vaga de Melhor Filme Internacional, “Folhas de Outono” estreia no Brasil no dia 30 de novembro. A comédia dramática finlandesa venceu o Prêmio do Júri do Festival de Cannes e obteve ótimas críticas na Mostra de São Paulo. Pena que dificilmente terá um circuito maior, limitando-se às mesmas cidades quase sempre situadas no Sul e Sudeste. 

Ainda em novembro, a Netflix lança “O Assassino” no dia 10 e, na semana seguinte, tem “Rustin”, produção que pode render o Oscar de Melhor Ator para o Colman Domingo. 

DEZEMBRO

O último mês do ano está mais tímido ainda que conte com boas opções. 

Em 7 de dezembro, o público brasileiro poderá conferir se “Maestro” leva ou não o Bradley Cooper ao primeiro Oscar da carreira. Vale ainda observar o elogiado desempenho da Carey Mulligan, bem-cotada para a corrida de Melhor Atriz ou até mesmo coadjuvante. A produção deve ser lançada em circuito limitado, afinal, chegará na Netflix no dia 20 do mesmo mês. 

“Wonka” não terá o mesmo problema e promete lotar as salas de todo Brasil. Dirigido por Paul Feig, a fantasia tenta um milagre para emplacar nas categorias principais como Filme e Ator com o Timothée Chalamet, enquanto as chances nas áreas técnicas, estas sim, são muito boas. 

O dia 14 de dezembro reserva “Quem Fizer Ganha”, nova comédia do Taika Waititi, vencedor do Oscar por “Jojo Rabbit”. A produção estrelada pelo Michael Fassbender não reverberou como se esperava e hoje soa muito fora do radar da Academia. Por outro lado, na mesma data, estreia “A Sociedade da Neve”, candidato da Espanha em Melhor Filme Internacional. O J.A Bayona sempre foi muito bom em trabalhar histórias épicas em meio a tragédias, logo, o drama real da queda do avião nos Andes pode render a indicação a ele. 

A semana que antecede ao Natal é da Sofia Coppola e Caille Spaeney com “Priscilla”. E é justamente a jovem atriz, premiada em Veneza, que reside a chance do longa aparecer no Oscar. 

A Netflix apresenta três candidatos ao Oscar em dezembro: o suspense “O Mundo Depois de Nós” com a Julia Roberts estreia dia 8, “A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets” chega uma semana depois e, por fim, como já dito, “Maestro” será lançado no dia 20. 

JANEIRO

Janeiro já começa com “Wish” no dia 4 de janeiro. A produção tenta colocar a Disney forte na briga lembrando “Encanto” que surgiu atropelando todos os candidatos em Melhor Animação. “Os Rejeitados” é a atração da vez na semana seguinte. Alexander Payne e Paul Giamatti juntos novamente em uma produção considerada como um verdadeiro tesouro pela crítica americana. A obra da Focus Features chega como favorita a Melhor Roteiro Original e Atriz Coadjuvante, vaga garantida em Melhor Filme e boas chances de indicações a Melhor Filme, Direção, Ator Principal e coadjuvante. 

Fãs da Natalie Portman e Julianne Moore vão manter as saudades de ambas com “Segredos de um Escândalo”. O longa do Todd Haynes estreia no Brasil dia 18 de janeiro.  

Dois dias depois das indicações ao Oscar, os cinemas brasileiros recebem “A Cor Púrpura” e  “Vidas Passadas” em 25 de janeiro. O musical segue uma incógnita sendo guardado a sete chaves pela Warner Bros. Ou é uma bomba ou um filme capaz de mudar toda a conversa sobre o Oscar. Já “Vidas Passadas” ganha fãs a cada nova exibição, mas, sofre por ser um drama intimista no meio dos grandes tubarões. Luta por uma vaga em Melhor Filme, mas, deve ter seu espaço em Roteiro Original. 

FEVEREIRO E MARÇO

A reta final da temporada de premiações começa com o terceiro favorito a Melhor Filme. 

“Pobres Criaturas” chega ao Brasil em 1º de fevereiro. O ganhador do Festival de Veneza entra forte para Melhor Filme, Direção, Ator Coadjuvante com Mark Ruffalo e Willem Dafoe, Roteiro Adaptado e, principalmente, Melhor Atriz com a Emma Stone.  

No feriadão de carnaval, é a vez de “Ferrari”. O drama do Michael Mann luta por espaço nas categorias principais, mas, até o momento, no máximo, aparece com chances em Atriz Coadjuvante com a Penélope Cruz. Já nas categorias técnicas pode surgir em Som, Figurino e Design de Produção. 

O dia 15 de tem a cinebiografia do Bob Marley, cada vez mais escanteada na temporada, e “The Iron Claw”, filme que a Variety tenta emplacar, mas, que não deve sair muito do lugar. Já “Anatomia de uma Queda” estreia oficialmente no Brasil no dia 22 de fevereiro. 

O aclamado “A Zona de Interesse” chega aos cinemas do país na semana seguinte: o longa do Jonathan Glazer acumula prêmios e elogios ao redor do planeta. É nome certo em Filme e está próximo de indicações a Direção e Roteiro Adaptado. Na mesma data, estreiam também “O Homem dos Sonhos” com o Nicolas Cage, e “O Sabor da Vida”, candidato da França em Filme Internacional. 

Para fechar, em 7 de março, estreia “Uma vida – A história de Nicholas Winton”. Até o momento, porém, muitos filmes seguem sem previsão de estreia no Brasil. 

São os casos de “The Boys in the Boat”, do George Clooney, “The Boy and the Heron”, animação do Hayao Miyazaki, “Lee” com a Kate Winslet, “Clube dos Vândalos” com Austin Butler, “American Fiction”, vencedor de Toronto, “Origin”, da Ava DuVernay, “Evil Does Not Exist”, do Ryusuke Hamagachui, “Foe” com Saoirse Ronan, “All of Us Strangers”, líder de indicações do Gotham Awards, e “Saltburn”, da Emerald Fennell.