Semana passada a Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood nos aprontou essa: Querem, entre outras mudanças, instituir para as próximas edições uma categoria de “Melhor Filme Popular”. Trata-se de uma idiotice sem tamanho, confirmando de uma vez por todas o elitismo cultural daquele bando de velhinhos, aparentemente incapazes de aceitar que filme popular também pode ser bom, muito bom ou mesmo ótimo. Para eles, filme bom mesmo é aquele que pouca gente vê, ou que somente eles veem ou descobrem, e ungem para nós, os incultos. Isso também reforça o quanto eles estão desesperados por audiência e dispostos a prostituir um pouco os seus princípios (discutíveis ou não, eles sempre os tiveram) para não cair na irrelevância – afinal, cada vez menos pessoas assistem à cerimônia do Oscar ou se pautam nela para escolher o que ver.

O nosso editor-chefe também já comentou sobre isso neste vídeo. Então, já que não dá mesmo para levar a Academia a sério, vamos nos divertir aqui neste artigo. Acompanhem-me enquanto eu imagino quais os filmes poderiam ter disputado (e ganhado) essa categoria de Melhor Filme Popular nos últimos 8 anos. Para cada ano vou eleger meus favoritos, apontar alguns campeões de bilheteria (maior critério para popularidade, né?) que poderiam entrar na disputa, e listar casos especiais de filmes mais “artísticos” que poderiam concorrer também. Porque, Academia, nós do povão assistimos sim a alguns dos filmes que vocês mais gostam.

As informações das bilheterias americana e mundial vêm do site Box Office Mojo.


2010

Concorrentes fortes: Toy Story 3, A Origem.

Outras grandes bilheterias do ano: Alice no País das Maravilhas (Urgh!), Homem de Ferro 2, Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1.

Casos especiais: Ei, neste ótimo ano para o cinema de Hollywood vários dos favoritos do Oscar também foram muito bem nas bilheterias, como Cisne Negro, A Rede Social e Bravura Indômita. E aí, Academia? Qual o problema em ser popular?

Quem venceria: A Origem, porque Toy Story 3 já iria ganhar como Melhor Animação. Oscar para o Nolan… Esse prêmio o ajudaria a se tornar o cineasta-deus da internet? Acho que ele conseguiu sem isso…

2011

Concorrente forte: Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2.

Outras grandes bilheterias do ano: Transformers: O Lado Oculto da Lua (Credo!), Se Beber, Não Case: Parte 2, Missão Impossível: Protocolo Fantasma, Velozes e Furiosos 5, A Saga Crepúsculo: Amanhecer Parte 1 (Será que a categoria poderia levar um filme como Crepúsculo ao Oscar?).

Casos especiais: Histórias Cruzadas, a maior bilheteria dentre os indicados ao Oscar daquele ano; e Missão Madrinha de Casamento, indicado ao Oscar de Roteiro.

Quem venceria: Harry Potter, para coroar a saga do bruxo.


2012

Concorrentes fortes: Os Vingadores, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, 007: Operação Skyfall, Jogos Vorazes.

Outras grandes bilheterias do ano: O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, A Saga Crepúsculo: Amanhecer Parte 2; Valente.

Casos especiais: Lincoln e Django Livre, os dois maiores sucessos de público dentre os indicados a Melhor Filme daquele ano.

Quem venceria: Na disputa entre Vingadores (um marco), Batman e 007 (duas franquias consagradas), seria um páreo meio duro. Mas eu apostaria na Marvel: Os Vingadores levaria o troféu pipoca.

2013

Concorrentes fortes: Frozen, Gravidade.

Outras grandes bilheterias do ano: Jogos Vorazes: Em Chamas, Homem de Ferro 3, Meu Malvado Favorito 2, Malévola, Invocação do Mal.

Caso especial: Depois de Gravidade, a maior bilheteria dos indicados a Melhor Filme daquele ano foi Trapaça. Poderia disputar a categoria também.

Quem venceria: Frozen. Precisa perguntar por quê? Let it go…

2014

Concorrentes fortes: Guardiões da Galáxia e Sniper Americano

Outras grandes bilheterias do ano: Jogos Vorazes: A Esperança Parte 1, Capitão América: O Soldado Invernal, Uma Aventura Lego, O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, Interestelar e Planeta dos Macacos: O Confronto.

Caso especial: Nenhum. Afinal, fora Sniper Americano, nenhum outro indicado a Melhor Filme naquele ano foi um campeão de bilheteria expressivo.

Quem venceria: Sniper Americano. Os fãs da Marvel iriam chiar por um tempo, mas o patriotismo serviria de consolo.

2015

Concorrentes fortes: Star Wars: O Despertar da Força, Divertida Mente, Perdido em Marte.

Outras grandes bilheterias do ano: Jurassic World, Vingadores: Era de Ultron, Minions, Velozes e Furiosos 7, Cinderela, Missão Impossível: Nação Secreta, 007 Contra Spectre.

Casos especiais: O Regresso e Mad Max: Estrada da Fúria, dois indicados que foram bem de público. E Creed agradou muito, tanto ao público quanto à crítica.

Quem venceria: Bem… A disputa seria entre Star Wars: O Despertar da Força e Perdido em Marte. Eu apostaria em Star Wars, porque… 2 bilhões de arrecadação mundial, né? Não dá para ser mais popular que isso!

2016

Concorrentes fortes: O seu querido La La Land, Academia, não foi um filme bastante popular? Além dele, Estrelas Além do Tempo também seria muito forte.

Outras grandes bilheterias do ano: Capitão América: Guerra Civil, Rogue One: Uma História Star Wars, Procurando Dory, Zootopia, Mogli: O Menino Lobo, Deadpool, Animais Fantásticos e Onde Habitam, A Vida Secreta dos Pets, Batman vs. Superman (POR QUE VOCÊ DISSE ESSE NOME?!).

Caso especial: A Chegada, pertencente a um gênero popular e que foi bem nas bilheterias e aclamado pela crítica, também poderia disputar.

Quem venceria: Bem, considerando-se que La La Land quase levou como Melhor Filme (hehe), acho que esse seria o seu maior prêmio da noite. Já imaginaram La La Land e Moonlight saindo ambos premiados? Não teria havido a gafe maior do Oscar! Todo mundo feliz!

2017

Concorrentes fortes: Os indicados ao Oscar de Melhor Filme Dunkirk e Corra!, e o musical O Rei do Show.

Outras grandes bilheterias do ano: Star Wars: Os Últimos Jedi, A Bela e a Fera, Velozes e Furiosos 8, Meu Malvado Favorito 3, Jumanji, Homem Aranha: De Volta para Casa, Guardiões da Galáxia Vol. 2, Mulher Maravilha, Thor: Ragnarok,  It: A Coisa.

Caso especial: Aqui, um Logan poderia ter chance de entrar? Possivelmente…

Quem venceria: Acho que Corra! teria feito história, o primeiro filme de terror a levar um importante Oscar… de consolação.

E 2018, até o momento?

Concorrentes fortes: Pantera Negra, Vingadores: Guerra Infinita, Os Incríveis 2.

Outras grandes bilheterias do ano: Jurassic World: Reino Ameaçado, Um Lugar Silencioso, Missão Impossível: Efeito Fallout, Deadpool 2.

Quem venceria: Esse Oscar, pelo menos até o momento, seria da Marvel com Pantera Negra, não é? Ou pelo menos com Vingadores. Bem, de qualquer jeito ela não perderia. Mas aí fica a pergunta pra vocês, Academia: O mundo iria acabar, por acaso, se Pantera Negra recebesse ao menos uma indicação como Melhor Filme, normal, como qualquer outra obra?

Esse exercício serviu para imaginar como, na verdade, essa categoria seria irrelevante: Alguém iria mesmo gostar mais ainda de O Despertar da Força por saber que ele teria um Oscar? A solução para o problema de audiência da Academia não passa por uma segregação entre filmes, uma divisão inconsequente entre o gosto popular e o “acadêmico”. De certa forma, eles estão colhendo o que plantaram: se ao longo das décadas tivessem reconhecido outras propostas e visões com mais frequência, além das tradicionais cinebiografias e histórias edificantes de quase sempre, talvez não estivessem nessa situação, prestes a cometer um desserviço à arte do cinema.