De Martin Scorsese a Paul Giamatti, Caio Pimenta elege quais são os seus candidatos favoritos para vencerem o Oscar 2024.

CURTAS-METRAGENS

Já adianto que não farei de todas as categorias porque ainda não consegui ver tudo. Falta uma coisa ou outra, mas, a maioria já foi. Curtas-metragens, por exemplo, se ficção live-action está bem sem graça, as animações mandaram ver. 

Tirando “War is Over”, fraquíssimo filme com cara de comercial da Coca-Cola, todos os demais são excelentes. Meu favorito é “Ninety-Five Senses” que conta a vida de um sujeito através dos cinco sentidos, mas, com uma virada que transforma o sentido da história. Também acharia muito boa uma possível conquista de “Pachyderme”. 

Nos curtas live-action de ficção, “A Incrível História de Henry Sugar” pode não ser o Wes Anderson mais inspirado, mas, diverte como poucos com a peculiar teatralidade do diretor. Não ficaria triste com a conquista da simpática comédia “Knight of Fortune”. 

PRÊMIOS TÉCNICOS

Em Melhor Trilha Sonora, impossível não ficar com “Oppenheimer”: o Ludwig Goransson dá o ritmo impressionante ao drama do Christopher Nolan, sendo engrenagem decisiva para o sucesso do filme. Pela homenagem ao lendário Robbie Robertson, fica feliz com a conquista de “Assassinos da Lua das Flores”. Por fim, trocaria facilmente a presença do John Williams de “Indiana Jones e a Relíquia do Destino” pela Mica Levi, de “Zona de Interesse”. 

Já em Melhor Som, apesar de achar o trabalho de “Oppenheimer” algo completamente imersivo na espiral que o Christopher Nolan propõe, meu voto é de “Zona de Interesse”. Toda vez que revisitarmos o filme do Jonathan Glazer certamente este será um setor que vamos ficar atentos e descobrindo alguma novidade a cada revisita. A minha troca na categoria ficaria por conta de “Resistência” dando lugar a “Ferrari”: somente o treino na pista valeria a indicação. 

Pode-se criticar “Maestro” por tudo, mas, a Maquiagem e Penteado merece todos os prêmios. Apesar do narigão questionável, a equipe do Kazu Hiro consegue fazer um trabalho tão incrível que sentimos o decorrer do tempo pela naturalidade com que o cabelo e o envelhecimento do rosto se transformam. Seria bom ver também o Oscar indo para “A Sociedade da Neve”, enquanto eu trocaria sem dó no coração “Oppenheimer” por “Beau tem Medo”; o setor, aliás, é a única coisa que se salva desta bomba. 

Meu Oscar de Melhor Figurino iria para a Holly Waddington de “Pobres Criaturas”. Somente o guarda-roupa da Bella Bexter já faria por render a estatueta. “Barbie” seria outra escolha que me faria feliz. Dos cinco finalistas da Academia, tiraria sem pestanejar “Napoleão” para colocar “Wonka”. 

Em Direção de Arte, “Napoleão” dançaria também para a entrada de “Asteroid City”. Daria meu voto fácil para “Barbie”, uma produção que soube brincar com o universo da boneca mais amada do planeta e adaptá-lo à perfeição com cores e detalhismos únicos. Mas, admito que se o prêmio ficar nas mãos de “Pobres Criaturas”, misturando fantasia com drama de época, também estaria muito bem. 

Se o Oscar faz suas compensações, eu também farei por aqui: “Oppenheimer” venceria Direção de Fotografia e “Assassinos da Lua das Flores” ficaria com Montagem. Admiro demais a versatilidade do Hoyte Van Hoytema: se precisa de muita luz, ele faz. Sombra? Também. Preto e branco? Por que não? Planos intimistas no IMAX? Ele tira de letra simplesmente impressionante o que ele faz. Na categoria, eu trocaria “O Conde” para colocar “Zona de Interessante”. 

Já em Montagem, a Thelma Schoonmaker esculacha: nunca vi 3h30 passarem de forma tão rápida, dinâmica e compreensível para uma história complexa. Quando acaba, dá vontade de mais. Gostaria também na categoria de ver a vitória de “Anatomia de uma Queda”. Já “Pobres Criaturas” sairia para a entrada de “Zona de Interesse”. 

ROTEIROS E ATUAÇÕES

Na concorrida Roteiro Adaptado, meu Oscar ficaria com Greta Gerwig e Noah Baumbach, de “Barbie”. A coragem de mexer em vespeiros sociais com cutucadas hilárias, uma história inteligente a partir de uma base que te oferece pouca coisa inicialmente e contornar de forma esperta os pedágios que uma produção do tipo precisa pagar fazem dele o meu favorito. “Oppenheimer” também seria um vencedor o qual ficaria feliz. Por fim, trocaria “Ficção Americana” por “Assassinos da Lua das Flores”. 

“Anatomia de uma Queda” seria fácil meu vencedor em Roteiro Original. Também ficaria bem feliz com um reconhecimento à Celine Song em “Vidas Passadas”. Já “Maestro” iria pegar o beco para a entrada de “Asteroid City”, uma escolha, eu sei, que 90% dos que assistem este vídeo não entendem. 

Melhor Atriz Coadjuvante é uma categoria que, sinceramente, nenhuma das candidatas me empolga. Tanto que se a Jodie Foster vencesse, ficaria de boa. Seria um prazer vê-la novamente levantando a estatueta. Porém, minha favorita é mesmo a Da´Vine Joy Randolph: acho um trabalho que come pelas beiradas, mas, bastante assertivo quando ganha holofote. Tem um toque tragicômico devidamente calibrado. A minha troca na categoria seria a America Ferrera pela Rachel McAdams, de “Crescendo Juntas”. Se você ainda não viu ao filme, recomendo; vale muito a pena. 

Já em Ator Coadjuvante, meu Oscar fica com o Ryan Gosling. O Ken é um personagem para lá de caricato e seria uma roubada interpretá-lo. O astro, entretanto, aceitou o desafio e se jogou, cantando, dançando, sem se levar a sério. De uma grandeza absurda. Agora, claro, que a estatueta indo para o Robert Downey Jr no melhor estilo Antonio Salieri não ficaria ruim. Só tiraria o Sterling K. Brown para a entrada do John Magaro, maravilhoso em “Vidas Passadas”. 

O Paul Giamatti é o meu favorito em Melhor Ator: aqui é um combo da ótima e sarcástica atuação em “Os Rejeitados” e também de, talvez, ser a maior possibilidade dele conquistar a categoria, vide somente agora ser a primeira indicação mesmo com tantos grandes trabalhos. Seguindo a mesma linha, o segundo voto que daria é para o Jeffrey Wright, também hilário em “Ficção Americana”. Já o Bradley Cooper ficaria chorando, pois, o lugar dele seria ocupado pelo Leonardo DiCaprio no meu Oscar. 

Se dependesse de mim, a estatueta de Melhor Atriz passaria pela Alfandêga com a Sandra Huller levando por “Anatomia de uma Queda”. Ela carrega toda a pressão de um julgamento muito maior do que a sua personagem. Simbolismo e a grandiosa atuação, sem medo de estar ao lado de duas lendas como DiCaprio e DeNiro, fariam da possível conquista da Lily Gladstone algo que me deixaria feliz. Por fim, Annette Bening ficaria de fora com seu papel mais do mesmo de toda a temporada para dar lugar à Margot Robbie, brilhante em “Barbie”, um trabalho que certamente será lembrado nos próximos anos. 

FILME E DIREÇÃO

Como querer outro resultado diferente de Martin Scorsese em Melhor Direção e “Assassinos da Lua das Flores” em Melhor Filme? Dois trabalhos que certamente estarão na lista de maiores filmes da década 2020. Sem medo de errar. O meu segundo lugar ficaria com Justine Triet e “Anatomia de uma Queda”: o drama francês amplia o drama de tribunal para uma discussão sobre a construção da verdade.  

Em Melhor Direção, eu tiraria o Yorgos Lanthimos pela Greta Gerwig, enquanto em Melhor Filme sairia “Maestro” para a entrada de “Ferrari”: simplesmente inacreditável como o filmaço do Michael Mann não conseguiu uma mísera indicação ao Oscar 2024.

MEUS FAVORITOS

Melhor Filme: Assassinos da Lua das Flores / Quem Poderia Vencer: Anatomia de uma Queda / Quem eu Trocaria: Maestro por Ferrari 

Melhor Direção: Martin Scorsese / Quem Poderia Vencer: Justine Triet / Quem eu Trocaria: Yorgos Lanthimos por Greta Gerwig 

Melhor Ator: Paul Giamatti / Quem Poderia Vencer: Jeffrey Wright / Quem Eu Trocaria: Bradley Cooper por Leonardo DiCaprio 

Melhor Atriz: Sandra Huller / Quem Poderia Vencer: Lily Gladstone / Quem eu Trocaria: Annette Bening por Caille Spaeny 

Melhor Ator Coadjuvante: Ryan Gosling / Quem Poderia Vencer: Robert De Niro / Quem eu Trocaria: Sterling K. Brown por John Magaro 

Melhor Atriz Coadjuvante: Da´Vine Joy Randolph / Quem Poderia Vencer: Jodie Foster / Quem eu Trocaria: America Ferrera por Rachel McAdams 

Melhor Roteiro Original: Anatomia de uma Queda / Quem Poderia Vencer: Vidas Passadas / Quem Eu Trocaria: Maestro por Asteroid City 

Melhor Roteiro Adaptado: Barbie / Quem Poderia Vencer: Oppenheimer / Quem Eu Trocaria: Ficção Americana por Assassinos da Lua das Flores 

Melhor Animação: Aranhaverso / Quem Poderia Vencer: O Menino e a Garça / Quem eu Trocaria: – 

Melhor Montagem: Assassinos da Lua das Flores / Quem Poderia Vencer: Anatomia de uma Queda / Quem eu Trocaria: Pobres Criaturas por Zona de Interesse 

Melhor Direção de Fotografia: Oppenheimer / Quem Poderia Vencer: Assassinos da Lua das Flores / Quem eu Trocaria: O Conde por Zona de Interesse 

Melhor Direção de Arte: Barbie / Quem Poderia Vencer: Pobres Criaturas / Quem eu Trocaria: Napoleão por Asteroid City 

Melhor Figurino: Pobres Criaturas / Quem Poderia Vencer: Barbie / Quem eu Trocaria: Napoleão por Wonka 

Melhor Maquiagem e Penteado: Maestro / Quem Poderia Vencer: A Sociedade da Neve / Quem eu Trocaria: Oppenheimer por Beau tem Medo 

Melhor Som: Zona de Interesse / Quem Poderia Vencer: Oppenheimer / Quem eu Trocaria: Resistência por Ferrari 

Melhor Trilha Sonora: Oppenheimer / Quem Poderia Vencer: Assassinos da Lua das Flores / Quem eu Trocaria: Indiana Jones por Zona de Interesse