Caio Pimenta apresenta a lista das surpresas e esnobados das indicações do Globo de Ouro 2021, previsto para o dia 28 de fevereiro. 

AS SURPRESAS 

Vamos começar com a turma que mandou bem e surpreendeu. Entre os coadjuvantes, o Globo de Ouro reservou duas novidades. 

Primeiro, o Jared Leto nomeado por “Os Pequenos Vestígios” e a segunda foi a Glenn Close, de “Era uma vez um Sonho”. 

De todas as surpresas, o Jared Leto é a mais inesperada. Afinal, ele nem cogitado era pela imprensa mundial. Aqui, pesou para a indicação bastante mais uma transformação física dele. Quanto a Glenn Close, a Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood foi de uma generosidade absurda ao salvá-la do desastre que foi “Era uma vez um Sonho”. Vai mais pelo nome do que pela atuação. 

Nas atuações principais, surpreenderam as nomeações da Kate Hudson, de “Music”, e Rosamund Pike, de “I Care a Lot” em Atriz de Comédia/Musical, o James Corden, por “A Festa de Formatura”, em Ator Comédia/Musical, o Tahar Rahim, de “The Mauritanian”, em Ator de Drama, e, por fim, a Andra Day, de “The United States Vs Billie Holliday”, em Atriz de Drama. 

Andra Day não chega ser uma grande surpresa; ela era cotada para indicação. A questão, aqui, é que ela superou rivais de peso na briga pela última vaga, ganhando força rumo ao Oscar. O Tahar Rahim mostra que os votantes do Globo de Ouro gostaram de “The Mauritanian”; esperava-se apenas a indicação da Jodie Foster e nada mais.  

Quanto ao James Corden, só falta de opções e ele ser um cara bem legal justifica essa nomeação. Se a Rosamund Pike cresceu nas últimas semanas com um desempenho elogiado em “I Care a Lot”, a Kate Hudson se beneficiou de “Music” ter sido bem recebido pelos votantes, afinal, a produção ainda pegou uma vaga surpreendente em Melhor Filme Comédia/Musical. 

A indicação da Emmerald Fennell, de “Bela Vingança”, em Melhor Direção também entra na cota de surpresas. Apesar de cotada, ela tinha adversários de peso na briga pela última vaga da categoria. O bom é que, pela primeira vez, teremos mais mulheres do que homens em Direção. 

Por fim, também vale citar “Mank”. Apesar de ter perdido a dianteira na corrida rumo ao Oscar para “Nomadland”, o filme do David Fincher mostrou forças para liderar as nomeações, ao todo, foram seis. Nas próximas semanas, vamos saber se ganhou novo fôlego ou foi apenas o último suspiro. 

OS ESNOBADOS

Não dá para falar de esnobados no Globo de Ouro 2021 sem citar “Destacamento Blood”. O filme do Spike Lee ficou zero indicações. Isso mesmo: ZERO! Nem mesmo o Delroy Lindo, extremamente elogiado, conseguiu ser nomeado em Melhor Ator.  

Duas curiosidades estranhas: primeiro que os filhos do Spike Lee serão os embaixadores da festa neste ano; e segundo que a Netflix dominou as indicações tanto no cinema quanto na TV, mas, um dos seus principais candidatos na temporada de premiações acabou totalmente esquecido. 

Entre os coadjuvantes, as ausências da Ellen Burstyn, por “Pieces of a Woman”, e Saoirse Ronan, de “Ammonite”, foram as mais sentidas. Já entre os homens, o Paul Raci, de “O Som do Silêncio”, e o Kingsley Ben-Adir, por “Uma Noite em Miami”, farão falta no Globo de Ouro. 

Saoirse Ronan de fora somente mostra o quanto “Ammonite” já era na temporada de premiações, enquanto a Ellen Burstyn, apesar de esnobada aqui, deve ser indicada para o Oscar. Não vejo a Academia sendo tão generosa com a Gleen Close como o Globo de Ouro foi. Faltou nome para o Paul Raci; se fosse um ator mais conhecido, certamente, teria sido indicado. Quanto ao Kingsley Ben-Adir, só comprovou como errada a decisão da Associação de Imprensa Estrangeira em colocar todo mundo de “Uma Noite em Miami” em coadjuvante. Fez com que ele perdesse um espaço que poderia ter sido conquistado em Ator Principal. 

Em Melhor Atriz de Comédia, a Meryl Streep, por “A Festa de Formatura”, e a Rashida Jones, de “On the Rocks”, ficaram de fora, enquanto Mads Mikkelsen, por “Another Round” foi esnobado entre os homens. Em Melhor Ator de Drama, além do Delroy Lindo, o Steven Yeun, por “Minari”, ficou a ver navios. Sophia Loren, por “Rosa e Momo”, e a Zendaya, por “Malcolm & Marie” foram esnobadas em Melhor Atriz de Drama. 

Apesar de surpreendente, não acho absurdo a Meryl Streep ficar de fora. Bom ver outros nomes serem indicados de vez em quando. Mais do que as ausências da Sophia Loren e Zendaya, chama a atenção que o Globo de Ouro buscou evitar um domínio absoluto nesta e em outras categorias de cinema com três mais ou mais nomeados dos filmes do streaming. Isso pode explicar a preferência da Andra Day em relação às duas atrizes. Aliás, “Malcolm & Marie” foi deixado totalmente de lado. 

Em Direção, o Florian Zeller, de “Meu Pai” e o Lee Isaac Chung, por “Minari”, não foram indicados assim como “On the Rocks” em Melhor Comédia/Musical. Por fim, “A Voz Suprema do Blues”, “Uma Noite em Miami”, “Judas e o Messias Negro” e “Relatos do Mundo” ficaram de fora em Drama. 

“Relatos do Mundo”, “On the Rocks” e “Judas” eram filmes que tinham potencial para ir além, mas, o trio só conseguiu uma indicação para cada. De todos eles, a pior situação foi da comédia da Sofia Coppola que aparece, todo dia, mais enfraquecida na temporada de premiações.  

“A Voz Suprema do Blues” mostra, definitivamente, que a força dele está nas atuações e não no filme como um todo. E a esnobada de “Uma Noite em Miami”: consegue emplacar a Regina King em Direção, mas, cai fora de Filme e Roteiro? Incoerências do Globo de Ouro.  

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Animação e Filme Internacional

De "Toy Story 4" e "Parasita" a "Zona de Interesse" e "O Menino e a Garça", Caio Pimenta traz um ranking dos ganhadores do Oscar de Melhor Animação e Filme Internacional dos anos 2020. https://youtu.be/FzT686ie_4k 5. 'TOY STORY 4' e 'NADA DE NOVO NO FRONT' Inicio a...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 3

De "Coringa: Delírio a Dois" a "Deadpool & Wolverine", Caio Pimenta traz a terceira parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/n-5WHISgSCg MELHOR ANIMAÇÃO Mais de duas décadas depois da consagração da trilogia do Peter Jackson, “O Senhor dos...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...

Oscar 2024: Por que ‘Oppenheimer’ venceu Melhor Filme?

Caio Pimenta analisa os motivos que levaram "Oppenheimer" a vencer o Oscar 2024 de Melhor Filme. https://www.youtube.com/watch?v=DsCtLukSRtc 1. A QUALIDADE DO FILME - 50% O primeiro e principal fator, claro, reside nas próprias qualidades de “Oppenheimer” .  O drama...