Sabe aquelas grandes produções que poderiam ter ido mais longe do Oscar? Conseguido uma indicação a Melhor Filme, por exemplo?

Neste vídeo, Caio Pimenta fala sobre as 10 maiores entre 2016 e 2021 levando em consideração obras que foram indicadas ao prêmio.

10 . DIVERTIDA MENTE 

Divertida Mente

Para começar a lista, um clássico recente da Pixar. 

Em 2016, “Divertida Mente” levou Melhor Animação e conseguiu ser indicado a Melhor Roteiro Original. O longa do Pete Docter e da Ronnie Del Carmen, entretanto, seria muito bem-vindo em Melhor Filme e, por que não, Melhor Design de Produção e Efeitos Visuais. 

Vale lembrar que “Toy Story 3” foi a última animação da Pixar nomeada a Melhor Filme. 

9. ENTRE FACAS E SEGREDOS 

A Academia desperdiçou a oportunidade de reconhecer um dos suspenses mais divertidos dos últimos anos. 

“Entre Facas e Segredos” poderia ter sido nomeado tranquilamente a Melhor Filme, Ator Coadjuvante com o Christopher Plummer, Figurino, Montagem e Direção de Arte. Infelizmente, ficou apenas com a indicação em Roteiro Original. 

O Oscar poderá rever isso nas continuações produzidas pela Netflix. O segundo filme está com gravações em andamento na Grécia. 

8. DRUK 

O oitavo lugar da lista fica com um esnobado da edição 2021. 

O dinamarquês “Druk” surpreendeu ao ter o Thomas Vinterberg indicado a Melhor Direção e foi o favorito absoluto entre os longas internacionais. Entretanto, poderia ter chegado também a Melhor Filme, Ator com Mads Mikkelsen e Roteiro Original. 

Seria uma forma de manter as produções de língua não-inglesa na categoria máxima do Oscar após as inclusões de “Roma”, em 2019, e “Parasita”, em 2020. 

7. UMA NOITE EM MIAMI 

Uma Noite em Miami” também foi outra produção que deveria ter ido muito mais longe neste ano. 

Afinal, a produção tinha tudo para emplacar nomeações em Melhor Filme, Direção com a Regina King, Kingsley Ben-Adir, intérprete de Malcolm X, em Melhor Ator. No fim das contas, conseguiu apenas Ator Coadjuvante com o Leslie Odom Jr, Canção Original e Roteiro Adaptado. 

Pouco demais para um filme tão bom. 

6. LOGAN 

Para começar a vez dos filmes baseados em histórias em quadrinhos, vamos para 2018. 

Mais corajoso dos blockbusters do gênero em anos, “Logan” conseguiu apenas indicação em Roteiro Adaptado, um feito e tanto. Porém, dava para ser mais com nomeações em Melhor Filme, Ator com o Hugh Jackman, Ator Coadjuvante com Patrick Stewart, Direção de Fotografia e Montagem. 

Vale lembrar que, na mesma edição, “The Post” e “O Destino de uma Nação” foram indicados ao Oscar. 

5. HOMEM-ARANHA NO ARANHAVERSO 

Já falei aqui o quanto o Oscar 2019 foi ruim. Melhorá-lo nem era tão difícil e estava bem ali em Melhor Animação. 

Poucos filmes conseguiram adaptar tão bem a essência de seu material original como “Homem-Aranha no Aranhaverso”. A Academia até se saiu bem em Animação ao privilegiá-lo em vez do óbvio “Os Incríveis 2”, entretanto, o filme poderia ter sido indicado também facilmente em Melhor Filme, Roteiro Adaptado e Montagem. 

Para quem está torcendo o nariz, acha que “Aranhaverso” não é para Oscar de Melhor Filme, vale lembrar que “Bohemian Rhapsody”, “Green Book” e “Vice” estavam entre os nomeados. Não tem desculpa, Academia. 

4. DOR E GLÓRIA 

O Pedro Almodóvar é um gênio, mas, nunca teve uma produção indicada em Melhor Filme. Isso poderia ter acontecido em 2020. 

Melhor longa da carreira do espanhol desde “Fale com Ela”, “Dor e Glória” foi nomeado em Filme Internacional e Ator com o Antonio Banderas. Poderia ter se juntado a “Parasita” entre os longas não americanos em Melhor Filme, Direção e Roteiro Original. 

Não à toa o Almodóvar está sendo bastante cotado por “Madres Paralellas” para o Oscar 2022 nestas categorias. 

3. ELLE 

'Elle': o feminismo de Paul Verhoeven

Certos filmes são esnobados com prazer pela Academia. E, em 2017, eles capricharam. 

Elogiado no Festival de Cannes, “Elle” chegou forte para a temporada de premiações, entretanto, conseguiu apenas nomeação em Atriz com a Isabelle Huppert. 

O longa francês merecia nomeações em Filme, Direção e Roteiro, porém, ter ficado de fora de Filme Internacional é inaceitável. 

2. BLADE RUNNER 2049 

Não é todo dia uma continuação superar o original. Fazer isso quando o original é um clássico mostrasse um feito ainda maior. A Academia nem foi de todo mal com “Blade Runner 2049”, porém, dava para ir um pouco mais além. 

A ficção científica disputou cinco categorias em 2018 – Design de Produção, Edição e Mixagem de Som e venceu Fotografia e Efeitos Visuais.

Porém, teria sido incrível se tivesse se juntado ao terror “Corra” e a fantasia “A Forma da Água” para uma lista bem eclética de Melhor Filme. 

1. CAROL 

Carol, com Cate Blanchett

Carol” foi um dos casos mais estranhos do Oscar nos últimos anos. Não dá para dizer que ele foi totalmente ignorado – teve seis indicações. Porém, duas esnobadas foram inaceitáveis. 

O longa teve as esperadas nomeações em Atriz com Cate Blanchett, Atriz Coadjuvante com a Rooney Mara, Roteiro Adaptado, Fotografia, Figurino e Trilha Sonora. Porém, nada justifica as ausências em Melhor Filme e Direção para o Todd Haynes. 

Isso fica ainda mais evidente quando a gente vê o simpático “Brooklyn” e os competentes “Perdido em Marte” e “Ponte dos Espiões” indicados a Melhor Filme, e o Lenny Abrahamson, de “O Quarto de Jack”, em Direção. “Carol” merecia muito mais. 

Oscar Anos 2020: TOP 10 Maiores Esnobadas

De "Assassinos da Lua das Flores" em Roteiro Adaptado a Lupita Nyong´o em Melhor Atriz, Caio Pimenta traz um ranking das maiores esnobadas do Oscar nos anos 2020. https://youtu.be/HCzSG_kEFl4 10. DELROY LINDO A pauta da diversidade pode até ter ganhado força na...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 4

De Clint Eastwood a Yorgos Lanthimos, Caio Pimenta traz a quarta parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://www.youtube.com/watch?v=JbVS4YjfKwM Se Oscar 2023 teve Steven Spielberg e a edição deste ano contou com Martin Scorsese, a próxima temporada de...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Animação e Filme Internacional

De "Toy Story 4" e "Parasita" a "Zona de Interesse" e "O Menino e a Garça", Caio Pimenta traz um ranking dos ganhadores do Oscar de Melhor Animação e Filme Internacional dos anos 2020. https://youtu.be/FzT686ie_4k 5. 'TOY STORY 4' e 'NADA DE NOVO NO FRONT' Inicio a...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 3

De "Coringa: Delírio a Dois" a "Deadpool & Wolverine", Caio Pimenta traz a terceira parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/n-5WHISgSCg MELHOR ANIMAÇÃO Mais de duas décadas depois da consagração da trilogia do Peter Jackson, “O Senhor dos...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...